A caracterização dos objetos virtuais de aprendizado como recurso informacional : um estudo sobre a recuperação da informação na educação à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perfetto, Fábio Viana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9212
Resumo: Resumo: A Educação à Distância se consolida como uma metodologia de ensino que está cada vez mais presente em nosso meio, mas que traz algumas mudanças fundamentais em relação à educação presencial A utilização de materiais didáticos que foram desenvolvidos para uma aula expositiva onde o professor era o elemento central do processo de ensino-aprendizagem, não se adéqua as necessidades de uma educação à distância que é permeada por recursos tecnológicos e que tem como característica a necessidade de implementar um processo de interatividade entre aluno-professor Os Objetos Virtuais de Aprendizado (OVA) se propõem a fornecer os elementos necessários para uma aula mais dinâmica e interativa, que prenda a atenção dos alunos O presente estudo teve como objetivo analisar os Objetos Virtuais de Aprendizado como um recurso informacional que carrega uma carga de informação necessária para a composição de um material didático O processo de recuperação deste recurso informacional, é objeto de interesse para a Ciência da Informação, identificando como é feito o uso de metadados para a realização da recuperação da informação Identificar as dificuldades inerentes a este processo pode contribuir para a melhoria deste processo A metodologia escolhida para a pesquisa possui uma abordagem qualitativa descritiva que usa como instrumento de pesquisa uma entrevista semiestruturada, que foi aplicada em um grupo de professores de uma instituição de ensino superior, buscando identificar as práticas de uso e reuso dos objetos virtuais de aprendizado A partir da descrição dos resultados foi possível constatar a adesão dos professores ao uso de recursos informacionais na confecção do material didático de uma forma intuitiva, foi constatado também que os professores buscam estes recursos informacionais na internet e tem grande dificuldade no uso dos metadados Foi possível Identificar que existe uma resistência ao compartilhamento das aulas e dos objetos virtuais de aprendizados que são criados por estes mesmos professores O reuso é bem aceito, mas a recuperação da informação causa desgaste nos professores
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: The distance Education is consolidated as a methodology of teaching that is increasingly present in our environment, but that brings some fundamental changes in relation to face-to-face education The use of didactic materials that were developed for an expositive class where the teacher was the central element of the teaching-learning process, does not fit the needs of a distance education that is permeated by technological resources and that has as characteristic the necessity of to implement a process of interactivity between student and teacher The virtual Learning Objects (OVA) aim to provide the elements necessary for a more dynamic and interactive class, that hold students' attention The present study aimed to analyze the Virtual Learning Objects as an information resource, which carries a load of information necessary for the composition of didactic material The process of retrieval of this informational resource is an object of interest for Information Science, identifying how the use of metadata for the accomplishment of information retrieval is made Identifying the difficulties inherent to this process can contribute to the improvement of this process The methodology chosen for the research has a descriptive qualitative approach that uses as a research instrument a semi structured interview, which was applied in a group of teachers of a higher education institution, seeking to identify the practices of use and reuse of virtual learning objects From the description of the results, it was possible to verify the teachers' adherence to the use of information resources in the preparation of the didactic material in an intuitive way, it was also verified that the teachers search these informational resources in the internet and have great difficulty in the use of the metadata It was possible to identify that there is resistance to the sharing of lessons and virtual learning objects that are created by these same teachers Reuse is well accepted, but the recovery of information causes wear and tear on teachersAlbuquerque, Ana Cristina de [Orientador]Cervantes, Brígida Maria NogueiraGonçalez, Paula Regina Ventura AmorimPerfetto, Fábio Viana2024-05-01T11:52:02Z2024-05-01T11:52:02Z2017.0001.08.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9212porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:36:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9212Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:36:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - 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