Vida, criação e linguagem enquanto acontecimento em O amor louco, de André Breton

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Tavares da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9978
Resumo: Resumo: Esta tese consiste numa proposição de leitura de O Amor Louco, do surrealista francês André Breton, com o objetivo de evidenciar o que há de revolucionário na narrativa poética segundo o pensamento do próprio autor nos Manifestos do Surrealismo, assim como em Nadja e em Arcano 17 A perspectiva revolucionária da proposição bretoniana, por sua vez, guarda uma relação significativa com o pensamento fenomenológico do filósofo alemão Martin Heidegger, cujas investigações buscam o sentido de ser O propósito de ambos, por caminhos distintos, coloca em relevo a crítica ao que há de alienante e crônico no projeto moderno de civilização, ainda hoje vigente, o que atesta a atualidade de suas ideias e a consequente necessidade de retomá-las Em termos “metodológicos”, a proposição de leitura ora apresentada se dará a partir do encontro, na narrativa poética bretoniana, com a perspectiva da não dualidade, sendo um dos objetivos da tese demonstrá-la como uma visão, apontada pelo próprio autor, o que torna possível o paralelo com o pensamento heideggeriano Estruturalmente, a tese está dividida em duas partes No capítulo introdutório da primeira parte, busca-se contextualizar o pensamento bretoniano desde o âmbito do surrealismo, chegando às possibilidades de relação com a perspectiva heideggeriana Nos capítulos seguintes, intitulados, respectivamente, Amor e Plano da Linguagem, são pormenorizados aspectos basilares da tese, evidenciando as relações entre vida, criação e linguagem enquanto acontecimento a partir do destaque do amor como uma experiência transfiguradora A segunda parte consiste na proposição de leitura inicialmente mencionada e também está subdivida em capítulos No primeiro deles, intitulado O Amor Louco, apresentamos a perspectiva dos principais autores para a constituição do caminho trilhado, assim como algumas considerações sobre a constituição da narrativa a partir da experiência não dual com a linguagem, com a qual Breton tende à totalidade, uma de suas premissas Nesse mesmo capítulo, a partir do tópico Fundação, iniciamos a proposição de leitura, propriamente dita, da narrativa poética, enlevando o pensamento que considera o amor como experiência de radicalidade na transfiguração do estado de coisas vigente Nos dois capítulos seguintes, Centralidade e Desdobramentos, temos a sequência da leitura conforme a configuração de OAL, permeada por considerações a partir do pensamento dos principais autores desta caminhada Nesses, que podem ser considerados os momentos mais analíticos da tese, as questões evidenciadas na primeira parte são retomadas, tendo como eixo, sobretudo, a narrativa poética
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This thesis proposes the reading of Mad Love, by the French surrealist André Breton, aiming to point out what is revolutionary in the poetic narrative according to the thought of the author himself, expressed in the Manifestos of Surrealism as well as in Nadja and Arcane 17 The revolutionary perspective of Breton's proposition, in turn, has a significant relationship with Martin Heidegger’s phenomenological thought on the meaning of being The purpose of both authors, though in different ways, highlights the criticism of what is alienating and chronic in the modern civilization project, still in force today, which attests to the actuality of their ideas and the consequent need to revisit them In methodological terms, the proposed reading will be established on the connection between Breton’s poetic narrative and a philosophical-phenomenological approach, which we are calling an ontic-ontological perspective One of the aims of the thesis is to demonstrate that Breton himself embraced this perspective, which makes it possible to draw a parallel with Heidegger’s thought Structurally, the thesis consists of two parts In the introductory chapter of the first part, we contextualize Breton’s thoughts on surrealism, approaching the possibilities of a relationship with Heidegger’s perspective In the following chapters, Love and Plan of Language, respectively, we delineate the central aspects of this thesis, evidencing the relationship between life, creation, and language as an event from the emphasis on love as a transfiguring experience The second part consists of the reading proposition mentioned and consists of five chapters In the first, Mad Love, the consideration of love as an experience of radicality in the transfiguration of the state of things in force guides our reading In the second, we highlight the constitution of the narrative from the non-dual experience with language, with which Breton tends to totality, one of his premises In the following three, we divide our reading according to the configuration presented In what may be considered the most analytical moment of the thesis, the questions addressed in the first part are revisited, having as axis, above all, the poetic narrativeSilva, Marta Dantas da [Orientador]Willer, Cláudio JorgeGiubilato, Giovanni JanFernandes, Frederico Augusto GarciaAlves, Regina Célia dos SantosWeber, José Fernandes [Coorientador]Silva, Vanessa Tavares da2024-05-01T12:13:05Z2024-05-01T12:13:05Z2021.0017.09.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9978porDoutoradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:50Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9978Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:50Repositório Institucional da UEL - 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