Clarice Lispector : uma proposta de leitura para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Edna Anita Lopes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9002
Resumo: Resumo: Quando se pensa em leituras realizadas por alunos que cursam o ensino médio espera-se encontrar leitores que efetuem leituras com propriedade Contudo, a prática revela uma outra realidade Os educandos desse nível de ensino não sabem ler, não aprenderam a ler, apesar de estarem há pelo menos oito anos na escola A grande maioria dos alunos não tem a sua interpretação considerada por professores que reconhecem como verdadeiras somente as sugeridas pelos livros didáticos A partir dessa realidade, este estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de leitura para textos literários que valorize a recepção do aluno leitor, ao mesmo tempo em que o instrumentalize para que tenha condições de explorar e entender as várias possibilidades de sentidos que um texto literário oferece Para isso, esta pesquisa buscou, em Clarice Lispector, o apoio literário por se tratar de uma autora que escreve de modo "simples", uma vez que se utiliza de vocabulário e enredos fáceis, porém traz nas entrelinhas uma mensagem carregada de significados para serem "decifrados" Como suporte teórico esta pesquisa fundamentou-se em teorias aparentemente avessas, mas que, na verdade, podem ser vistas como auxiliares e complementares: as teorias da Estética da Recepção e do Efeito, de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, respectivamente, as quais valorizam o leitor e a teoria Semiótica, de Algirdas Julien Greimas, que procura descrever e explicar as estruturas internas do texto Além dessas teorias, contou-se, ainda, com a leitura do Método Recepcional, elaborado por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, os Níveis de Recepção Literária, de Hans Kügler, e a técnica de Montagem dos Campos Lexicais, de Georges Maurand Espera-se que o aluno torne-se, com a efetiva aplicação desta metodologia de leitura, um sujeito leitor capaz de preencher os "vazios" do texto de modo consciente e crítico, e com isso reconheça na leitura de textos literários uma das fontes para que ele tenha seus horizontes de expectativas constantemente ampliados
id UEL_b74c01258cc1981e384be0d88b395159
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9002
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Clarice Lispector : uma proposta de leitura para o ensino médioLispector, Clarice1920-1977Crítica e interpretaçãoLiteratura brasileiraHistória e críticaBrazilian literatureHistory and criticismResumo: Quando se pensa em leituras realizadas por alunos que cursam o ensino médio espera-se encontrar leitores que efetuem leituras com propriedade Contudo, a prática revela uma outra realidade Os educandos desse nível de ensino não sabem ler, não aprenderam a ler, apesar de estarem há pelo menos oito anos na escola A grande maioria dos alunos não tem a sua interpretação considerada por professores que reconhecem como verdadeiras somente as sugeridas pelos livros didáticos A partir dessa realidade, este estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de leitura para textos literários que valorize a recepção do aluno leitor, ao mesmo tempo em que o instrumentalize para que tenha condições de explorar e entender as várias possibilidades de sentidos que um texto literário oferece Para isso, esta pesquisa buscou, em Clarice Lispector, o apoio literário por se tratar de uma autora que escreve de modo "simples", uma vez que se utiliza de vocabulário e enredos fáceis, porém traz nas entrelinhas uma mensagem carregada de significados para serem "decifrados" Como suporte teórico esta pesquisa fundamentou-se em teorias aparentemente avessas, mas que, na verdade, podem ser vistas como auxiliares e complementares: as teorias da Estética da Recepção e do Efeito, de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, respectivamente, as quais valorizam o leitor e a teoria Semiótica, de Algirdas Julien Greimas, que procura descrever e explicar as estruturas internas do texto Além dessas teorias, contou-se, ainda, com a leitura do Método Recepcional, elaborado por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, os Níveis de Recepção Literária, de Hans Kügler, e a técnica de Montagem dos Campos Lexicais, de Georges Maurand Espera-se que o aluno torne-se, com a efetiva aplicação desta metodologia de leitura, um sujeito leitor capaz de preencher os "vazios" do texto de modo consciente e crítico, e com isso reconheça na leitura de textos literários uma das fontes para que ele tenha seus horizontes de expectativas constantemente ampliadosDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina Departamento de Letras Vernáculas e ClássicasAbstract: When literature done by high school students is discussed, successful literature readers are expected However, the practice reveals another reality These students don't know how to read, they didn't learn to read although they have been at school for about eight years Most students' interpretation is not considered by teachers who admit as true only the interpretations suggested by didactic books Based on this reality, this study's aim is to elaborate a reading proposal that valorizes the students' reception and gives them enough instruments to help to explore and understand the several possible senses in a literary text On this purpose, this research reached in Clarice Lispector the literary support because her writing is simple since her vocabulary and plots are easy, yet there is a message full of signs to be maken out between the lines of her literary texts As a theoretical support this research was based on seemingly adverse theories but, in fact, they can be seen as auxiliary and complementary: the theories of Aesthetics of Reception and of Effect, by Hans Robert Jauss and Wolfgang Iser, in this respective order, which valorize both the reader and the Semiotic theory, by Algirdas Julien Greimas, who tried to describe and explain the text inward structures Besides these theories, there was also the Receptional Method reading, by Maria da Glória Bordini and Vera Teixeira de Aguiar, Literary Reception Levels, by Hans Kügler, and the Lexical Field Building technique by Georges Maurand With the effective application of this reading methodology it's expected that students become readers able to supply the text "holes" in a wise and critical way and, as a consequence, recognize one of the sources to have their expectations constantly amplified with literature texts readingCarvalho, Neuza Ceciliato de [Orientador]Soares, Edna Anita Lopes2024-05-01T11:46:12Z2024-05-01T11:46:12Z2004.0026.02.2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9002porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Clarice Lispector : uma proposta de leitura para o ensino médio
title Clarice Lispector : uma proposta de leitura para o ensino médio
spellingShingle Clarice Lispector : uma proposta de leitura para o ensino médio
Soares, Edna Anita Lopes
Lispector, Clarice
1920-1977
Crítica e interpretação
Literatura brasileira
História e crítica
Brazilian literature
History and criticism
title_short Clarice Lispector : uma proposta de leitura para o ensino médio
title_full Clarice Lispector : uma proposta de leitura para o ensino médio
title_fullStr Clarice Lispector : uma proposta de leitura para o ensino médio
title_full_unstemmed Clarice Lispector : uma proposta de leitura para o ensino médio
title_sort Clarice Lispector : uma proposta de leitura para o ensino médio
author Soares, Edna Anita Lopes
author_facet Soares, Edna Anita Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Neuza Ceciliato de [Orientador]
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Edna Anita Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Lispector, Clarice
1920-1977
Crítica e interpretação
Literatura brasileira
História e crítica
Brazilian literature
History and criticism
topic Lispector, Clarice
1920-1977
Crítica e interpretação
Literatura brasileira
História e crítica
Brazilian literature
History and criticism
description Resumo: Quando se pensa em leituras realizadas por alunos que cursam o ensino médio espera-se encontrar leitores que efetuem leituras com propriedade Contudo, a prática revela uma outra realidade Os educandos desse nível de ensino não sabem ler, não aprenderam a ler, apesar de estarem há pelo menos oito anos na escola A grande maioria dos alunos não tem a sua interpretação considerada por professores que reconhecem como verdadeiras somente as sugeridas pelos livros didáticos A partir dessa realidade, este estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de leitura para textos literários que valorize a recepção do aluno leitor, ao mesmo tempo em que o instrumentalize para que tenha condições de explorar e entender as várias possibilidades de sentidos que um texto literário oferece Para isso, esta pesquisa buscou, em Clarice Lispector, o apoio literário por se tratar de uma autora que escreve de modo "simples", uma vez que se utiliza de vocabulário e enredos fáceis, porém traz nas entrelinhas uma mensagem carregada de significados para serem "decifrados" Como suporte teórico esta pesquisa fundamentou-se em teorias aparentemente avessas, mas que, na verdade, podem ser vistas como auxiliares e complementares: as teorias da Estética da Recepção e do Efeito, de Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser, respectivamente, as quais valorizam o leitor e a teoria Semiótica, de Algirdas Julien Greimas, que procura descrever e explicar as estruturas internas do texto Além dessas teorias, contou-se, ainda, com a leitura do Método Recepcional, elaborado por Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, os Níveis de Recepção Literária, de Hans Kügler, e a técnica de Montagem dos Campos Lexicais, de Georges Maurand Espera-se que o aluno torne-se, com a efetiva aplicação desta metodologia de leitura, um sujeito leitor capaz de preencher os "vazios" do texto de modo consciente e crítico, e com isso reconheça na leitura de textos literários uma das fontes para que ele tenha seus horizontes de expectativas constantemente ampliados
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2004.00
2024-05-01T11:46:12Z
2024-05-01T11:46:12Z
26.02.2004
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9002
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Letras
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823291539456000