“Negros, a vida não tem cotas”: uma análise discursiva sobre os grafitos em banheiros de universidades à luz do pensamento Foucaultiano
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17261 |
Resumo: | Embora a universidade seja considerada um local progressista, ainda é possível vermos manifestações de racismo no ambiente acadêmico. Sob a fundamentação teórica dos estudos da Análise do Discurso, com enfoque no viés do pensador Michel Foucault, objetivamos refletir sobre os enunciados racistas expressos em grafitos encontrados nos banheiros de universidades públicas brasileiras, entre os anos de 2015 a 2018. A metodologia de pesquisa busca observar as regularidades do discurso racista, colocando o pesquisador como parte do processo discursivo, cujos atravessamentos são responsáveis pelos efeitos de sentidos provocados por esses dizeres. A análise discursiva, à luz do pensamento foucaultiano, é pautada na observação das regularidades enunciativas que caracterizam uma determinada formação discursiva. Sendo assim, não se limita a identificar o racismo manifesto, mas busca compreender as condições de possibilidade que o envolve, isto é, procura olhar o surgimento do dizer em sua singularidade formativa e, assim, discutir a necessidade de se abordar não apenas a questão do racismo, mas principalmente do antirracismo. Foram identificados, nos enunciados selecionados, mecanismos ligados à lógica do sistema da biopolítica e da necropolítica, bem como dizeres que suscitam reflexões sobre o papel da educação na reprodução da desigualdade social e racial. As pichações em banheiros possibilitam o acesso à intimidade dos indivíduos, em que os sujeitos, por meio do anonimato, se expressam a respeito daquilo que é recorrente na sociedade. |
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“Negros, a vida não tem cotas”: uma análise discursiva sobre os grafitos em banheiros de universidades à luz do pensamento Foucaultiano“Negros, la vida no tiene cuotas”: un análisis discursivo de los grafitis en baños universitarios a la luz del pensamiento foucaultianoRacismoDiscursoUniversidadeGrafitos de banheiroLingüística, Letras e Artes - LingüísticaRacismoDiscursoUniversidadGrafiti de bañoEmbora a universidade seja considerada um local progressista, ainda é possível vermos manifestações de racismo no ambiente acadêmico. Sob a fundamentação teórica dos estudos da Análise do Discurso, com enfoque no viés do pensador Michel Foucault, objetivamos refletir sobre os enunciados racistas expressos em grafitos encontrados nos banheiros de universidades públicas brasileiras, entre os anos de 2015 a 2018. A metodologia de pesquisa busca observar as regularidades do discurso racista, colocando o pesquisador como parte do processo discursivo, cujos atravessamentos são responsáveis pelos efeitos de sentidos provocados por esses dizeres. A análise discursiva, à luz do pensamento foucaultiano, é pautada na observação das regularidades enunciativas que caracterizam uma determinada formação discursiva. Sendo assim, não se limita a identificar o racismo manifesto, mas busca compreender as condições de possibilidade que o envolve, isto é, procura olhar o surgimento do dizer em sua singularidade formativa e, assim, discutir a necessidade de se abordar não apenas a questão do racismo, mas principalmente do antirracismo. Foram identificados, nos enunciados selecionados, mecanismos ligados à lógica do sistema da biopolítica e da necropolítica, bem como dizeres que suscitam reflexões sobre o papel da educação na reprodução da desigualdade social e racial. As pichações em banheiros possibilitam o acesso à intimidade dos indivíduos, em que os sujeitos, por meio do anonimato, se expressam a respeito daquilo que é recorrente na sociedade.Aunque la universidad es considerada un lugar progresista, aún es posible ver manifestaciones de racismo en el ambiente académico. Bajo la base teórica de los estudios de Análisis del Discurso, centrándonos en el sesgo del pensador Michel Foucault, pretendemos reflexionar sobre las afirmaciones racistas expresadas en los grafitis encontrados en los baños de las universidades públicas brasileñas, entre los años 2015 a 2018. La metodología de investigación busca observar las regularidades del discurso racista, ubicando al investigador como parte del proceso discursivo, cuyos cruces son los responsables de los efectos de sentido que provocan estos dichos.El análisis discursivo, a la luz del pensamiento de Foucault, se basa en la observación de regularidades enunciativas que caracterizan una determinada formación discursiva. Por lo tanto, no se limita a identificar el racismo manifiesto, sino que busca comprender las condiciones de posibilidad que lo rodean, o sea, busca mirar el surgimiento del decir en su singularidad formativa y, así, discutir la necesidad de abordar no sólo el tema del racismo, pero principalmente del antirracismo. En los enunciados seleccionados se identificaron mecanismos vinculados a la lógica del sistema biopolítico y necropolítico, así como dichos que suscitan reflexiones sobre el papel de la educación en la reproducción de la desigualdad social y racial. Los grafitis en baños permiten acceder a la intimidad de los individuos, en los que los sujetos, a través del anonimato, se expresan sobre lo recurrente en la sociedad.Machado, Rosemeri Passos BaltazarMilanez, NiltonCordeiro, Isabel CristinaCupello, Priscila CéspedeSantos, Mayara Cristina Aparecido2024-08-22T14:23:51Z2024-08-22T14:23:51Z2023-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17261porCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e ClássicasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina120 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-23T06:04:01Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17261Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-23T06:04:01Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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