Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10089 |
Resumo: | Resumo: Os problemas responsáveis por distanciar o sistema de ensino de seus objetivos, assolam não somente os alunos, mas também o corpo docente, influenciando nos retrocessos educacionais Alguns agravantes como a superlotação das salas vêm impossibilitando ao professor considerar a realidade de todos os alunos, assim como o pouco tempo que o docente dispõe para o preparo das aulas têm representado alguns dos fatores que comprometem o processo de ensino-aprendizagem Nesse âmbito, o presente trabalho propõe uma discussão acerca dos recursos pedagógicos que podem contribuir para a melhora das aulas de Geografia, no sentido de amenizar os problemas vigentes na educação atual No intuito de fundamentar melhorias e levantamentos intrínsecos ao cenário educacional atual, além de um questionário on-line aplicado a professores de Geografia, do ensino básico do Paraná, o trabalho traz em seu bojo a construção do blog intitulado “Oriente Geográfico”, que se revelou como uma grande contribuição às aulas de Geografia No intuito de amparar os docentes nessa perspectiva, além do processo de construção e aplicação do blog, o trabalho buscou apresentar também algumas experiências docentes, através de outras atividades aplicadas como: “quiz” de perguntas e respostas, “maquete” com placas de vidro e uma “viagem virtual”, através da utilização da internet A presente pesquisa foi desenvolvida através de práticas, características de uma pesquisa qualitativa e nos moldes de pesquisa-ação Assim, algumas contribuições se fizeram presentes no que tange à melhoria no ensino |
id |
UEL_c46de822f78322f9ea2006f79d84d83c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/10089 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professorGeografiaBlogsRecursos audiovisuaisBlogsAudio-visual materialsGeographyStudy and teaching - EnvironmentResumo: Os problemas responsáveis por distanciar o sistema de ensino de seus objetivos, assolam não somente os alunos, mas também o corpo docente, influenciando nos retrocessos educacionais Alguns agravantes como a superlotação das salas vêm impossibilitando ao professor considerar a realidade de todos os alunos, assim como o pouco tempo que o docente dispõe para o preparo das aulas têm representado alguns dos fatores que comprometem o processo de ensino-aprendizagem Nesse âmbito, o presente trabalho propõe uma discussão acerca dos recursos pedagógicos que podem contribuir para a melhora das aulas de Geografia, no sentido de amenizar os problemas vigentes na educação atual No intuito de fundamentar melhorias e levantamentos intrínsecos ao cenário educacional atual, além de um questionário on-line aplicado a professores de Geografia, do ensino básico do Paraná, o trabalho traz em seu bojo a construção do blog intitulado “Oriente Geográfico”, que se revelou como uma grande contribuição às aulas de Geografia No intuito de amparar os docentes nessa perspectiva, além do processo de construção e aplicação do blog, o trabalho buscou apresentar também algumas experiências docentes, através de outras atividades aplicadas como: “quiz” de perguntas e respostas, “maquete” com placas de vidro e uma “viagem virtual”, através da utilização da internet A presente pesquisa foi desenvolvida através de práticas, características de uma pesquisa qualitativa e nos moldes de pesquisa-ação Assim, algumas contribuições se fizeram presentes no que tange à melhoria no ensinoDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: The problems responsible for distancing the education system from its objectives, afflict not only the students, but also the teachers, influencing the educational setbacks Some aggravating factors such as the overcrowding of the classrooms have made it impossible for the teacher to consider the reality of all the students, as well as the short time that the teacher has to prepare the classes have represented some of the factors that compromise the teaching-learning process In this context, the present work proposes a discussion about the pedagogical resources that can contribute to the improvement of the Geography classes, in the sense of softening the current problems in the current education In order to base improvements and surveys intrinsic to the current educational scenario, in addition to an online questionnaire applied to Geography teachers, from the basic education of Paraná, the work brings in its building the blog entitled "Geographic East", which Revealed as a great contribution to Geography classes In order to support teachers in this perspective, besides the process of construction and application of the blog, the work also sought to present some teaching experiences, through other applied activities such as: "quiz" questions and answers, "mockup" with glass plates And a "virtual trip" through the use of the internet The present research was developed through practices, characteristics of a qualitative research and in the forms of research-action Thus, some contributions were made with regard to improvement in teachingTorres, Eloiza Cristiane [Orientador]Lopes, Claudivan SanchesVeiga, Léia AparecidaOliveira, Ricardo Souza de2024-05-01T12:14:09Z2024-05-01T12:14:09Z2017.0023.08.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10089porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor |
title |
Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor |
spellingShingle |
Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor Oliveira, Ricardo Souza de Geografia Blogs Recursos audiovisuais Blogs Audio-visual materials Geography Study and teaching - Environment |
title_short |
Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor |
title_full |
Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor |
title_fullStr |
Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor |
title_full_unstemmed |
Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor |
title_sort |
Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor |
author |
Oliveira, Ricardo Souza de |
author_facet |
Oliveira, Ricardo Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Torres, Eloiza Cristiane [Orientador] Lopes, Claudivan Sanches Veiga, Léia Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ricardo Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Blogs Recursos audiovisuais Blogs Audio-visual materials Geography Study and teaching - Environment |
topic |
Geografia Blogs Recursos audiovisuais Blogs Audio-visual materials Geography Study and teaching - Environment |
description |
Resumo: Os problemas responsáveis por distanciar o sistema de ensino de seus objetivos, assolam não somente os alunos, mas também o corpo docente, influenciando nos retrocessos educacionais Alguns agravantes como a superlotação das salas vêm impossibilitando ao professor considerar a realidade de todos os alunos, assim como o pouco tempo que o docente dispõe para o preparo das aulas têm representado alguns dos fatores que comprometem o processo de ensino-aprendizagem Nesse âmbito, o presente trabalho propõe uma discussão acerca dos recursos pedagógicos que podem contribuir para a melhora das aulas de Geografia, no sentido de amenizar os problemas vigentes na educação atual No intuito de fundamentar melhorias e levantamentos intrínsecos ao cenário educacional atual, além de um questionário on-line aplicado a professores de Geografia, do ensino básico do Paraná, o trabalho traz em seu bojo a construção do blog intitulado “Oriente Geográfico”, que se revelou como uma grande contribuição às aulas de Geografia No intuito de amparar os docentes nessa perspectiva, além do processo de construção e aplicação do blog, o trabalho buscou apresentar também algumas experiências docentes, através de outras atividades aplicadas como: “quiz” de perguntas e respostas, “maquete” com placas de vidro e uma “viagem virtual”, através da utilização da internet A presente pesquisa foi desenvolvida através de práticas, características de uma pesquisa qualitativa e nos moldes de pesquisa-ação Assim, algumas contribuições se fizeram presentes no que tange à melhoria no ensino |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017.00 2024-05-01T12:14:09Z 2024-05-01T12:14:09Z 23.08.2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10089 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Geografia Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-graduação em Geografia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823305458253824 |