A apropriação do cristianismo no mangá: uma análise de Devilman (1972-1973) a partir das religiões no Japão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17301 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto as apropriações do cristianismo que autores realizam para criarem mangás, como são chamadas as histórias em quadrinhos japonesas. Para tal, do ponto de vista teórico, a análise é baseada no conceito de apropriação a partir das leituras de Michel de Certeau sobre a cultura, em especial de como os agentes históricos subvertem as estruturas estratégicas, tais como da religião, para criar algo ordinariamente novo. Os objetivos desta investigação são identificar como estas apropriações são feitas, quais os propósitos narrativos, estéticos e discursivos dos autores e como a religiosidade japonesa do pós-guerra influencia no desenvolvimento deste produto cultural. A fonte histórica escolhida foi o mangá Devilman, escrito e desenhado por Go Nagai entre os anos de 1972 e 1973, quadrinho no qual um adolescente se transforma em um herói meio-demônio, meio-humano e luta contra demônios. Também será feita uma análise da pluralidade religiosa japonesa contemporânea, assim como um panorama geral do papel do cristianismo na história japonesa. Da perspectiva metodológica, serão feitas reflexões sobre o uso do mangá como fonte histórica, demonstrando as principais características dessa linguagem, como as pesquisas em História trabalham com essa fonte e um levantamento da produção acadêmica sobre ela. Entre as discussões, é possível ressaltar que a cultura religiosa nipônica, que é pluralista e pouco dogmática, bem como as características próprias dos quadrinhos japoneses e contexto histórico-social influenciam os autores de mangá a referenciarem o cristianismo de forma particular. Eles apropriam-se de temas desta religião para abordar assuntos diversos a partir de uma perspectiva e linguagem japonesa e, principalmente, para criar um mundo novo. Para isso, recriam as religiões de acordo com as próprias intencionalidades. |
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A apropriação do cristianismo no mangá: uma análise de Devilman (1972-1973) a partir das religiões no JapãoChristianity in post-war manga: an analysis of Devilman (1972-1973) from the perspective of Japanese religiosityMangáReligiãoReligiosidadeDevilmanGo NagaiReligiosidade JaponesaCristianismo no JapãoEstudos JaponesesCiências Humanas - HistóriaMangaReligionReligiosityDevilmanGo NagaiJapanese ReligiosityChristianity in JapanJapanese StudiesEsta pesquisa tem como objeto as apropriações do cristianismo que autores realizam para criarem mangás, como são chamadas as histórias em quadrinhos japonesas. Para tal, do ponto de vista teórico, a análise é baseada no conceito de apropriação a partir das leituras de Michel de Certeau sobre a cultura, em especial de como os agentes históricos subvertem as estruturas estratégicas, tais como da religião, para criar algo ordinariamente novo. Os objetivos desta investigação são identificar como estas apropriações são feitas, quais os propósitos narrativos, estéticos e discursivos dos autores e como a religiosidade japonesa do pós-guerra influencia no desenvolvimento deste produto cultural. A fonte histórica escolhida foi o mangá Devilman, escrito e desenhado por Go Nagai entre os anos de 1972 e 1973, quadrinho no qual um adolescente se transforma em um herói meio-demônio, meio-humano e luta contra demônios. Também será feita uma análise da pluralidade religiosa japonesa contemporânea, assim como um panorama geral do papel do cristianismo na história japonesa. Da perspectiva metodológica, serão feitas reflexões sobre o uso do mangá como fonte histórica, demonstrando as principais características dessa linguagem, como as pesquisas em História trabalham com essa fonte e um levantamento da produção acadêmica sobre ela. Entre as discussões, é possível ressaltar que a cultura religiosa nipônica, que é pluralista e pouco dogmática, bem como as características próprias dos quadrinhos japoneses e contexto histórico-social influenciam os autores de mangá a referenciarem o cristianismo de forma particular. Eles apropriam-se de temas desta religião para abordar assuntos diversos a partir de uma perspectiva e linguagem japonesa e, principalmente, para criar um mundo novo. Para isso, recriam as religiões de acordo com as próprias intencionalidades.This research focuses on the appropriations of Christianity that authors use to create manga, which are the Japanese comics. The theoretical analysis is based on Michel de Certeau's concept of appropriation from his readings on culture, especially on how historical agents subvert strategic structures, such as religion, to create something new. The objectives of this investigation are to identify how these appropriations are made, what are the narrative, aesthetic, and discursive purposes of the authors, and how post-war Japanese religiosity influences the development of this cultural product. The chosen source is the manga Devilman, written and illustrated by Go Nagai between 1972 and 1973, in which a teenager transforms into a hero who is half-demon, half-human and fights against demons. The research also includes an analysis of contemporary Japanese religious plurality, as well as an overview of the role of Christianity in Japanese history. Methodologically, reflections will be made on the use of manga as a historical source, demonstrating the main characteristics of this language, how History research works with this source, and a survey of the academic production about it. Among the discussions, it is possible to emphasize that the plural and non-dogmatic Japanese religious culture, as well as the unique characteristics of Japanese comics and the historical-social context, influence manga authors to reference Christianity in a particular way. They appropriate elements of this religion to approach various themes from a Japanese perspective and language and, above all, to create a new world. For this, they recreate religions according to their own intentions.André, Richard GonçalvesVisalli, Angelita MarquesLuyten, Sônia Maria BibeSato, Thiago Tomoaky dos Santos2024-08-26T17:29:33Z2024-08-26T17:29:33Z2023-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17301porCLCH - Departamento de HistóriaPrograma de Pós-Graduação em História SocialUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina178 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-27T06:06:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-27T06:06:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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