TV digital : o aparelho e a reprentação do real na edição de imagens no telejornalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boni, Fernanda Aiex
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12337
Resumo: Resumo: Este trabalho investiga algumas mudanças na edição de imagens com a passagem da TV Analógica para a Digital no Brasil A partir da teoria da mídia de Vilém Flusser e seu conceito de "aparelho" desenvolve-se uma análise teórica da nova relação entre os jornalistas e os equipamentos digitais de edição, levando-se em conta o conceito de hiper-realidade, proposto por Jean Baudrillard Retomando o percurso filosófico do real ao longo da história e ainda os conceitos positivistas, que embasam a atividade jornalística, discute-se de que maneira a manipulação das imagens digitais e a construção de universos gráficos interferem na nova representação do real apresentada pelo telejornalismo Com base em entrevistas com editores da Rede Globo em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba (cidades onde a TV Digital já foi implantada), analisa-se a maneira como a nova tecnologia pode interferir no compromisso primeiro do jornalismo, que é o de relatar os fatos da maneira mais fiel possível A discussão propõe um engajamento dos profissionais e da sociedade em busca de uma maior consciência crítica em relação às imagens digitais no jornalismo, com uma visão ética do uso dos recursos de manipulação e construção de cenas na edição das notícias
id UEL_b6e93b2908c86761763b3db56044b746
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12337
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling TV digital : o aparelho e a reprentação do real na edição de imagens no telejornalismoTelejornalismoTelevisão digitalJornalistasIntrumentos digitaisComunicações digitaisTelevision journalismDigital TVResumo: Este trabalho investiga algumas mudanças na edição de imagens com a passagem da TV Analógica para a Digital no Brasil A partir da teoria da mídia de Vilém Flusser e seu conceito de "aparelho" desenvolve-se uma análise teórica da nova relação entre os jornalistas e os equipamentos digitais de edição, levando-se em conta o conceito de hiper-realidade, proposto por Jean Baudrillard Retomando o percurso filosófico do real ao longo da história e ainda os conceitos positivistas, que embasam a atividade jornalística, discute-se de que maneira a manipulação das imagens digitais e a construção de universos gráficos interferem na nova representação do real apresentada pelo telejornalismo Com base em entrevistas com editores da Rede Globo em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba (cidades onde a TV Digital já foi implantada), analisa-se a maneira como a nova tecnologia pode interferir no compromisso primeiro do jornalismo, que é o de relatar os fatos da maneira mais fiel possível A discussão propõe um engajamento dos profissionais e da sociedade em busca de uma maior consciência crítica em relação às imagens digitais no jornalismo, com uma visão ética do uso dos recursos de manipulação e construção de cenas na edição das notíciasDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This study investigates some changes on image edition due to the transfer of Analogic to Digital Television in Brazil Beginning with Vilém Flusser’s Media Theory and its concept of “apparatus”, it develops a theoretical analysis of the new relationship between journalists and digital editing instruments, taking into account the concept of hyperreality proposed by Jean Baudrillard Retrieving the philosophical discourse of “real” throughout History and also the positivist concepts, base of the journalistic activity, it discusses how digital image manipulation and the construction of graphic universes meddle with the new representation of real presented by television news casting From interviews with Rede Globo editors in São Paulo, Rio de Janeiro and Curitiba (cities where digital television has already been implemented), it analyses how this new technology can hinder the main commitment of journalism, which is reporting facts as faithfully as possible The discussion proposes an engagement of professionals and society regarding digital images in the search of greater critical conscience towards digital images in news casting, with an ethic view of the use of manipulation resources and scene construction on news editingKlein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]Souza, Florentina das NevesMédola, Ana Sílvia Lopes DaviBoni, Fernanda Aiex2024-05-01T13:52:21Z2024-05-01T13:52:21Z2010.0012.03.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12337porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12337Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv TV digital : o aparelho e a reprentação do real na edição de imagens no telejornalismo
title TV digital : o aparelho e a reprentação do real na edição de imagens no telejornalismo
spellingShingle TV digital : o aparelho e a reprentação do real na edição de imagens no telejornalismo
Boni, Fernanda Aiex
Telejornalismo
Televisão digital
Jornalistas
Intrumentos digitais
Comunicações digitais
Television journalism
Digital TV
title_short TV digital : o aparelho e a reprentação do real na edição de imagens no telejornalismo
title_full TV digital : o aparelho e a reprentação do real na edição de imagens no telejornalismo
title_fullStr TV digital : o aparelho e a reprentação do real na edição de imagens no telejornalismo
title_full_unstemmed TV digital : o aparelho e a reprentação do real na edição de imagens no telejornalismo
title_sort TV digital : o aparelho e a reprentação do real na edição de imagens no telejornalismo
author Boni, Fernanda Aiex
author_facet Boni, Fernanda Aiex
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]
Souza, Florentina das Neves
Médola, Ana Sílvia Lopes Davi
dc.contributor.author.fl_str_mv Boni, Fernanda Aiex
dc.subject.por.fl_str_mv Telejornalismo
Televisão digital
Jornalistas
Intrumentos digitais
Comunicações digitais
Television journalism
Digital TV
topic Telejornalismo
Televisão digital
Jornalistas
Intrumentos digitais
Comunicações digitais
Television journalism
Digital TV
description Resumo: Este trabalho investiga algumas mudanças na edição de imagens com a passagem da TV Analógica para a Digital no Brasil A partir da teoria da mídia de Vilém Flusser e seu conceito de "aparelho" desenvolve-se uma análise teórica da nova relação entre os jornalistas e os equipamentos digitais de edição, levando-se em conta o conceito de hiper-realidade, proposto por Jean Baudrillard Retomando o percurso filosófico do real ao longo da história e ainda os conceitos positivistas, que embasam a atividade jornalística, discute-se de que maneira a manipulação das imagens digitais e a construção de universos gráficos interferem na nova representação do real apresentada pelo telejornalismo Com base em entrevistas com editores da Rede Globo em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba (cidades onde a TV Digital já foi implantada), analisa-se a maneira como a nova tecnologia pode interferir no compromisso primeiro do jornalismo, que é o de relatar os fatos da maneira mais fiel possível A discussão propõe um engajamento dos profissionais e da sociedade em busca de uma maior consciência crítica em relação às imagens digitais no jornalismo, com uma visão ética do uso dos recursos de manipulação e construção de cenas na edição das notícias
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 12.03.2010
2010.00
2024-05-01T13:52:21Z
2024-05-01T13:52:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12337
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Comunicação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823302982565888