Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ricardo Souza de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10089
Resumo: Resumo: Os problemas responsáveis por distanciar o sistema de ensino de seus objetivos, assolam não somente os alunos, mas também o corpo docente, influenciando nos retrocessos educacionais Alguns agravantes como a superlotação das salas vêm impossibilitando ao professor considerar a realidade de todos os alunos, assim como o pouco tempo que o docente dispõe para o preparo das aulas têm representado alguns dos fatores que comprometem o processo de ensino-aprendizagem Nesse âmbito, o presente trabalho propõe uma discussão acerca dos recursos pedagógicos que podem contribuir para a melhora das aulas de Geografia, no sentido de amenizar os problemas vigentes na educação atual No intuito de fundamentar melhorias e levantamentos intrínsecos ao cenário educacional atual, além de um questionário on-line aplicado a professores de Geografia, do ensino básico do Paraná, o trabalho traz em seu bojo a construção do blog intitulado “Oriente Geográfico”, que se revelou como uma grande contribuição às aulas de Geografia No intuito de amparar os docentes nessa perspectiva, além do processo de construção e aplicação do blog, o trabalho buscou apresentar também algumas experiências docentes, através de outras atividades aplicadas como: “quiz” de perguntas e respostas, “maquete” com placas de vidro e uma “viagem virtual”, através da utilização da internet A presente pesquisa foi desenvolvida através de práticas, características de uma pesquisa qualitativa e nos moldes de pesquisa-ação Assim, algumas contribuições se fizeram presentes no que tange à melhoria no ensino
id UEL_c46de822f78322f9ea2006f79d84d83c
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/10089
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professorGeografiaBlogsRecursos audiovisuaisBlogsAudio-visual materialsGeographyStudy and teaching - EnvironmentResumo: Os problemas responsáveis por distanciar o sistema de ensino de seus objetivos, assolam não somente os alunos, mas também o corpo docente, influenciando nos retrocessos educacionais Alguns agravantes como a superlotação das salas vêm impossibilitando ao professor considerar a realidade de todos os alunos, assim como o pouco tempo que o docente dispõe para o preparo das aulas têm representado alguns dos fatores que comprometem o processo de ensino-aprendizagem Nesse âmbito, o presente trabalho propõe uma discussão acerca dos recursos pedagógicos que podem contribuir para a melhora das aulas de Geografia, no sentido de amenizar os problemas vigentes na educação atual No intuito de fundamentar melhorias e levantamentos intrínsecos ao cenário educacional atual, além de um questionário on-line aplicado a professores de Geografia, do ensino básico do Paraná, o trabalho traz em seu bojo a construção do blog intitulado “Oriente Geográfico”, que se revelou como uma grande contribuição às aulas de Geografia No intuito de amparar os docentes nessa perspectiva, além do processo de construção e aplicação do blog, o trabalho buscou apresentar também algumas experiências docentes, através de outras atividades aplicadas como: “quiz” de perguntas e respostas, “maquete” com placas de vidro e uma “viagem virtual”, através da utilização da internet A presente pesquisa foi desenvolvida através de práticas, características de uma pesquisa qualitativa e nos moldes de pesquisa-ação Assim, algumas contribuições se fizeram presentes no que tange à melhoria no ensinoDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: The problems responsible for distancing the education system from its objectives, afflict not only the students, but also the teachers, influencing the educational setbacks Some aggravating factors such as the overcrowding of the classrooms have made it impossible for the teacher to consider the reality of all the students, as well as the short time that the teacher has to prepare the classes have represented some of the factors that compromise the teaching-learning process In this context, the present work proposes a discussion about the pedagogical resources that can contribute to the improvement of the Geography classes, in the sense of softening the current problems in the current education In order to base improvements and surveys intrinsic to the current educational scenario, in addition to an online questionnaire applied to Geography teachers, from the basic education of Paraná, the work brings in its building the blog entitled "Geographic East", which Revealed as a great contribution to Geography classes In order to support teachers in this perspective, besides the process of construction and application of the blog, the work also sought to present some teaching experiences, through other applied activities such as: "quiz" questions and answers, "mockup" with glass plates And a "virtual trip" through the use of the internet The present research was developed through practices, characteristics of a qualitative research and in the forms of research-action Thus, some contributions were made with regard to improvement in teachingTorres, Eloiza Cristiane [Orientador]Lopes, Claudivan SanchesVeiga, Léia AparecidaOliveira, Ricardo Souza de2024-05-01T12:14:09Z2024-05-01T12:14:09Z2017.0023.08.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10089porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-graduação em GeografiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:19Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:19Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor
title Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor
spellingShingle Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor
Oliveira, Ricardo Souza de
Geografia
Blogs
Recursos audiovisuais
Blogs
Audio-visual materials
Geography
Study and teaching - Environment
title_short Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor
title_full Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor
title_fullStr Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor
title_full_unstemmed Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor
title_sort Recursos pedagógicos e as aulas de geografia : o blog "Oriente Geográfico" como auxílio ao professor
author Oliveira, Ricardo Souza de
author_facet Oliveira, Ricardo Souza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Eloiza Cristiane [Orientador]
Lopes, Claudivan Sanches
Veiga, Léia Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ricardo Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Blogs
Recursos audiovisuais
Blogs
Audio-visual materials
Geography
Study and teaching - Environment
topic Geografia
Blogs
Recursos audiovisuais
Blogs
Audio-visual materials
Geography
Study and teaching - Environment
description Resumo: Os problemas responsáveis por distanciar o sistema de ensino de seus objetivos, assolam não somente os alunos, mas também o corpo docente, influenciando nos retrocessos educacionais Alguns agravantes como a superlotação das salas vêm impossibilitando ao professor considerar a realidade de todos os alunos, assim como o pouco tempo que o docente dispõe para o preparo das aulas têm representado alguns dos fatores que comprometem o processo de ensino-aprendizagem Nesse âmbito, o presente trabalho propõe uma discussão acerca dos recursos pedagógicos que podem contribuir para a melhora das aulas de Geografia, no sentido de amenizar os problemas vigentes na educação atual No intuito de fundamentar melhorias e levantamentos intrínsecos ao cenário educacional atual, além de um questionário on-line aplicado a professores de Geografia, do ensino básico do Paraná, o trabalho traz em seu bojo a construção do blog intitulado “Oriente Geográfico”, que se revelou como uma grande contribuição às aulas de Geografia No intuito de amparar os docentes nessa perspectiva, além do processo de construção e aplicação do blog, o trabalho buscou apresentar também algumas experiências docentes, através de outras atividades aplicadas como: “quiz” de perguntas e respostas, “maquete” com placas de vidro e uma “viagem virtual”, através da utilização da internet A presente pesquisa foi desenvolvida através de práticas, características de uma pesquisa qualitativa e nos moldes de pesquisa-ação Assim, algumas contribuições se fizeram presentes no que tange à melhoria no ensino
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2017.00
2024-05-01T12:14:09Z
2024-05-01T12:14:09Z
23.08.2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10089
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Geografia
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-graduação em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823305458253824