A rede sociotécnica de um laboratório de química do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11371 |
Resumo: | Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo principal descrever a rede sociotécnica de um laboratório de Química do Ensino Médio a partir dos processos de tradução/translação Possui como campo de estudo os laboratórios de Química do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi, no município de Londrina-PR, onde a pesquisa foi realizada no período de setembro a dezembro de 28 e de fevereiro a abril de 29 A opção teórico-metodológica esteve vinculada à experiência etnográfica, na qual a pesquisadora acompanhou alguns momentos em que um embrião de laboratório de Química lutava para tornar-se um acontecimento com o intuito de tomar notas, analisar, escrever, revisar, para posteriormente, descrever aquilo que foi vivido e sentido naqueles espaços Os dados de observação foram registrados através de gravação em áudio e anotações em diário de campo, seguindo os procedimentos de coleta e análise e adotando como marca e recorte as perspectivas dos Estudos de Laboratório e, em especial, da Teoria Ator-Rede ou Rede sociotécnica, defendidos por Bruno Latour De acordo com esta perspectiva, o laboratório é entendido como uma imbricada rede composta por diversos elementos, instâncias, interesses, parcerias, procedimentos e saberes, produzidos por entidades humanas e não-humanas que constituem os objetos e os significados que conhecemos como ciências ou práticas científicas Além disso, o conceito de tradução/translação, conceito chave deste corpo teórico, auxiliou na compreensão do conjunto heterogêneo de elementos que foram mobilizados pelos seus atores com o objetivo de tornar o laboratório uma organização reconhecida e consolidada A observação e a descrição do material apontam para como a rede faz do laboratório estudado algo completamente “dependente” e producente da rede que atua, ou seja, como o processo de materialização do laboratório é dependente de uma série de associações, negociações, alinhamentos e estratégias realizadas pelos atuantes, que interligam o maior número de elementos a fim de dar viabilidade à construção deste espaço No entanto, pelo que pôde ser observado, sua permanência e, conseqüentemente, seu sucesso não são garantidos haja vista que todos este processo de mobilização coletiva está sempre prestes a romper ou a se desfazer em algum ponto |
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A rede sociotécnica de um laboratório de química do ensino médioQuímica (Ensino médio)Aprendizagem experimentalLaboratórios químicosQuímicaEstudo e ensinoChemistry (Secondary)Chemical laboratoriesChemistry - Study and teachingStudy and teachingExperiential learningResumo: A presente Dissertação tem como objetivo principal descrever a rede sociotécnica de um laboratório de Química do Ensino Médio a partir dos processos de tradução/translação Possui como campo de estudo os laboratórios de Química do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi, no município de Londrina-PR, onde a pesquisa foi realizada no período de setembro a dezembro de 28 e de fevereiro a abril de 29 A opção teórico-metodológica esteve vinculada à experiência etnográfica, na qual a pesquisadora acompanhou alguns momentos em que um embrião de laboratório de Química lutava para tornar-se um acontecimento com o intuito de tomar notas, analisar, escrever, revisar, para posteriormente, descrever aquilo que foi vivido e sentido naqueles espaços Os dados de observação foram registrados através de gravação em áudio e anotações em diário de campo, seguindo os procedimentos de coleta e análise e adotando como marca e recorte as perspectivas dos Estudos de Laboratório e, em especial, da Teoria Ator-Rede ou Rede sociotécnica, defendidos por Bruno Latour De acordo com esta perspectiva, o laboratório é entendido como uma imbricada rede composta por diversos elementos, instâncias, interesses, parcerias, procedimentos e saberes, produzidos por entidades humanas e não-humanas que constituem os objetos e os significados que conhecemos como ciências ou práticas científicas Além disso, o conceito de tradução/translação, conceito chave deste corpo teórico, auxiliou na compreensão do conjunto heterogêneo de elementos que foram mobilizados pelos seus atores com o objetivo de tornar o laboratório uma organização reconhecida e consolidada A observação e a descrição do material apontam para como a rede faz do laboratório estudado algo completamente “dependente” e producente da rede que atua, ou seja, como o processo de materialização do laboratório é dependente de uma série de associações, negociações, alinhamentos e estratégias realizadas pelos atuantes, que interligam o maior número de elementos a fim de dar viabilidade à construção deste espaço No entanto, pelo que pôde ser observado, sua permanência e, conseqüentemente, seu sucesso não são garantidos haja vista que todos este processo de mobilização coletiva está sempre prestes a romper ou a se desfazer em algum pontoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: The main purpose of this dissertation is the description of the socio-technical network of a Secondary level Chemistry laboratory, considering the translation processes The field of study consisted of the Chemistry laboratories at “Professora Maria do Rosário Castaldi” State Professional Educational Institution, located in Londrina, State of Paraná, where the research was conducted from September to December 28 and from February to April 29 The theory and methodology employed in the research were related to the ethnographical experience of the researcher taken place during her involvement in the challenges resulting from the attempts to establish a Chemistry laboratory; during that time the researcher took notes, carried out analyses, wrote, revised and eventually described what was experienced and felt in such laboratories The observation data was collected by audio recording and note taking in a field diary, according to data collection and analysis procedures and the perspectives in Laboratory Studies, and especially Bruno Latour’s socio-technical networks or Actor-Network theories According to such theories, the laboratory is understood as a complex network consisting of several elements, instances, interests, partnerships, procedures and knowledge, produced by human and non human entities which are the objects and the meanings that we know as science or scientific practices In addition, the key concept of translation in this theory assisted in the understanding of the heterogeneous set of elements which were mobilized by its actors with the purpose of making the laboratory into a recognized and consolidated organization The observation and the description of the material revealed how the network turns the studied laboratory into something that is completely “dependent” and producent within the network in which it actuates, that is, how the process of materialization of the laboratory depends on a series of associations, negotiations, alignments and strategies carried out by the actors who interconnect the greatest number of elements in order to enable the construction of such space However, the observations revealed that its permanence and consequently its success are not guaranteed since this process of collective mobilization is always about to rupture or to be undone in any of its aspectsOliveira, Moisés Alves de [Orientador]Pinheiro, Paulo CésarSalvi, Rosana FigueiredoRezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco2024-05-01T13:13:22Z2024-05-01T13:13:22Z2010.0029.03.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11371porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:09Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11371Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:09Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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