As expressões da evasão dos estudantes atendidos [pela] Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná - Campus Londrina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16204 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo tem como tema a Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e os motivos de evasão dos estudantes atendidos pelos seus programas de bolsas e auxílios durante a realização de cursos presenciais no Campus Londrina O interesse pelo estudo se deu a partir da inserção da pesquisadora enquanto assistente social na Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis no Campus Londrina do IFPR Foi a partir da realidade vivenciada no atendimento aos estudantes e suas famílias, no contato diário com suas condições objetivas de vida, que por vezes os levam à evasão, que surgiram indagações sobre a contribuição da Política de Apoio Estudantil do IFPR enquanto instrumento para a efetivação e a democratização do direito ao acesso à educação pública e de qualidade e de que forma a mesma é compreendida e vivida pelos estudantes A pesquisa tem como objetivo principal: analisar os motivos de evasão dos estudantes atendidos pela Política de Apoio Estudantil do IFPR – Campus Londrina Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, tendo como centralidade os sujeitos sociais envolvidos no tema da pesquisa, os estudantes Os procedimentos metodológicos constituíram-se de revisão bibliográfica; levantamento de dados e análise de documentos institucionais; e pesquisa de campo a partir da realização de entrevistas com estudantes beneficiados por programas de apoio estudantil e evadidos da instituição Os resultados obtidos indicam a evasão como fenômeno multifatorial e a política de assistência estudantil como elemento fundamental para a permanência do estudante Contudo, esta política, de forma isolada, não garante a permanência É necessário que esteja sintonizada com a proposta pedagógica institucional, sob pena de se tornar fragmentada e parcializada no atendimentos às demandas dos estudantes |
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As expressões da evasão dos estudantes atendidos [pela] Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná - Campus LondrinaServiço socialProgramas de assistência do estudanteEnsino profissional e EstadoBrasilEvasão universitáriaSocial serviceStudent assistance programsResumo: O presente estudo tem como tema a Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e os motivos de evasão dos estudantes atendidos pelos seus programas de bolsas e auxílios durante a realização de cursos presenciais no Campus Londrina O interesse pelo estudo se deu a partir da inserção da pesquisadora enquanto assistente social na Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis no Campus Londrina do IFPR Foi a partir da realidade vivenciada no atendimento aos estudantes e suas famílias, no contato diário com suas condições objetivas de vida, que por vezes os levam à evasão, que surgiram indagações sobre a contribuição da Política de Apoio Estudantil do IFPR enquanto instrumento para a efetivação e a democratização do direito ao acesso à educação pública e de qualidade e de que forma a mesma é compreendida e vivida pelos estudantes A pesquisa tem como objetivo principal: analisar os motivos de evasão dos estudantes atendidos pela Política de Apoio Estudantil do IFPR – Campus Londrina Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, tendo como centralidade os sujeitos sociais envolvidos no tema da pesquisa, os estudantes Os procedimentos metodológicos constituíram-se de revisão bibliográfica; levantamento de dados e análise de documentos institucionais; e pesquisa de campo a partir da realização de entrevistas com estudantes beneficiados por programas de apoio estudantil e evadidos da instituição Os resultados obtidos indicam a evasão como fenômeno multifatorial e a política de assistência estudantil como elemento fundamental para a permanência do estudante Contudo, esta política, de forma isolada, não garante a permanência É necessário que esteja sintonizada com a proposta pedagógica institucional, sob pena de se tornar fragmentada e parcializada no atendimentos às demandas dos estudantesDissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialAbstract: The present study has as its theme the Student Support Policy of the Federal Institute of Paraná (IFPR) and the reasons for dropout of the students attending by their scholarship and assistance programmes during the course of presential courses at the Londrina Campus The interest for the study came from the insertion of the researcher as a social worker in the Pedagogical and Student Subjects Section at the Londrina Campus of IFPR It was from the reality experienced in the care of students and their families, the daily contact with their objective conditions of life, that sometimes lead them to dropout, questions about the contribution of the IFRP Student Support Policy as a effective tool for the democratization of the right to access a quality public education and how this issue is understood and lived by students The main objective of the survey is to analyze the reasons to dropout of the students supported by the IFPR - Campus Londrina Student Support Policy It is a qualitative research , focus on the social beings involved in the study theme, the students The methodological procedures consisted of a bibliographic review; data collection and analysis of institutional documents; and field research based on interviews with students benefited by educational support programs and who have dropout from the institution The findings indicate the dropout as a multifactorial phenomenon and the student assistance policy as a fundamental element for student permanence However, this policy, in isolation, does not guarantee their permanence It needs to be in tune with the institutional pedagogical proposal, otherwise it will become fragmented and biased when meeting the students demandsAmaral, Wagner Roberto do [Orientador]Alves, Jolinda de MoraesMartins, Eliana Bolorino CanteiroAbreu, Renata Pacheco2024-05-01T15:03:18Z2024-05-01T15:03:18Z2017.0006.07.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16204porMestradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:34Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16204Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:34Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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