Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanim, Ana Paula
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17127
Resumo: Nesta pesquisa, considerando o quadro teórico relativo à modelagem matemática bem como ao que vem sendo estudado relativamente às competências em modelagem matemática, temos por objetivo propor um método para caracterizar e identificar competências dos alunos em atividades de modelagem matemática e usá-lo em uma pesquisa empírica que, no âmbito da pesquisa qualitativa, se caracteriza como estudo de caso. O método proposto caracterizou duas dimensões relativas às competências desenvolvidas pelos alunos, a saber: dimensão das competências relativas aos conhecimentos do fazer modelagem matemática e dimensão das competências relativas aos conhecimentos matemáticos. Em cada uma destas dimensões caracterizamos um conjunto de competências em que os alunos podem progredir quando desenvolvem atividades de modelagem matemática. Para investigar o desempenho dos alunos relativamente às competências caracterizadas, usamos um estudo de caso em uma pesquisa empírica. A pesquisa foi realizada no âmbito da pandemia Covid-19 quando as universidades estavam com aulas síncronas realizadas via plataforma digital, e se deu em uma universidade pública do estado do Paraná, com as turmas do 1o ano e do 4o ano de um curso de Licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados por meio de registros escritos, gravações em áudio e vídeo pelo Google Meet, instrumentos e entrevistas com dois grupos de alunos, sendo um do 1 o ano e um do 4o ano. Os resultados mostram que os dois grupos de alunos tiveram progressos em suas competências matemáticas bem como naquelas relativas ao fazer modelagem matemática no decorrer do desenvolvimento das atividades de modelagem matemática. O método proposto nesta pesquisa avalia o desempenho dos alunos considerando separadamente suas experiências com modelagem matemática e seu conhecimento matemático bem como a articulação destas experiências e conhecimento na abordagem matemática de uma situação da realidade.
id UEL_ba942872593abc7704f8fcf5b58ae3a7
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/17127
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemáticaA method for analyzing student competences in mathematical modeling activitiesEducação matemáticaModelagem matemáticaCompetências em modelagem matemáticaCiências Exatas e da Terra - MatemáticaMathematics educationMathematical modellingCompetences in mathematical modelingNesta pesquisa, considerando o quadro teórico relativo à modelagem matemática bem como ao que vem sendo estudado relativamente às competências em modelagem matemática, temos por objetivo propor um método para caracterizar e identificar competências dos alunos em atividades de modelagem matemática e usá-lo em uma pesquisa empírica que, no âmbito da pesquisa qualitativa, se caracteriza como estudo de caso. O método proposto caracterizou duas dimensões relativas às competências desenvolvidas pelos alunos, a saber: dimensão das competências relativas aos conhecimentos do fazer modelagem matemática e dimensão das competências relativas aos conhecimentos matemáticos. Em cada uma destas dimensões caracterizamos um conjunto de competências em que os alunos podem progredir quando desenvolvem atividades de modelagem matemática. Para investigar o desempenho dos alunos relativamente às competências caracterizadas, usamos um estudo de caso em uma pesquisa empírica. A pesquisa foi realizada no âmbito da pandemia Covid-19 quando as universidades estavam com aulas síncronas realizadas via plataforma digital, e se deu em uma universidade pública do estado do Paraná, com as turmas do 1o ano e do 4o ano de um curso de Licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados por meio de registros escritos, gravações em áudio e vídeo pelo Google Meet, instrumentos e entrevistas com dois grupos de alunos, sendo um do 1 o ano e um do 4o ano. Os resultados mostram que os dois grupos de alunos tiveram progressos em suas competências matemáticas bem como naquelas relativas ao fazer modelagem matemática no decorrer do desenvolvimento das atividades de modelagem matemática. O método proposto nesta pesquisa avalia o desempenho dos alunos considerando separadamente suas experiências com modelagem matemática e seu conhecimento matemático bem como a articulação destas experiências e conhecimento na abordagem matemática de uma situação da realidade.In this research, we consider the theoretical framework regarding mathematical modelling and the mathematical modelling competences literature that have been published in the modelling community in the last few years. The research aims to provide a method to characterize and identify students competencies in mathematical modelling activities. The proposed method it was used in an empirical research, specifically during a case study in the scope of a qualitative research. The proposed method consider two dimensions regarding the students competencies development: competencies regarding making mathematical modelling knowledge and competencies regarding mathematical knowledge. In each of these dimensions we characterize a set of competencies that students can progress when developing mathematical modelling activities. To investigate student competences regarding both method dimensios, we use a case study in an empirical research. The case study was carried out within the scope of the Covid 19 pandemic when universities had synchronous classes performed via digital platform. This case study took place in a State University at Paraná with students from a Mathematics Degree, in the context of first and last grade of the course. Data were collected through students written records, audio and video class recordings via Google Meet, instruments and interviews with two groups of students, one from the first year and another one from the last year of the course. The results show that both groups of students had progressed in their mathematical competencies, as well as those regarding making mathematical modelling during the development of mathematical modeling activities. The method proposed in this research may be used to evaluate students performance considering separately their experiences with mathematical modelling and with mathematical knowledge, as well as the articulation of these experience and knowledge in the mathematical approach of a real situation.Almeida, Lourdes Maria Werle deSousa, Bárbara Nivalda Palharini AlvimSilva, Cíntia daBisognin, EleniVeleda, Gabriele GranadaZanim, Ana Paula2024-08-05T17:07:31Z2024-08-05T17:07:31Z2021-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17127porCCE - Departamento de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina136 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-06T06:01:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17127Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-06T06:01:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
A method for analyzing student competences in mathematical modeling activities
title Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
spellingShingle Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
Zanim, Ana Paula
Educação matemática
Modelagem matemática
Competências em modelagem matemática
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Mathematical modelling
Competences in mathematical modeling
title_short Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
title_full Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
title_fullStr Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
title_full_unstemmed Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
title_sort Um método para a análise de competências dos alunos em atividades de modelagem matemática
author Zanim, Ana Paula
author_facet Zanim, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lourdes Maria Werle de
Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim
Silva, Cíntia da
Bisognin, Eleni
Veleda, Gabriele Granada
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanim, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Modelagem matemática
Competências em modelagem matemática
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Mathematical modelling
Competences in mathematical modeling
topic Educação matemática
Modelagem matemática
Competências em modelagem matemática
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Mathematics education
Mathematical modelling
Competences in mathematical modeling
description Nesta pesquisa, considerando o quadro teórico relativo à modelagem matemática bem como ao que vem sendo estudado relativamente às competências em modelagem matemática, temos por objetivo propor um método para caracterizar e identificar competências dos alunos em atividades de modelagem matemática e usá-lo em uma pesquisa empírica que, no âmbito da pesquisa qualitativa, se caracteriza como estudo de caso. O método proposto caracterizou duas dimensões relativas às competências desenvolvidas pelos alunos, a saber: dimensão das competências relativas aos conhecimentos do fazer modelagem matemática e dimensão das competências relativas aos conhecimentos matemáticos. Em cada uma destas dimensões caracterizamos um conjunto de competências em que os alunos podem progredir quando desenvolvem atividades de modelagem matemática. Para investigar o desempenho dos alunos relativamente às competências caracterizadas, usamos um estudo de caso em uma pesquisa empírica. A pesquisa foi realizada no âmbito da pandemia Covid-19 quando as universidades estavam com aulas síncronas realizadas via plataforma digital, e se deu em uma universidade pública do estado do Paraná, com as turmas do 1o ano e do 4o ano de um curso de Licenciatura em Matemática. Os dados foram coletados por meio de registros escritos, gravações em áudio e vídeo pelo Google Meet, instrumentos e entrevistas com dois grupos de alunos, sendo um do 1 o ano e um do 4o ano. Os resultados mostram que os dois grupos de alunos tiveram progressos em suas competências matemáticas bem como naquelas relativas ao fazer modelagem matemática no decorrer do desenvolvimento das atividades de modelagem matemática. O método proposto nesta pesquisa avalia o desempenho dos alunos considerando separadamente suas experiências com modelagem matemática e seu conhecimento matemático bem como a articulação destas experiências e conhecimento na abordagem matemática de uma situação da realidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-24
2024-08-05T17:07:31Z
2024-08-05T17:07:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17127
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CCE - Departamento de Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
Universidade Estadual de Londrina - UEL
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
136 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823243572346880