Características sensoriais, químicas e físicas de iogurtes e bebidas lácteas sabor morango de marcas comerciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janiaski, Diogo Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11592
Resumo: Resumo: Caracterizou-se quimicamente (teor de lipídios, cinzas, proteínas, lactose, carboidratos totais e umidade), fisicamente (pH, acidez titulável, cor, viscosidade aparente e sinérese) e sensorialmente (Análise Descritiva Quantitativa – ADQ, utilizando-se 17 julgadores treinados) quatro iogurtes (dois parcialmente desnatados: Ipd-B e Ipd-C, e dois desnatados: Id-A e Id-B) e quatro bebidas lácteas integrais (duas bebidas lácteas fermentadas: BFi-D e BFi-E, e duas não fermentadas: BNFi-B e BNFi-E) de cinco marcas comerciais (A, B, C, D e E) sabor morango Os dados foram tratados por ANOVA e teste de comparação de médias de Tukey Mediram-se a aceitação e preferência (Mapa de Preferência Interno) utilizando-se 74 consumidores, e relacionaram-se os atributos sensoriais à aceitação (Regressão por Mínimos Quadrados Parciais - PLS e Modelagem Independente por Analogia de Classes - SIMCA) Correlações entre atributos sensoriais gerados pela ADQ e entre atributos sensoriais e parâmetros químicos e físicos foram determinadas O nível de significância utilizado foi igual ou inferior a 5 % Os valores de umidade, proteínas, lipídeos e carboidratos observados foram condizentes aos apresentados nas embalagens dos produtos e na legislação brasileira Durante o período de 2 a 25 dias de estocagem não houve mudanças nos valores de pH, acidez titulável, sinérese e teor de lactose A ADQ demonstrou que o tipo de produto (iogurte ou bebida láctea, fermentado ou não, integral, parcialmente desnatado ou desnatado) influencia as características sensoriais Houve semelhança sensorial entre o iogurte Ipd-B e a bebida láctea BFi-E, e entre o iogurte Ipd-C e a bebida láctea BFi-D, que apresentaram como características principais a viscosidade e cremosidade Os iogurtes Id-A e Id-B foram semelhantes, tendo como principais características presença de brilho e partículas, leve cor rósea e aroma e gosto ácidos acentuados As bebidas lácteas BNFi-B e BNFi-E foram semelhantes e possuíam acentuado sabor e aroma artificial de morango e gosto doce Os produtos tiveram aceitação entre 5 e 8 (escala hedônica de 9 pontos) e os mais aceitos foram os iogurtes parcialmente desnatados e as bebidas lácteas fermentadas (média de 93 e 88% de aprovação, respectivamente), seguido pelos iogurtes desnatados (média de 69%) e por último as bebidas lácteas não fermentadas (média de 47%) O Mapa de Preferência indicou cinco grupos de consumidores O grupo mais numeroso (6%) apreciou os produtos fermentados, exceto o iogurte desnatado Id-B, que juntamente com as bebidas lácteas não fermentadas foram menos preferidas Textura, sabor característico de morango, doçura e cor vermelha, foram apontados como atributos sensoriais apreciados pelos consumidores, e cor estranha e opaca, sabor fraco e baixa viscosidade, foram características pouco apreciadas neste tipo de produto As análises de PLS e SIMCA confirmaram as indicações dos consumidores em relação aos atributos sensoriais importantes para aceitação ou rejeição destes produtos lácteos, além de agrupar os produtos de modo semelhante à ACP, respectivamente
id UEL_c460659c74e9b035b3572c52346fea32
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/11592
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Características sensoriais, químicas e físicas de iogurtes e bebidas lácteas sabor morango de marcas comerciaisAlimentosAvaliação sensorialBebidas fermentadasAvaliação sensorialIogurteFoodBrewingYogurtSensory evaluationResumo: Caracterizou-se quimicamente (teor de lipídios, cinzas, proteínas, lactose, carboidratos totais e umidade), fisicamente (pH, acidez titulável, cor, viscosidade aparente e sinérese) e sensorialmente (Análise Descritiva Quantitativa – ADQ, utilizando-se 17 julgadores treinados) quatro iogurtes (dois parcialmente desnatados: Ipd-B e Ipd-C, e dois desnatados: Id-A e Id-B) e quatro bebidas lácteas integrais (duas bebidas lácteas fermentadas: BFi-D e BFi-E, e duas não fermentadas: BNFi-B e BNFi-E) de cinco marcas comerciais (A, B, C, D e E) sabor morango Os dados foram tratados por ANOVA e teste de comparação de médias de Tukey Mediram-se a aceitação e preferência (Mapa de Preferência Interno) utilizando-se 74 consumidores, e relacionaram-se os atributos sensoriais à aceitação (Regressão por Mínimos Quadrados Parciais - PLS e Modelagem Independente por Analogia de Classes - SIMCA) Correlações entre atributos sensoriais gerados pela ADQ e entre atributos sensoriais e parâmetros químicos e físicos foram determinadas O nível de significância utilizado foi igual ou inferior a 5 % Os valores de umidade, proteínas, lipídeos e carboidratos observados foram condizentes aos apresentados nas embalagens dos produtos e na legislação brasileira Durante o período de 2 a 25 dias de estocagem não houve mudanças nos valores de pH, acidez titulável, sinérese e teor de lactose A ADQ demonstrou que o tipo de produto (iogurte ou bebida láctea, fermentado ou não, integral, parcialmente desnatado ou desnatado) influencia as características sensoriais Houve semelhança sensorial entre o iogurte Ipd-B e a bebida láctea BFi-E, e entre o iogurte Ipd-C e a bebida láctea BFi-D, que apresentaram como características principais a viscosidade e cremosidade Os iogurtes Id-A e Id-B foram semelhantes, tendo como principais características presença de brilho e partículas, leve cor rósea e aroma e gosto ácidos acentuados As bebidas lácteas BNFi-B e BNFi-E foram semelhantes e possuíam acentuado sabor e aroma artificial de morango e gosto doce Os produtos tiveram aceitação entre 5 e 8 (escala hedônica de 9 pontos) e os mais aceitos foram os iogurtes parcialmente desnatados e as bebidas lácteas fermentadas (média de 93 e 88% de aprovação, respectivamente), seguido pelos iogurtes desnatados (média de 69%) e por último as bebidas lácteas não fermentadas (média de 47%) O Mapa de Preferência indicou cinco grupos de consumidores O grupo mais numeroso (6%) apreciou os produtos fermentados, exceto o iogurte desnatado Id-B, que juntamente com as bebidas lácteas não fermentadas foram menos preferidas Textura, sabor característico de morango, doçura e cor vermelha, foram apontados como atributos sensoriais apreciados pelos consumidores, e cor estranha e opaca, sabor fraco e baixa viscosidade, foram características pouco apreciadas neste tipo de produto As análises de PLS e SIMCA confirmaram as indicações dos consumidores em relação aos atributos sensoriais importantes para aceitação ou rejeição destes produtos lácteos, além de agrupar os produtos de modo semelhante à ACP, respectivamenteDissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciência de AlimentosAbstract: Four yogurts (two were partially skimmed: Ipd-B e Ipd-C and two skimmed: Id-A e Id-B), and four whole lacteous beverage (two fermented: BFi-D e BFi-E and two non-fermented: BNFi-B e BNFi-E) from five different brands (A,B,C,D and E) of strawberry flavor were characterized by analysis chemical (lipid content, ash, protein, lactose, total carbohydrates and moisture), physical (pH, acidity, color, viscosity and syneresis) and sensorial (Quantitative Descriptive Analysis - QDA and 17 trained judges) The data were submitted to ANOVA and Tukey test The acceptance and preference were measured by 74 consumers Internal Preference Mapping, Partial Least Squares Regression (PLS) and Independent Modeling by Class Analogy (SIMCA) were analyzed Pearson’s correlations between sensory attributes generated in the QDA and between sensory attributes and chemical and physical parameters were determined The significance level was equal to or less than 5% The moisture, proteins, lipids and carbohydrates contents were consistent to those shown on product packaging and Brazilian legislation During the period from 2 to 25 days of storage, there were no changes in pH, acidity, syneresis and lactose content The products showed different sensory profile There was sensory similarity between the yogurt Ipd-B and the lacteous beverage BFi-E and between yogurt Ipd-C and lacteous beverage BFi-D It had viscosity and creaminess as the main features The Id-A and Id-B yogurts were similar The presence of bright and particles, slight pink color and accented aroma and taste acidic were its main characteristics The lacteous beverage BNFi-B and BNFi-E were similar and it had strong artificial strawberries aroma and flavor and sweet taste The products had acceptance between 5 and 8 (hedonic scale of 9 points) The partly skimmed yogurts and the fermented lacteous beverage were the most accepted (average of 93 and 88%, respectively), followed by the skimmed yogurts (average of 69%) and lastly the non-fermented lacteous beverage (average of 47%) The Preference Mapping indicated five groups of consumers The largest group (6%) appreciated the fermented products, except the skimmed yogurt Id-B This and non-fermented lacteous beverage were the less preferred Texture, characteristic strawberry flavor, sweetness and red color were pointed as sensory attributes liked by the panel, and strange and opaque color, weak flavor and low viscosity, were characteristics little appreciated in this type of product The PLS and SIMCA analysis confirmed the indications of consumers in relation to the important sensory attributes for acceptance or rejection of such dairy products, also it grouped the products in similar way as PCAPrudencio, Sandra Helena [Orientador]Dutcosky, Sílvia DeboniGarcia, SandraJaniaski, Diogo Rodrigues2024-05-01T13:17:30Z2024-05-01T13:17:30Z2011.0030.11.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11592porMestradoCiência de AlimentosCentro de Ciências AgráriasPrograma de Pós-Graduação em Ciência de AlimentosLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11592Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Características sensoriais, químicas e físicas de iogurtes e bebidas lácteas sabor morango de marcas comerciais
title Características sensoriais, químicas e físicas de iogurtes e bebidas lácteas sabor morango de marcas comerciais
spellingShingle Características sensoriais, químicas e físicas de iogurtes e bebidas lácteas sabor morango de marcas comerciais
Janiaski, Diogo Rodrigues
Alimentos
Avaliação sensorial
Bebidas fermentadas
Avaliação sensorial
Iogurte
Food
Brewing
Yogurt
Sensory evaluation
title_short Características sensoriais, químicas e físicas de iogurtes e bebidas lácteas sabor morango de marcas comerciais
title_full Características sensoriais, químicas e físicas de iogurtes e bebidas lácteas sabor morango de marcas comerciais
title_fullStr Características sensoriais, químicas e físicas de iogurtes e bebidas lácteas sabor morango de marcas comerciais
title_full_unstemmed Características sensoriais, químicas e físicas de iogurtes e bebidas lácteas sabor morango de marcas comerciais
title_sort Características sensoriais, químicas e físicas de iogurtes e bebidas lácteas sabor morango de marcas comerciais
author Janiaski, Diogo Rodrigues
author_facet Janiaski, Diogo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prudencio, Sandra Helena [Orientador]
Dutcosky, Sílvia Deboni
Garcia, Sandra
dc.contributor.author.fl_str_mv Janiaski, Diogo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentos
Avaliação sensorial
Bebidas fermentadas
Avaliação sensorial
Iogurte
Food
Brewing
Yogurt
Sensory evaluation
topic Alimentos
Avaliação sensorial
Bebidas fermentadas
Avaliação sensorial
Iogurte
Food
Brewing
Yogurt
Sensory evaluation
description Resumo: Caracterizou-se quimicamente (teor de lipídios, cinzas, proteínas, lactose, carboidratos totais e umidade), fisicamente (pH, acidez titulável, cor, viscosidade aparente e sinérese) e sensorialmente (Análise Descritiva Quantitativa – ADQ, utilizando-se 17 julgadores treinados) quatro iogurtes (dois parcialmente desnatados: Ipd-B e Ipd-C, e dois desnatados: Id-A e Id-B) e quatro bebidas lácteas integrais (duas bebidas lácteas fermentadas: BFi-D e BFi-E, e duas não fermentadas: BNFi-B e BNFi-E) de cinco marcas comerciais (A, B, C, D e E) sabor morango Os dados foram tratados por ANOVA e teste de comparação de médias de Tukey Mediram-se a aceitação e preferência (Mapa de Preferência Interno) utilizando-se 74 consumidores, e relacionaram-se os atributos sensoriais à aceitação (Regressão por Mínimos Quadrados Parciais - PLS e Modelagem Independente por Analogia de Classes - SIMCA) Correlações entre atributos sensoriais gerados pela ADQ e entre atributos sensoriais e parâmetros químicos e físicos foram determinadas O nível de significância utilizado foi igual ou inferior a 5 % Os valores de umidade, proteínas, lipídeos e carboidratos observados foram condizentes aos apresentados nas embalagens dos produtos e na legislação brasileira Durante o período de 2 a 25 dias de estocagem não houve mudanças nos valores de pH, acidez titulável, sinérese e teor de lactose A ADQ demonstrou que o tipo de produto (iogurte ou bebida láctea, fermentado ou não, integral, parcialmente desnatado ou desnatado) influencia as características sensoriais Houve semelhança sensorial entre o iogurte Ipd-B e a bebida láctea BFi-E, e entre o iogurte Ipd-C e a bebida láctea BFi-D, que apresentaram como características principais a viscosidade e cremosidade Os iogurtes Id-A e Id-B foram semelhantes, tendo como principais características presença de brilho e partículas, leve cor rósea e aroma e gosto ácidos acentuados As bebidas lácteas BNFi-B e BNFi-E foram semelhantes e possuíam acentuado sabor e aroma artificial de morango e gosto doce Os produtos tiveram aceitação entre 5 e 8 (escala hedônica de 9 pontos) e os mais aceitos foram os iogurtes parcialmente desnatados e as bebidas lácteas fermentadas (média de 93 e 88% de aprovação, respectivamente), seguido pelos iogurtes desnatados (média de 69%) e por último as bebidas lácteas não fermentadas (média de 47%) O Mapa de Preferência indicou cinco grupos de consumidores O grupo mais numeroso (6%) apreciou os produtos fermentados, exceto o iogurte desnatado Id-B, que juntamente com as bebidas lácteas não fermentadas foram menos preferidas Textura, sabor característico de morango, doçura e cor vermelha, foram apontados como atributos sensoriais apreciados pelos consumidores, e cor estranha e opaca, sabor fraco e baixa viscosidade, foram características pouco apreciadas neste tipo de produto As análises de PLS e SIMCA confirmaram as indicações dos consumidores em relação aos atributos sensoriais importantes para aceitação ou rejeição destes produtos lácteos, além de agrupar os produtos de modo semelhante à ACP, respectivamente
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2011.00
2024-05-01T13:17:30Z
2024-05-01T13:17:30Z
30.11.2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11592
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ciência de Alimentos
Centro de Ciências Agrárias
Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823261033234432