O estágio supervisionado em educação física e letras-português da UEL : desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horiye, Erik Yudi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16407
Resumo: Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo central investigar as dificuldades encontradas durante a realização do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em Educação Física e Letras-Português da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Foi analisada à organização do estágio curricular identificando os elementos que aproximam/distanciam a formação acadêmica da prática pedagógica propondo subsídios para reflexões críticas que favoreçam a articulação entre teoria e prática na formação dos futuros professores O trabalho se justificou tendo em vista a importância do estágio curricular obrigatório nos cursos de licenciatura para a formação de professores visando melhor formação para a futura atuação nos campos educacionais O percurso metodológico da pesquisa caracterizou-se por descritiva qualitativa, tendo como fundamentação teórica a produção do conhecimento sobre o Estágio Supervisionado no contexto da formação de professores (Bernadete Gatti, Dermeval Saviani e Newton Duarte) as legislações vigentes à prática legal do estágio curricular (CNE/CP 1/22, CNE/CP 2/22 e Lei nº 11788/28), os currículos (Nereide Saviani e Michael Apple) dos cursos de licenciatura em relação à organização do estágio e a sua articulação com as demais disciplinas Em seguida, aplicou-se um questionário aos estudantes do 4ª ano, do período diurno e noturno das duas licenciaturas, com questões objetivas e dissertativas Após a tabulação destes dados, foi realizada uma entrevista com o coordenador de estágio de ambos os cursos As conclusões finais deste estudo apontam que, segundo as vozes dos estudantes e dos coordenadores de estágio, a realidade nas duas licenciaturas se aproxima por estarem inseridos na mesma conjuntura social, política e econômica O maior desafio encontrado pelos estagiários é a aproximação das disciplinas estudadas durante o curso com a realidade escolar, indicando um distanciamento entre a universidade e a escola Assim, faz-se necessário maior aproximação entre as duas realidades, compreendendo a responsabilidade com a formação do futuro professor
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present research had the main objective to investigate the difficulties encountered during the supervised internship in the undergraduate courses in Physical Education and Portuguese Letters of the State University of Londrina (UEL) It was analyzed the organization of the curricular internship identifying the elements that approach / distance the academic formation of the pedagogical practice proposing subsidies for critical reflections that favor the articulation between theory and practice in the formation of future teachers The work was justified in view of the importance of the compulsory curricular traineeship in the undergraduate courses for the training of teachers aiming at better training for the future performance in the educational fields The methodological course of the research was characterized by a qualitative description, based on the theoretical basis for the production of knowledge about the Supervised Internship in the context of teacher training (Bernadete Gatti, Dermeval Saviani and Newton Duarte) CNE / CP 1/22, CNE / CP 2/22 and Law 11788 / 28), the curriculum (Nereide Saviani and Michael Apple) of the degree courses in relation to the organization of the internship and its articulation with the other disciplines Then, a questionnaire was applied to the students of the 4th year, of the day and night period of the two degrees, with objective and dissertative questions After the tabulation of these data, an interview was conducted with the stage coordinator of both courses The final conclusions of this study point out that, according to the voices of the students and of the internship coordinators, the reality in both degrees comes close because they are inserted in the same social, political and economic conjuncture The greatest challenge encountered by trainees is the approximation of the subjects studied during the course with the school reality, indicating a distance between the university and the school Thus, a closer approximation between the two realities is necessary, including responsibility for the formation of the future teacherSantana, Andréia da Cunha Malheiros [Orientador]Honorato, TonyRothen, José CarlosHoriye, Erik Yudi2024-05-01T15:07:29Z2024-05-01T15:07:29Z2018.0022.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16407porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:17Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:17Repositório Institucional da UEL - 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