Interpretação das gesticulações de estudantes no laboratório de química baseada na semiótica de Peirce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvadego, Wanda Naves Cocco
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10743
Resumo: Resumo: Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada com estudantes do ensino médio Técnico em Química, do segundo e terceiro ciclo do Ensino Subsequente com o objetivo de interpretar os sentidos das gesticulações dos estudantes no laboratório de química quando estes realizam um experimento Pelos pressupostos baseados na multimodalidade representacional, o laboratório é um espaço instrucional que fornece condições para a produção da acepção dos conceitos O objetivo do uso do laboratório didático na aprendizagem científica justifica-se segundo uma dimensão cognitivista Pode-se dizer muito das atividades dos estudantes em aulas experimentais As gesticulações dos estudantes auxiliam na elaboração de significados, permitindo a expansão de sentidos, e, se consideradas dentro do processo semiótico como signos, podem ser estudadas e analisadas Como o foco desta investigação se volta para as atividades empíricas, as ações para nós têm maior importância do que os gestos As ações podem ser pensadas como uma composição temporal de gestos fragmentados que se interligam e dirigem para um determinado fim Logo, a gesticulação antes de ser comunicativa é primeiramente expressiva, o que significa dizer que são signos de natureza deliberadamente não intencionais na relação emissor e receptor A pesquisa foi realizada com base em atividade pedagógica de experimentações em físico-química e as gesticulações dos estudantes, os signos por nós analisados, estão baseados numa leitura da Teoria semiótica de Peirce Do ponto de vista da importância pedagógica, a gesticulação sintetiza duas dimensões a serem atendidas: uma cognitiva, tendo em vista seu papel auxiliar na construção do pensamento e elaboração do significado do aprendiz do que está sendo estudado; outra dimensão, de interesse deste trabalho, de natureza avaliativa processual, visto se constituir em uma linguagem que permite ao professor apreciar o significado do conhecimento do que está sendo construído pelo estudante Os resultados indicam a necessidade de se tornar mais conhecidos instrumentos pedagógicos como o que avaliamos nesta tese para que o ensino-aprendizagem, no nosso caso especial, em laboratório, possa ser feito de forma mais imediata e efetiva
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outra dimensão, de interesse deste trabalho, de natureza avaliativa processual, visto se constituir em uma linguagem que permite ao professor apreciar o significado do conhecimento do que está sendo construído pelo estudante Os resultados indicam a necessidade de se tornar mais conhecidos instrumentos pedagógicos como o que avaliamos nesta tese para que o ensino-aprendizagem, no nosso caso especial, em laboratório, possa ser feito de forma mais imediata e efetivaTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This thesis presents a qualitative and descriptive research carried out with students from a Technical High School Chemistry Course, of the second and third cycle subsequent education with the purpose of interpret the meanings of gestures of the students in chemistry laboratory when they perform an experiment According to assumptions based on the representational modality, the laboratory is an instructional space that offers conditions for the production of meanings and concepts The use of the didactic laboratory in scientific learning is justified by a cognitivist dimension It can say a lot about the students’ activities in experimental classes Students’ gestures help the elaboration of meanings, allowing the expansion of the senses and, if seen within the semiotics process as signs, they can be studied and analyzed As the focus of this investigation is on empirical activities, actions for us have greater importance than gestures Actions can be as temporal compositions of fragmented gestures that are interconnected and directed towards a specific end Therefore, before being communicative, the gesture is primarily expressive, which means that they are non-intentional signs of nature in the relation between issuer and receptor There search was based on experimentation pedagogical physical-chemical activities and the students’ gestures and signs analysis is based on Peirce’s Semiotics Theory From the pedagogical importance stand point, gestures synthetizes two dimensions to be met: a cognitive dimension, considering its auxiliary role in the constructions of the thought and elaboration of meaning by the learner about the content being taught; and, another dimension, of process evaluation nature, which is the focus of this work, since it constitutes a language that allows the teacher to appreciate the meaning of the knowledge being constructed by the student Results show the need to make pedagogical tools, such as this evaluated by this thesis, more known so that the teaching-learning process, and, in this case, the one that takes place in the laboratory, can occur in a more immediate and effective wayLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]Wartha, Edson JoséBroietti, Fabiele Cristiane DiasCamargo Filho, Paulo Sergio de CamargoFusinato, Polônia AltoéSalvadego, Wanda Naves Cocco2024-05-01T12:48:25Z2024-05-01T12:48:25Z2015.0008.05.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10743porDoutoradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:44Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:44Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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