Nós temos uma lei e agora : A lei 10.639/03 : entre práticas e políticas curriculares - Londrina (2008-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosemeire dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15605
Resumo: Resumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objetivo apresentar uma discussao a respeito da implementacao e efetivacao da Lei 1639/3 no municipio de Londrina Utilizando os documentos oficiais produzidos pelos professores: Planejamentos, Livros de Registros de Sala de Aula, Projeto Politico Pedagogico, bem como a Colecao Projeto Arariba (sexto a nono ano) de historia e questionarios respondidos pelos professores fizemos uma investigacao de como os conteudos sobre historia e cultura da Africa e afrobrasileira aparecem nesse conjunto de documentos Procuramos verificar se a Lei tem sido aplicada e de que forma, para isso confrontamos os diferentes documentos, analisamos se os professores planejavam algum trabalho com a legislacao, se haviam registros do trabalho realizado e por fim, comparamos essas analises a fala dos professores sobre o trabalho desempenhados por eles com os conteudos da Lei 1639/3 Tambem foi observada a postura do Colegio pesquisado, nesse caso, o Colegio Estadual Newton Guimaraes, em relacao as questoes aventadas pela legislacao, o PPP do Colegio foi o instrumento de pesquisa utilizado, pois representa a concepcao que a comunidade escolar tem de educacao O trabalho encontrou grandes divergencias entre os diferentes documentos, assim como nao houve uma convergencia desses documentos com a exposicao dos professores
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