O efeito do supertreino com diferentes taxas de reforços na reorganização de classes de estímulos equivalentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simone Deperon Eccheli
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000123292
Resumo: Investigou-se o efeito de diferentes histórias de aprendizagem, quanto à repetição excessiva dos blocos de treino (supertreino) com diferentes taxas de reforços, na formação de classes de estímulos equivalentes reorganizadas. O estudo envolveu 30 estudantes universitários, distribuídos em três grupos de dez participantes cada um. O procedimento de escolha de acordo com o modelo arbitrário, com a estrutura de treino CaN (estímulos de comparação como nódulo) foi organizado em um protocolo do simples para o complexo. O treino resultou em quatro classes, cada uma consistindo de quatro estímulos que eram figuras não-familiares. Os três grupos foram submetidos a quatro conjuntos de blocos de treino e de testes. Nos três últimos conjuntos, as classes foram reorganizadas pela recombinação de algumas das relações de linha de base. A diferença entre os grupos foi o supertreino, após a emergência de relações de equivalência, nos três primeiros conjuntos: Grupo 1 não foi submetido ao supertreino; Grupo 2 repetiu oito vezes o bloco de treino misto (supertreino), com 100% de feedback (alta taxa de reforço); Grupo 3 foi submetido ao supertreino 50% de feedback (baixa taxa de reforço). No último conjunto de treino, nenhum dos três grupos foi submetido ao supertreino. Os participantes do Grupo 1 necessitaram de um menor número de repetições dos blocos de treino e testes para aprender as classes de estímulos equivalentes reorganizadas e o Grupo 2 um maior número de repetições. O grupo 1, além de errar menos nos testes de equivalência, apresentou maior variabilidade comportamental, o que facilitou a formação das classes reorganizadas. Ao se comparar os Grupos 2 e 3, observou-se que quanto maior a taxa de reforços na fase de supertreino, menor a variabilidade comportamental e maior a resistência a mudanças quando as contingências foram alteradas, caracterizando maior dificuldade em aprender as classes reorganizadas. Estes resultados são coerentes com a teoria do momento comportamental.
id UEL_c077fcc1ac53cdeac98bbf8c030de417
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000123292
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO efeito do supertreino com diferentes taxas de reforços na reorganização de classes de estímulos equivalentes2007-02-12Verônica Bender Haydu . Gerson Y. Tomanari Carlos Eduardo CostaSimone Deperon EccheliUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.URLBRInvestigou-se o efeito de diferentes histórias de aprendizagem, quanto à repetição excessiva dos blocos de treino (supertreino) com diferentes taxas de reforços, na formação de classes de estímulos equivalentes reorganizadas. O estudo envolveu 30 estudantes universitários, distribuídos em três grupos de dez participantes cada um. O procedimento de escolha de acordo com o modelo arbitrário, com a estrutura de treino CaN (estímulos de comparação como nódulo) foi organizado em um protocolo do simples para o complexo. O treino resultou em quatro classes, cada uma consistindo de quatro estímulos que eram figuras não-familiares. Os três grupos foram submetidos a quatro conjuntos de blocos de treino e de testes. Nos três últimos conjuntos, as classes foram reorganizadas pela recombinação de algumas das relações de linha de base. A diferença entre os grupos foi o supertreino, após a emergência de relações de equivalência, nos três primeiros conjuntos: Grupo 1 não foi submetido ao supertreino; Grupo 2 repetiu oito vezes o bloco de treino misto (supertreino), com 100% de feedback (alta taxa de reforço); Grupo 3 foi submetido ao supertreino 50% de feedback (baixa taxa de reforço). No último conjunto de treino, nenhum dos três grupos foi submetido ao supertreino. Os participantes do Grupo 1 necessitaram de um menor número de repetições dos blocos de treino e testes para aprender as classes de estímulos equivalentes reorganizadas e o Grupo 2 um maior número de repetições. O grupo 1, além de errar menos nos testes de equivalência, apresentou maior variabilidade comportamental, o que facilitou a formação das classes reorganizadas. Ao se comparar os Grupos 2 e 3, observou-se que quanto maior a taxa de reforços na fase de supertreino, menor a variabilidade comportamental e maior a resistência a mudanças quando as contingências foram alteradas, caracterizando maior dificuldade em aprender as classes reorganizadas. Estes resultados são coerentes com a teoria do momento comportamental.The effect of different learning histories related to the repetition of the training blocks (overtraining) was investigated, using different reinforcement rates, on the formation and reorganized stimulus equivalence classes. The study involved 30 undergraduate students distributed in three groups with ten participants in each one. An arbitrary matching-to-sample procedure, with the CaN structure (comparison-as-node) was organized with a simple to complex protocol. The training resulted in four equivalence classes, each consisted of four stimuli with were non-familiar pictures. The three groups were submitted to four sets of training and tests bocks. In the last three sets the classes were reorganized by reversing some of the baseline relations. The difference among the groups was the overtraining after the emergence of equivalence relations in the three first sets: Group 1 wasn't submitted to overtraining; Group 2 repeated eighth times the mixed training block (overtraining), with 100% of feedback (high rate reinforcement); Group 3 was submitted to the overtraining with 50% of feedback (low rate reinforcement). In the last training set, none of the tree groups was submitted to the overtraining. The participants of Group 1 needed the smaller number of repetitions of the training and tests blocks to learn the reorganized stimulus equivalent classes and Group 2 the larger. Group 1 besides making fewer errors in the equivalence tests showed higher behavioral variability, which facilitated the formation of the reorganized classes. Comparison of Group 2 and 3 show that the higher the reinforcement rate in the overtraining phase the lower the behavioral variability and higher the resistance to change, when the contingencies were altered, characterizing more difficulty to learn the reorganized classes. These results are coherent with the behavioral momentum theory.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000123292porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:35Zoai:uel.br:vtls000123292Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2008-03-06T13:09:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv O efeito do supertreino com diferentes taxas de reforços na reorganização de classes de estímulos equivalentes
title O efeito do supertreino com diferentes taxas de reforços na reorganização de classes de estímulos equivalentes
spellingShingle O efeito do supertreino com diferentes taxas de reforços na reorganização de classes de estímulos equivalentes
Simone Deperon Eccheli
title_short O efeito do supertreino com diferentes taxas de reforços na reorganização de classes de estímulos equivalentes
title_full O efeito do supertreino com diferentes taxas de reforços na reorganização de classes de estímulos equivalentes
title_fullStr O efeito do supertreino com diferentes taxas de reforços na reorganização de classes de estímulos equivalentes
title_full_unstemmed O efeito do supertreino com diferentes taxas de reforços na reorganização de classes de estímulos equivalentes
title_sort O efeito do supertreino com diferentes taxas de reforços na reorganização de classes de estímulos equivalentes
author Simone Deperon Eccheli
author_facet Simone Deperon Eccheli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Verônica Bender Haydu .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gerson Y. Tomanari
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Eduardo Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Simone Deperon Eccheli
contributor_str_mv Verônica Bender Haydu .
Gerson Y. Tomanari
Carlos Eduardo Costa
description Investigou-se o efeito de diferentes histórias de aprendizagem, quanto à repetição excessiva dos blocos de treino (supertreino) com diferentes taxas de reforços, na formação de classes de estímulos equivalentes reorganizadas. O estudo envolveu 30 estudantes universitários, distribuídos em três grupos de dez participantes cada um. O procedimento de escolha de acordo com o modelo arbitrário, com a estrutura de treino CaN (estímulos de comparação como nódulo) foi organizado em um protocolo do simples para o complexo. O treino resultou em quatro classes, cada uma consistindo de quatro estímulos que eram figuras não-familiares. Os três grupos foram submetidos a quatro conjuntos de blocos de treino e de testes. Nos três últimos conjuntos, as classes foram reorganizadas pela recombinação de algumas das relações de linha de base. A diferença entre os grupos foi o supertreino, após a emergência de relações de equivalência, nos três primeiros conjuntos: Grupo 1 não foi submetido ao supertreino; Grupo 2 repetiu oito vezes o bloco de treino misto (supertreino), com 100% de feedback (alta taxa de reforço); Grupo 3 foi submetido ao supertreino 50% de feedback (baixa taxa de reforço). No último conjunto de treino, nenhum dos três grupos foi submetido ao supertreino. Os participantes do Grupo 1 necessitaram de um menor número de repetições dos blocos de treino e testes para aprender as classes de estímulos equivalentes reorganizadas e o Grupo 2 um maior número de repetições. O grupo 1, além de errar menos nos testes de equivalência, apresentou maior variabilidade comportamental, o que facilitou a formação das classes reorganizadas. Ao se comparar os Grupos 2 e 3, observou-se que quanto maior a taxa de reforços na fase de supertreino, menor a variabilidade comportamental e maior a resistência a mudanças quando as contingências foram alteradas, caracterizando maior dificuldade em aprender as classes reorganizadas. Estes resultados são coerentes com a teoria do momento comportamental.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000123292
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000123292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990194417532928