A retórica dos Beatles : a visualidade e as relações multissensorias entre música, imagem e o contexto sessentista nas capas dos discos dos Beatles de 1965 a 1968
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10088 |
Resumo: | Resumo: The Beatles é uma banda fundada em Liverpool que, embora reconhecida internacionalmente pelo seu legado musical, transcende os limites sonoros e assume uma postura multimidiática, uma vez que seu trabalho não se restringe às composições e gravações de canções, estabelecendo links sinestésicos entre os lançamentos dos discos e o contexto histórico de cada álbum Com o objetivo de analisar e compreender a relação multissensorial que o grupo estabelece entre as músicas, capa dos discos e o enredo dos anos 196, esta pesquisa lança mão dos conceitos de Retórica da Imagem, de Jacques Durand, somado às contribuições de Julio Plaza sobre a transposição sensorial, e faz uma leitura dos discos lançados pelo quarteto entre 1965 e 1968, apurando as pontes mais significativas entre as diferentes plataformas as quais os Beatles operaram Como as capas dos discos possuem a função de embalagem dos vinis que elas resguardam, o conteúdo imagético utilizado como apresentação visual destes materiais pode ser encarado como uma imagem publicitária, possibilitando a identificação de elos retoricados O período aqui delimitado corresponde principalmente à fase psicodélica e mais criativa da banda, abarcando 5 dos 13 LPs (Long Play) lançados pelos britânicos, sendo, respectivamente, o Rubber Soul (1965), Revolver (1966), Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), Magical Mystery Tour (1967) e The BEATLES (ou The White Album – 1968) A análise aqui empregada identifica as relações e diálogos existentes entre os discos do recorte escolhido e permite uma aproximação dos diferentes suportes utilizados, emparelhando imagem, som e a contextualização contracultural sessentista que se desenvolveu nos Estados Unidos e Inglaterra |
id |
UEL_b874a447599806d727df876f4af647ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10088 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A retórica dos Beatles : a visualidade e as relações multissensorias entre música, imagem e o contexto sessentista nas capas dos discos dos Beatles de 1965 a 1968Beatles (Conjunto musical)SinestesiaComunicação audio visualSemióticaSynesthesiaSemioticsCommunicationAudio-visual - Social aspectsResumo: The Beatles é uma banda fundada em Liverpool que, embora reconhecida internacionalmente pelo seu legado musical, transcende os limites sonoros e assume uma postura multimidiática, uma vez que seu trabalho não se restringe às composições e gravações de canções, estabelecendo links sinestésicos entre os lançamentos dos discos e o contexto histórico de cada álbum Com o objetivo de analisar e compreender a relação multissensorial que o grupo estabelece entre as músicas, capa dos discos e o enredo dos anos 196, esta pesquisa lança mão dos conceitos de Retórica da Imagem, de Jacques Durand, somado às contribuições de Julio Plaza sobre a transposição sensorial, e faz uma leitura dos discos lançados pelo quarteto entre 1965 e 1968, apurando as pontes mais significativas entre as diferentes plataformas as quais os Beatles operaram Como as capas dos discos possuem a função de embalagem dos vinis que elas resguardam, o conteúdo imagético utilizado como apresentação visual destes materiais pode ser encarado como uma imagem publicitária, possibilitando a identificação de elos retoricados O período aqui delimitado corresponde principalmente à fase psicodélica e mais criativa da banda, abarcando 5 dos 13 LPs (Long Play) lançados pelos britânicos, sendo, respectivamente, o Rubber Soul (1965), Revolver (1966), Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), Magical Mystery Tour (1967) e The BEATLES (ou The White Album – 1968) A análise aqui empregada identifica as relações e diálogos existentes entre os discos do recorte escolhido e permite uma aproximação dos diferentes suportes utilizados, emparelhando imagem, som e a contextualização contracultural sessentista que se desenvolveu nos Estados Unidos e InglaterraDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: The Beatles is a band founded in Liverpool that, despite of the internationally recognition for its musical legacy, transcends the sonic boundaries and assumes a multimedia posture, since their work is not restricted to compositions and recordings of songs, establishing synesthetic links between releases of records and the historical context that each album belongs Aiming to analyze and understand the multisensory relationship that the group establishes among songs, cover art and the 6’s, this research makes use of the concepts of Rhetoric of the Image, by Jacques Durand, added to the contributions of Julio Plaza on sensorial transposition, and takes a reading of the discs released by the band between 1965 and 1968, investigating the most significant links between the different platforms which Beatles were into As the covers of the discs are used as packing vinyls, the imagistic content used as visual presentation of these materials can be seen as an advertising image, enabling the identification of rhetoric issues The period defined here corresponds mainly to the psychedelic and most creative phase of the group, covering 5 of 13 LPs (Long Play) released by The Beatles, which are, respectively, Rubber Soul (1965), Revolver (1966), Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967), Magical Mystery Tour (1967) and The BEATLES (or The White Album, 1968) The analysis used here identifies the dialogues relationships that exist between the discs that are been studying in this research and allows an approximation of the different kinds of media used by the band, putting side by side image, sound and sixties countercultural context that has developed in the United States and EnglandDemétrio, Silvio Ricardo [Orientador]Ivano, RogérioScoville, Eduardo deSaes, Diogo Xavier2024-05-01T12:14:09Z2024-05-01T12:14:09Z2015.0030.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10088porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10088Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:02Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A retórica dos Beatles : a visualidade e as relações multissensorias entre música, imagem e o contexto sessentista nas capas dos discos dos Beatles de 1965 a 1968 |
title |
A retórica dos Beatles : a visualidade e as relações multissensorias entre música, imagem e o contexto sessentista nas capas dos discos dos Beatles de 1965 a 1968 |
spellingShingle |
A retórica dos Beatles : a visualidade e as relações multissensorias entre música, imagem e o contexto sessentista nas capas dos discos dos Beatles de 1965 a 1968 Saes, Diogo Xavier Beatles (Conjunto musical) Sinestesia Comunicação audio visual Semiótica Synesthesia Semiotics Communication Audio-visual - Social aspects |
title_short |
A retórica dos Beatles : a visualidade e as relações multissensorias entre música, imagem e o contexto sessentista nas capas dos discos dos Beatles de 1965 a 1968 |
title_full |
A retórica dos Beatles : a visualidade e as relações multissensorias entre música, imagem e o contexto sessentista nas capas dos discos dos Beatles de 1965 a 1968 |
title_fullStr |
A retórica dos Beatles : a visualidade e as relações multissensorias entre música, imagem e o contexto sessentista nas capas dos discos dos Beatles de 1965 a 1968 |
title_full_unstemmed |
A retórica dos Beatles : a visualidade e as relações multissensorias entre música, imagem e o contexto sessentista nas capas dos discos dos Beatles de 1965 a 1968 |
title_sort |
A retórica dos Beatles : a visualidade e as relações multissensorias entre música, imagem e o contexto sessentista nas capas dos discos dos Beatles de 1965 a 1968 |
author |
Saes, Diogo Xavier |
author_facet |
Saes, Diogo Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador] Ivano, Rogério Scoville, Eduardo de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saes, Diogo Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Beatles (Conjunto musical) Sinestesia Comunicação audio visual Semiótica Synesthesia Semiotics Communication Audio-visual - Social aspects |
topic |
Beatles (Conjunto musical) Sinestesia Comunicação audio visual Semiótica Synesthesia Semiotics Communication Audio-visual - Social aspects |
description |
Resumo: The Beatles é uma banda fundada em Liverpool que, embora reconhecida internacionalmente pelo seu legado musical, transcende os limites sonoros e assume uma postura multimidiática, uma vez que seu trabalho não se restringe às composições e gravações de canções, estabelecendo links sinestésicos entre os lançamentos dos discos e o contexto histórico de cada álbum Com o objetivo de analisar e compreender a relação multissensorial que o grupo estabelece entre as músicas, capa dos discos e o enredo dos anos 196, esta pesquisa lança mão dos conceitos de Retórica da Imagem, de Jacques Durand, somado às contribuições de Julio Plaza sobre a transposição sensorial, e faz uma leitura dos discos lançados pelo quarteto entre 1965 e 1968, apurando as pontes mais significativas entre as diferentes plataformas as quais os Beatles operaram Como as capas dos discos possuem a função de embalagem dos vinis que elas resguardam, o conteúdo imagético utilizado como apresentação visual destes materiais pode ser encarado como uma imagem publicitária, possibilitando a identificação de elos retoricados O período aqui delimitado corresponde principalmente à fase psicodélica e mais criativa da banda, abarcando 5 dos 13 LPs (Long Play) lançados pelos britânicos, sendo, respectivamente, o Rubber Soul (1965), Revolver (1966), Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967), Magical Mystery Tour (1967) e The BEATLES (ou The White Album – 1968) A análise aqui empregada identifica as relações e diálogos existentes entre os discos do recorte escolhido e permite uma aproximação dos diferentes suportes utilizados, emparelhando imagem, som e a contextualização contracultural sessentista que se desenvolveu nos Estados Unidos e Inglaterra |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015.00 2024-05-01T12:14:09Z 2024-05-01T12:14:09Z 30.04.2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10088 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Comunicação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823277274628096 |