Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lucas Fernando
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8799
Resumo: Resumo: As autobiografias étnico-comunitárias são uma atividade curricular desenvolvida no Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos estudantes indígenas da UEL A produção de vídeos autobiográficos tem como proposta reafirmar a identidade étnico-comunitária e dar visibilidade para presença indígena na universidade Esta pesquisa visa compreender de que forma o processo de produção dos vídeos se converte em uma política identitária que fortalece a presença desses estudantes na universidade O aparato teórico deste estudo compreende os conceitos de hibridação e identidades culturais, interculturalidade, estereótipos e autorrepresentação Como metodologia, propõe-se uma cartografia (GUATTARI; ROLNIK, 1996; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 215) dos processos de construção de sentidos na elaboração dos vídeos A análise parte das afetações do cartógrafo, gestadas pelos estudantes, durante o processo de produção dos vídeos autobiográficos que convergem para a experiência da política identitária Os resultados demonstraram que falar sobre ser indígena e sobre suas trajetórias pode ser, para alguns deles, motivo de descoberta e celebração de sua ancestralidade, enquanto para outros soa como um fardo identitário que nem sempre estão dispostos a carregar
id UEL_b9f2878f9abe3484cd78e5c361ff5db3
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8799
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidadeComunicaçãoÍndiosBaixada Maranhense (MA: Microrregião)Identidade culturalEstudos interculturaisCommunicationIndiansCultural identityCross-cultural studiesSelf-representationResumo: As autobiografias étnico-comunitárias são uma atividade curricular desenvolvida no Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos estudantes indígenas da UEL A produção de vídeos autobiográficos tem como proposta reafirmar a identidade étnico-comunitária e dar visibilidade para presença indígena na universidade Esta pesquisa visa compreender de que forma o processo de produção dos vídeos se converte em uma política identitária que fortalece a presença desses estudantes na universidade O aparato teórico deste estudo compreende os conceitos de hibridação e identidades culturais, interculturalidade, estereótipos e autorrepresentação Como metodologia, propõe-se uma cartografia (GUATTARI; ROLNIK, 1996; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 215) dos processos de construção de sentidos na elaboração dos vídeos A análise parte das afetações do cartógrafo, gestadas pelos estudantes, durante o processo de produção dos vídeos autobiográficos que convergem para a experiência da política identitária Os resultados demonstraram que falar sobre ser indígena e sobre suas trajetórias pode ser, para alguns deles, motivo de descoberta e celebração de sua ancestralidade, enquanto para outros soa como um fardo identitário que nem sempre estão dispostos a carregarDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: Ethnic-community Autobiographies are activities developed in the Intercultural Cycle of Academic Initiation curriculum for indigenous students at UEL The production of autobiographical videos with these students, for example, is considered an activity that extends within the university in order to raise awareness among the academic community about the presence of indigenous peoples, and among themselves about the importance of reaffirming and being at the university From this perspective, this research aims to understand how the production process of autobiographical videos becomes an identity policy that strengthens the presence of these students at the university The theoretical framework of this study comprises the concepts of hybridization and cultural identities, interculturality, stereotypes and self-representation As a methodology, a cartography (GUATTARI; ROLNIK, 1996; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 215) of the processes of construction of meanings in the preparation of videos is proposed Thus, the analysis starts from the effects during the production process of the autobiographical videos that converge to the experience of identity politics The findings demonstrated that talking about being an indigenous person and their trajectories can be, for some of them, a reason for discovering and celebrating their ancestry, while for others it could be an identity burden that they are not always willing to bearKaseker, Mônica Panis [Orientador]Buzalaf, Márcia NemeBenites, ElielRibeiro, Lucas Fernando2024-05-01T11:40:26Z2024-05-01T11:40:26Z2021.0001.10.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8799porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:20Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidade
title Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidade
spellingShingle Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidade
Ribeiro, Lucas Fernando
Comunicação
Índios
Baixada Maranhense (MA: Microrregião)
Identidade cultural
Estudos interculturais
Communication
Indians
Cultural identity
Cross-cultural studies
Self-representation
title_short Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidade
title_full Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidade
title_fullStr Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidade
title_full_unstemmed Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidade
title_sort Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidade
author Ribeiro, Lucas Fernando
author_facet Ribeiro, Lucas Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kaseker, Mônica Panis [Orientador]
Buzalaf, Márcia Neme
Benites, Eliel
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Lucas Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Índios
Baixada Maranhense (MA: Microrregião)
Identidade cultural
Estudos interculturais
Communication
Indians
Cultural identity
Cross-cultural studies
Self-representation
topic Comunicação
Índios
Baixada Maranhense (MA: Microrregião)
Identidade cultural
Estudos interculturais
Communication
Indians
Cultural identity
Cross-cultural studies
Self-representation
description Resumo: As autobiografias étnico-comunitárias são uma atividade curricular desenvolvida no Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos estudantes indígenas da UEL A produção de vídeos autobiográficos tem como proposta reafirmar a identidade étnico-comunitária e dar visibilidade para presença indígena na universidade Esta pesquisa visa compreender de que forma o processo de produção dos vídeos se converte em uma política identitária que fortalece a presença desses estudantes na universidade O aparato teórico deste estudo compreende os conceitos de hibridação e identidades culturais, interculturalidade, estereótipos e autorrepresentação Como metodologia, propõe-se uma cartografia (GUATTARI; ROLNIK, 1996; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 215) dos processos de construção de sentidos na elaboração dos vídeos A análise parte das afetações do cartógrafo, gestadas pelos estudantes, durante o processo de produção dos vídeos autobiográficos que convergem para a experiência da política identitária Os resultados demonstraram que falar sobre ser indígena e sobre suas trajetórias pode ser, para alguns deles, motivo de descoberta e celebração de sua ancestralidade, enquanto para outros soa como um fardo identitário que nem sempre estão dispostos a carregar
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 01.10.2021
2021.00
2024-05-01T11:40:26Z
2024-05-01T11:40:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8799
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Comunicação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823307259707392