Cultura repressiva : o que pode a educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11173 |
Resumo: | Resumo: Cultura, educação, violência são temas que vêm se constituindo, nas últimas décadas, como um dos principais objetos de reflexão de vários estudiosos no mundo todo em diversas áreas do conhecimento Isto confirma que as manifestações desses fenômenos compõem uma preocupação social Assim, considerando a cultura como conjunto de manifestações e conhecimentos gerais pertencentes a um povo e principal forma de socialização dele, pretende-se refletir a respeito de algumas de suas características negativas da cultura, a saber, aquelas que mesmo sendo produzidas pelos homens acabam por desumanizá-los Para tanto, a importância da análise da realidade à luz das afirmativas dos autores se torna extrema para a possibilidade de desvelarmos os elementos repressivos contidos nas relações humanas, até chegarmos especialmente na educação formal Para esse empreendimento, o presente trabalho tem como base teórica principal algumas proposições de Theodor W Adorno e conta também com outros autores, tais como Eric Fromm, Hannah Arendt, Christoph Türcke, Paulo Freire, entre outros, que auxiliam na discussão e desvelamento de ideias acerca da forma repressiva da cultura humana Repressiva que significada conter, refrear, oprimir, sustar ou dominar as potencialidades humanas através de forças psicológicas e comportamentais advindas da cultura de mercado que valoriza o poder, a exploração e tem como principais consequências o egoísmo, a competitividade e o preconceito Por fim, as proposições desses autores para a educação, nos permitem repensar as práticas pedagógicas, a organização escolar, os recursos utilizados pelos agentes educacionais para a formação de uma sociedade mais humanizada |
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Cultura repressiva : o que pode a educaçãoCulturaEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasCultureResumo: Cultura, educação, violência são temas que vêm se constituindo, nas últimas décadas, como um dos principais objetos de reflexão de vários estudiosos no mundo todo em diversas áreas do conhecimento Isto confirma que as manifestações desses fenômenos compõem uma preocupação social Assim, considerando a cultura como conjunto de manifestações e conhecimentos gerais pertencentes a um povo e principal forma de socialização dele, pretende-se refletir a respeito de algumas de suas características negativas da cultura, a saber, aquelas que mesmo sendo produzidas pelos homens acabam por desumanizá-los Para tanto, a importância da análise da realidade à luz das afirmativas dos autores se torna extrema para a possibilidade de desvelarmos os elementos repressivos contidos nas relações humanas, até chegarmos especialmente na educação formal Para esse empreendimento, o presente trabalho tem como base teórica principal algumas proposições de Theodor W Adorno e conta também com outros autores, tais como Eric Fromm, Hannah Arendt, Christoph Türcke, Paulo Freire, entre outros, que auxiliam na discussão e desvelamento de ideias acerca da forma repressiva da cultura humana Repressiva que significada conter, refrear, oprimir, sustar ou dominar as potencialidades humanas através de forças psicológicas e comportamentais advindas da cultura de mercado que valoriza o poder, a exploração e tem como principais consequências o egoísmo, a competitividade e o preconceito Por fim, as proposições desses autores para a educação, nos permitem repensar as práticas pedagógicas, a organização escolar, os recursos utilizados pelos agentes educacionais para a formação de uma sociedade mais humanizadaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Culture, education, violence are subjects that are becoming, in recent decades, as a main object of reflection among many experts worldwide in various areas of knowledge It confirms that the manifestations of these phenomena compose a social concern Considering culture as a set of general manifestations and knowledge belonging to a people and its main form of socialization, proposes to reflect about of its negative characteristics of culture, namely, those which although produced by man eventually it dehumanize them Therefore, the importance of analysis of reality in order to the statements of the authors becomes extreme to the possibility of reveal the repressive elements contained in human relationships, until reach especially in formal education For this project, this work has as main theoretical basis some propositions of Theodor W Adorno and also has other authors such as Eric Fromm, Hannah Arendt, Christoph Türcke, Paulo Freire, and others who help in the discussion and unveiling of ideas about the repressive form of human culture Repressive that means contain, curb, oppress, dominate or halt human potential through psychological and behavioral forces coming market culture that values power, exploitation and has as main consequences selfishness, competitiveness and prejudice Finally, the propositions of these authors for education, allow us to rethink the pedagogical practices, school organization, the resources used by educational institutions for the formation of a more humanized societyHenning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Muraro, Darcísio NatalSilva, Divino José daSilva, Etianne Ribeiro da2024-05-01T13:10:45Z2024-05-01T13:10:45Z2015.0026.02.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11173porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:18Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:18Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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