Os efeitos do uso de um jogo de tabuleiro sobre o comportamento alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Gomide Panosso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000188090
Resumo: Devido a importância do comportamento alimentar na prevenção e no tratamento de doenças pesquisas têm sido realizadas, algumas delas empregando o modelo de rede de relações e equivalência de estímulos. Apesar das importantes contribuições fornecidas pelos estudos que investigaram as escolhas alimentares por meio do modelo de redes relacionais, jogos poderiam ser empregados enquanto uma tecnologia por meio da qual se poderia trabalhar com o comportamento alimentar. Os jogos podem ser arranjados de forma a promover o ensino de diferentes habilidades e fornecer oportunidades para modelar, diferenciar e refinar habilidades ensinando novos comportamentos. Considerando-se essas questões, este trabalho é composto por três artigos. O Artigo 1, apresentado em forma de nota técnica, tem por finalidade apresentar a Versão 2 do jogo de tabuleiro “Cestinha Mágica”. Inicialmente serão apresentados os resultados de uma pesquisa que empregou a Versão 1 do jogo para a coleta de dados. Em seguida, serão apresentadas as modificações realizadas no jogo Cestinha Mágica e, a Versão 2 do jogo. Por fim, serão discutidos os princípios da análise do comportamento que fundamentaram sua construção. O Artigo 2 teve por finalidade investigar o efeito do uso de um jogo de tabuleiro – Cestinha Mágica (Panosso & Souza, 2012) – na formação de classe de estímulos equivalentes e nas escolhas alimentares, realizadas por meio de figuras, por crianças que restringem o consumo de alimentos considerados saudáveis. Participaram da pesquisa duas crianças com idade de sete e oito anos. A pesquisa foi composta por seis etapas: investigação sobre os hábitos alimentares, pré-teste de avaliação e das escolhas alimentares, intervenção/jogo, ensino do procedimento MTS, teste das propriedades emergentes e verificação/pós-teste. Os resultados mostraram que houve formação de classes equivalentes. Para um dos participantes houve mudanças na avaliação e escolhas alimentares e, de acordo com relato dos responsáveis, ambos os participantes consumiram alimentos que não consumiam antes da intervenção. Em razão dos resultados obtidos no Estudo 1 houve a reformulação do jogo de tabuleiro. Finalmente, o Artigo 3 investigou os efeitos da participação no jogo de tabuleiro, Versão 2, sobre a formação de classes de equivalência e sobre as respostas de seleção de alimentos de diferentes grupos alimentares para o consumo. Participaram três crianças com idade entre cinco e seis anos. A pesquisa foi composta por cinco fases: pré-experimental, linha de base, intervenção/jogo, teste das relações emergentes e pós-intervenção. Os resultados mostraram que houve formação de classes equivalentes para um dos participantes. Após a intervenção, todos consumiram alimentos que não tinham por hábito consumir, aumentando a variedade de seleção e consumo de alimentos de um mesmo grupo alimentar. O jogo Cestinha Mágica encontra-se em fase de construção. Os dados apresentados nos Artigos 1 e 3 contribuíram para que alguns avanços e questionamentos fossem feitos com vistas a futuras mudanças no jogo e no procedimento da pesquisa.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOs efeitos do uso de um jogo de tabuleiro sobre o comportamento alimentarThe effects of using a board game on feeding behavior2013-08-26Silvia Regina de Souza Arrabal Gil . Verônica Bender Haydu Elizeu Batista BorlotiMariana Gomide PanossoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.URLBRDevido a importância do comportamento alimentar na prevenção e no tratamento de doenças pesquisas têm sido realizadas, algumas delas empregando o modelo de rede de relações e equivalência de estímulos. Apesar das importantes contribuições fornecidas pelos estudos que investigaram as escolhas alimentares por meio do modelo de redes relacionais, jogos poderiam ser empregados enquanto uma tecnologia por meio da qual se poderia trabalhar com o comportamento alimentar. Os jogos podem ser arranjados de forma a promover o ensino de diferentes habilidades e fornecer oportunidades para modelar, diferenciar e refinar habilidades ensinando novos comportamentos. Considerando-se essas questões, este trabalho é composto por três artigos. O Artigo 1, apresentado em forma de nota técnica, tem por finalidade apresentar a Versão 2 do jogo de tabuleiro “Cestinha Mágica”. Inicialmente serão apresentados os resultados de uma pesquisa que empregou a Versão 1 do jogo para a coleta de dados. Em seguida, serão apresentadas as modificações realizadas no jogo Cestinha Mágica e, a Versão 2 do jogo. Por fim, serão discutidos os princípios da análise do comportamento que fundamentaram sua construção. O Artigo 2 teve por finalidade investigar o efeito do uso de um jogo de tabuleiro – Cestinha Mágica (Panosso & Souza, 2012) – na formação de classe de estímulos equivalentes e nas escolhas alimentares, realizadas por meio de figuras, por crianças que restringem o consumo de alimentos considerados saudáveis. Participaram da pesquisa duas crianças com idade de sete e oito anos. A pesquisa foi composta por seis etapas: investigação sobre os hábitos alimentares, pré-teste de avaliação e das escolhas alimentares, intervenção/jogo, ensino do procedimento MTS, teste das propriedades emergentes e verificação/pós-teste. Os resultados mostraram que houve formação de classes equivalentes. Para um dos participantes houve mudanças na avaliação e escolhas alimentares e, de acordo com relato dos responsáveis, ambos os participantes consumiram alimentos que não consumiam antes da intervenção. Em razão dos resultados obtidos no Estudo 1 houve a reformulação do jogo de tabuleiro. Finalmente, o Artigo 3 investigou os efeitos da participação no jogo de tabuleiro, Versão 2, sobre a formação de classes de equivalência e sobre as respostas de seleção de alimentos de diferentes grupos alimentares para o consumo. Participaram três crianças com idade entre cinco e seis anos. A pesquisa foi composta por cinco fases: pré-experimental, linha de base, intervenção/jogo, teste das relações emergentes e pós-intervenção. Os resultados mostraram que houve formação de classes equivalentes para um dos participantes. Após a intervenção, todos consumiram alimentos que não tinham por hábito consumir, aumentando a variedade de seleção e consumo de alimentos de um mesmo grupo alimentar. O jogo Cestinha Mágica encontra-se em fase de construção. Os dados apresentados nos Artigos 1 e 3 contribuíram para que alguns avanços e questionamentos fossem feitos com vistas a futuras mudanças no jogo e no procedimento da pesquisa.Due to the importance of food behavior in the prevention and treatment of diseases, research has been conducted, some of them used the network model and stimulus equivalence. Despite the important contributions made by studies that investigated food choices through the relational networks model, games could be used as a technology through which food behavior could be worked with. Games can be arranged so as to promote the teaching of different skills and provide opportunities for modeling, differentiating and refining skills, teaching new behaviors. Considering these issues, the current work consists of three articles. Article 1, presented as a technical note, aims at presenting Version 2 of the board game "Cestinha Mágica". Initially, the results of a survey which used Version 1 of the game to collect data will be presented. Then, the changes made in the game "Cestinha Mágica" and Version 2 of the game will be presented. Finally, the principles of behavior analysis that substantiated its construction. Educational games, if well designed, can contribute in a funny way to teach new behaviors.Article 2 aimed at investigating the effect of using a board game – Cestinha Mágica (Panosso & Souza, 2012) - in the formation of stimulus equivalence class and the food choices made by means of figures, by children who make healthy food consumption restrictions. Two children aged seven and eight were the participants in this research. The research consisted of six stages: research on eating habits, pre-testing and evaluation of food choices, intervention / game, teaching the MTS procedure, testing and verification of emergent properties / post test. The results showed that there has been the formation of equivalence classes. For one of the participants, there have been changes in food choices and, according to both participants’ legal guardians, they all consumed food they did not before the intervention. In view of the results obtained in Study 1, the board game has been reformulated. Finally, Article 3 has investigated the effects of participation in the board game - Version 2 on the formation of equivalence classes and the responses to selecting foods from different food groups to consumption. Three children aged five and six participated in this research. The research consisted of five stages: pre-trial, baseline, intervention / game, emerging relations test and post-intervention. Initially, interviews were conducted with the participant’s legal guardians and food choices during lunch were observed (pre-experimental and baseline stages). The results showed that formation of equivalence classes by the participants. After the intervention, all of them consumed foods which they did not use to, increasing the variety of food selection and consumption of a same food group. The procedural variables that interfere in the formation of equivalence classes and the variables of the game which helped the participants to increase the variety of food selection and consumption are discussed. The game Cestinha Mágica is under construction. The data presented in Articles 1 and 3 contributed to some advances and questionings were made aiming at future changes in the game and in the research procedure.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000188090porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:30:53Zoai:uel.br:vtls000188090Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2015-10-26T14:44:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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