Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bardaçon, Ana Carolina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8565
Resumo: Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo analisar o desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem, fundamentada na Educação Matemática Realística, para a construção do conjunto dos Números Naturais Para isso, foi realizada uma análise, com base em uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, de uma trajetória de ensino e aprendizagem desenvolvida em uma turma de 3º ano do curso de Licencia-tura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina Este trabalho se desen-volveu no contexto de uma disciplina de Análise Real e contou com a participação de 12 estudantes As análises mostraram que um trabalho com trajetória de ensino de aprendizagem traz contribuições para a formação do professor de matemática e para a dinâmica de sala de aula, por meio do favorecimento de aspectos da Educação Matemática Realística, dentre os mais destacados o princípio da atividade, da intera-tividade e o princípio de níveis
id UEL_c476a1b0e686d523506a1a5b143e513f
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8565
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturaisEducação matemáticaNúmeros naturaisMathematics educationNumbers, NaturalResumo: Esta Dissertação tem como objetivo analisar o desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem, fundamentada na Educação Matemática Realística, para a construção do conjunto dos Números Naturais Para isso, foi realizada uma análise, com base em uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, de uma trajetória de ensino e aprendizagem desenvolvida em uma turma de 3º ano do curso de Licencia-tura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina Este trabalho se desen-volveu no contexto de uma disciplina de Análise Real e contou com a participação de 12 estudantes As análises mostraram que um trabalho com trajetória de ensino de aprendizagem traz contribuições para a formação do professor de matemática e para a dinâmica de sala de aula, por meio do favorecimento de aspectos da Educação Matemática Realística, dentre os mais destacados o princípio da atividade, da intera-tividade e o princípio de níveisDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This dissertation aims to analyze the development of a teaching-learning trajectory, based on Realistic Mathematics Education, for the construction of the set of Natural Numbers For this, an analysis was carried out, based on a qualitative approach of an interpretative nature, of a teaching-learning trajectory developed in a 3rd year class of graduation in Mathematics from the State University of Londrina This work took place in the context of the Real Analysis course and had the participation of 12 students The analyzes showed that a work with a teaching-learning trajectory brings contributions in the mathematics teacher education and in the dynamics of the classroom, by favoring aspects of Realistic Mathematics Education, among the most outstanding the principle of activity, interactivity and the principle of levelsBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Liboni Filho, Paulo AntonioVianna, Carlos RobertoAlmeida, Lourdes Maria Werle deSilva, Gabriel dos Santos eBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Bardaçon, Ana Carolina2024-05-01T11:34:43Z2024-05-01T11:34:43Z2020.0002.03.2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8565porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:59Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8565Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:59Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais
title Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais
spellingShingle Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais
Bardaçon, Ana Carolina
Educação matemática
Números naturais
Mathematics education
Numbers, Natural
title_short Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais
title_full Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais
title_fullStr Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais
title_full_unstemmed Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais
title_sort Análise do desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem para a construção dos números naturais
author Bardaçon, Ana Carolina
author_facet Bardaçon, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Liboni Filho, Paulo Antonio
Vianna, Carlos Roberto
Almeida, Lourdes Maria Werle de
Silva, Gabriel dos Santos e
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Bardaçon, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Números naturais
Mathematics education
Numbers, Natural
topic Educação matemática
Números naturais
Mathematics education
Numbers, Natural
description Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo analisar o desenvolvimento de uma trajetória de ensino e aprendizagem, fundamentada na Educação Matemática Realística, para a construção do conjunto dos Números Naturais Para isso, foi realizada uma análise, com base em uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, de uma trajetória de ensino e aprendizagem desenvolvida em uma turma de 3º ano do curso de Licencia-tura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina Este trabalho se desen-volveu no contexto de uma disciplina de Análise Real e contou com a participação de 12 estudantes As análises mostraram que um trabalho com trajetória de ensino de aprendizagem traz contribuições para a formação do professor de matemática e para a dinâmica de sala de aula, por meio do favorecimento de aspectos da Educação Matemática Realística, dentre os mais destacados o princípio da atividade, da intera-tividade e o princípio de níveis
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 02.03.2020
2020.00
2024-05-01T11:34:43Z
2024-05-01T11:34:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8565
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823272735342592