Tempos de griotizar a letra : em busca de uma poética da voz afrobrasileira em caroço de dendê, de Mãe Beata de Yemonjá
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13522 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo principal analisar as narrativas orais publicadas por Mãe Beata de Yemonjá em Caroço de Dendê (28) Esperamos identificar os elementos e contextos presentes nas histórias de forma a caracterizá-las como uma poética oral afrobrasileira A pesquisa consiste basicamente de uma leitura teórica pertinente aos estudos da oralidade, da escrita e do candomblé, seguida de uma análise dos contos do livro no decorrer dos capítulos O trabalho discute a influência da tradição oral africana e afrobrasileira para a construção das narrativas Faz um estudo sobre as mudanças de veiculação das manifestações poéticas do meio oral para o escrito Explora as relações entre a obra, a autora e o público leitor, na tentativa de entender como a comunidade de santo e leitores não iniciados no candomblé poderão perceber e receber a obra nos diversos contextos nos quais se insere A participação do sagrado e da religião como elementos constituintes do fazer poético também entram em cena e são abordados como integrantes da estética artística em Caroço de Dendê, marcada pela presença da voz poética autoral |
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Tempos de griotizar a letra : em busca de uma poética da voz afrobrasileira em caroço de dendê, de Mãe Beata de YemonjáLiteratura afro-brasileiraPoesiaPoesia OralNarrativa (Retórica)Comunicação oralAfrican-brazilian literaturePoetryOral poetryOral narrativeOral communicationAfro-brazilian cultsBlacks in literatureBeata de Yemonjá, Mãe, 1931CriticResumo: Esta Dissertação tem como objetivo principal analisar as narrativas orais publicadas por Mãe Beata de Yemonjá em Caroço de Dendê (28) Esperamos identificar os elementos e contextos presentes nas histórias de forma a caracterizá-las como uma poética oral afrobrasileira A pesquisa consiste basicamente de uma leitura teórica pertinente aos estudos da oralidade, da escrita e do candomblé, seguida de uma análise dos contos do livro no decorrer dos capítulos O trabalho discute a influência da tradição oral africana e afrobrasileira para a construção das narrativas Faz um estudo sobre as mudanças de veiculação das manifestações poéticas do meio oral para o escrito Explora as relações entre a obra, a autora e o público leitor, na tentativa de entender como a comunidade de santo e leitores não iniciados no candomblé poderão perceber e receber a obra nos diversos contextos nos quais se insere A participação do sagrado e da religião como elementos constituintes do fazer poético também entram em cena e são abordados como integrantes da estética artística em Caroço de Dendê, marcada pela presença da voz poética autoralDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: This dissertation aims at analyzing the oral narratives published by Mãe Beata de Yemonjá in “Caroço de Dendê” (28) We hope to identify the elements and contexts present in the stories in order to characterize them as an afrobrazilian oral poetic The research consists basically in a theorical reading relevant to the oral, writing and candomblé studies, followed by a tales’ analysis over the chapters The paper discusses the influence of African and Afrobrazilian traditional oral for the building of narratives It develops a study about the changes in the placement of the poetical manifestations from the oral way to the written one It also explores the relationships between the work, the author and the readers, who are not started in candomblé can realize and receive the work in several contexts in which they are part of The participation of the sacred and religion as elements of the poetical are also step in and are addressed as part of the artistic aesthetic in “Caroço de Dendê”, highlighted by the participation of the authorial poetical voiceFernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador]Leite, Eudes FernandoAdolfo, Sérgio PauloAlves, Juliana Franco2024-05-01T14:15:48Z2024-05-01T14:15:48Z2012.0005.04.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13522porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:02Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:02Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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