O ensino de história em tempos de pandemia : uma análise dos formulários avaliativos propostos pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná no ano de 2020
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8513 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho busca compreender, durante o processo de implantação de ensino remoto no Estado do Paraná no ano de 22 – em virtude da pandemia de Covid19 – como as avaliações encaminhadas pela Secretaria de Estado da Educação demonstravam concepções acerca dos objetivos do ensino de História Dessa maneira, valendo-se de uma metodologia inspirada na Análise de Conteúdo, procurou-se entender qual é o sentido do aprendizado histórico demonstrado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, no exato momento em que ela passou a centralizar o processo de produção e distribuição de avaliações aos estudantes da rede estadual Ao realizar tal ação, pode-se inferir que prejuízos e defasagens foram gerados no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História de discentes do ensino público no Paraná Ao centralizar as atividades avaliativas, e com isso determinar o que é e o que não é relevante para o aprendizado histórico, por meio de testes de múltipla escolha, a SEED/PR acabou indo de encontro às expectativas de aprendizagem expressas nos documentos oficiais |
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O ensino de história em tempos de pandemia : uma análise dos formulários avaliativos propostos pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná no ano de 2020HistóriaEstudo e ensinoEnsino a distânciaAvaliação educacionalFormuláriosHistoryDistance educationEducational evaluationLearning - COVID-19 Pandemic, 2020EvaluationStudy and teachingFormsResumo: Este trabalho busca compreender, durante o processo de implantação de ensino remoto no Estado do Paraná no ano de 22 – em virtude da pandemia de Covid19 – como as avaliações encaminhadas pela Secretaria de Estado da Educação demonstravam concepções acerca dos objetivos do ensino de História Dessa maneira, valendo-se de uma metodologia inspirada na Análise de Conteúdo, procurou-se entender qual é o sentido do aprendizado histórico demonstrado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná, no exato momento em que ela passou a centralizar o processo de produção e distribuição de avaliações aos estudantes da rede estadual Ao realizar tal ação, pode-se inferir que prejuízos e defasagens foram gerados no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História de discentes do ensino público no Paraná Ao centralizar as atividades avaliativas, e com isso determinar o que é e o que não é relevante para o aprendizado histórico, por meio de testes de múltipla escolha, a SEED/PR acabou indo de encontro às expectativas de aprendizagem expressas nos documentos oficiaisDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História SocialAbstract: This paper seeks to understand, during the process of implementation of remote teaching in the state of Paraná in 22 - due to the Covid19 pandemic - how the evaluations sent by the State Department of Education demonstrated conceptions about the objectives of history teaching Thus, using a methodology inspired by content analysis, it was sought to understand what is the meaning of historical learning demonstrated by the Paraná State Secretariat of Education, at the very moment when it came to centralize the production process and distribution of evaluations to state students When performing such action, it can be inferred that damage and lags were generated in the process of teaching and learning the discipline of history of students of public education in Paraná By centralizing evaluative activities, and thus determining what it is and what is not relevant to historical learning, through multiple choice tests, SEED/PR ended up meeting the learning expectations expressed in the official documentsAlves, Ronaldo Cardoso [Orientador]Cainelli, Marlene RosaRamos, Márcia Elisa TetéFernandes, Marcos2024-05-01T11:34:17Z2024-05-01T11:34:17Z2022.0004.08.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8513porMestradoHistória SocialCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em História SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8513Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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