Nós temos uma lei e agora : A lei 10.639/03 : entre práticas e políticas curriculares - Londrina (2008-2010)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15605 |
Resumo: | Resumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussao a respeito da implementacao e efetivacao da Lei 1639/3 no municipio de Londrina Utilizando os documentos oficiais produzidos pelos professores: Planejamentos, Livros de Registros de Sala de Aula, Projeto Politico Pedagogico, bem como a Colecao Projeto Arariba (sexto a nono ano) de historia e questionarios respondidos pelos professores fizemos uma investigacao de como os conteudos sobre historia e cultura da Africa e afrobrasileira aparecem nesse conjunto de documentos Procuramos verificar se a Lei tem sido aplicada e de que forma, para isso confrontamos os diferentes documentos, analisamos se os professores planejavam algum trabalho com a legislacao, se haviam registros do trabalho realizado e por fim, comparamos essas analises a fala dos professores sobre o trabalho desempenhados por eles com os conteudos da Lei 1639/3 Tambem foi observada a postura do Colegio pesquisado, nesse caso, o Colegio Estadual Newton Guimaraes, em relacao as questoes aventadas pela legislacao, o PPP do Colegio foi o instrumento de pesquisa utilizado, pois representa a concepcao que a comunidade escolar tem de educacao O trabalho encontrou grandes divergencias entre os diferentes documentos, assim como nao houve uma convergencia desses documentos com a exposicao dos professores |
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Nós temos uma lei e agora : A lei 10.639/03 : entre práticas e políticas curriculares - Londrina (2008-2010)História e educaçãoCurrículosCurriculumResumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussao a respeito da implementacao e efetivacao da Lei 1639/3 no municipio de Londrina Utilizando os documentos oficiais produzidos pelos professores: Planejamentos, Livros de Registros de Sala de Aula, Projeto Politico Pedagogico, bem como a Colecao Projeto Arariba (sexto a nono ano) de historia e questionarios respondidos pelos professores fizemos uma investigacao de como os conteudos sobre historia e cultura da Africa e afrobrasileira aparecem nesse conjunto de documentos Procuramos verificar se a Lei tem sido aplicada e de que forma, para isso confrontamos os diferentes documentos, analisamos se os professores planejavam algum trabalho com a legislacao, se haviam registros do trabalho realizado e por fim, comparamos essas analises a fala dos professores sobre o trabalho desempenhados por eles com os conteudos da Lei 1639/3 Tambem foi observada a postura do Colegio pesquisado, nesse caso, o Colegio Estadual Newton Guimaraes, em relacao as questoes aventadas pela legislacao, o PPP do Colegio foi o instrumento de pesquisa utilizado, pois representa a concepcao que a comunidade escolar tem de educacao O trabalho encontrou grandes divergencias entre os diferentes documentos, assim como nao houve uma convergencia desses documentos com a exposicao dos professoresDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: This dissertation aims to present a discussion on the implementation and enforcement of Law 1639/3 in Londrina Using official documents produced by teachers: Planning, Classroom Records Books, Political Pedagogical Project and the Project Collection Arariba (sixth to ninth year) history and questionnaires answered by teachers did an investigation of how the contents of history and culture of Africa and Afro-Brazilian appear in this set of documents Assessed whether the law has been applied and how, for that confront the various documents, we analyze if teachers were planning some work with the law, they had records of the work and finally we compare these analyzes the speech of teachers on the work performed by them with the Law 1639/3 content We noted the School's stance researched in this case, the State School Newton Guimaraes, for the issues aired by the legislation, the College PPP was the research instrument used, as is the concept that the school community is education The study found large differences between the different documents and there was a convergence of these documents with the exposure of teachersCunha, Maria de Fátima da [Orientador]Santos, Lúcia Helena OliveiraFortuna, Claudia Alves PradoSantos, Rosemeire dos2024-05-01T14:52:20Z2024-05-01T14:52:20Z2015.0016.04.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15605porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15605Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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