Visões do instável : um passeio pelos recortes de Casos e impressões, de Adelino Magalhães
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10571 |
Resumo: | Resumo: A obra Casos e Impressões (1916), de Adelino Magalhães (1887-1969), é o livro de estréia desse escritor fluminense O trabalho visa estabelecer uma relação entre a função do recorte, noção cara ao gênero conto por partir da idéia de limite e condensação, com as divisões que compõem o livro Para tal, o estudo priorizará uma discussão a respeito do ato de selecionar um recorte através da análise das cenas nucleares dos contos Tendo em vista que o recorte nessa obra é ora transportado da realidade objetiva para a narração intimista e muitas vezes memorialista e ora mantém como ponto de partida os problemas sociais do Rio de Janeiro do começo do século passado Assim, essas duas características presentes em Casos e Impressões fornecem dupla análise para a construção dos contos A primeira, seria a vinculação de elementos mais subjetivos nas histórias, afastando-as das regras tradicionais do conto; a segunda, uma produção mais de acordo com os modelos tradicionais Em ambos os casos, no entanto, Magalhães elege como recorte um episódio sintético e bem delimitado Nessa direção, ao escolher trabalhar com a noção de recorte nos contos de Casos e Impressões, teve-se a intenção de verificar esse encontro entre o tradicional e o inovador dentro da primeira produção do escritor |
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Visões do instável : um passeio pelos recortes de Casos e impressões, de Adelino MagalhãesContos brasileirosHistória e críticaImpressionismoTalesShort stories, brazilianHistory and criticismResumo: A obra Casos e Impressões (1916), de Adelino Magalhães (1887-1969), é o livro de estréia desse escritor fluminense O trabalho visa estabelecer uma relação entre a função do recorte, noção cara ao gênero conto por partir da idéia de limite e condensação, com as divisões que compõem o livro Para tal, o estudo priorizará uma discussão a respeito do ato de selecionar um recorte através da análise das cenas nucleares dos contos Tendo em vista que o recorte nessa obra é ora transportado da realidade objetiva para a narração intimista e muitas vezes memorialista e ora mantém como ponto de partida os problemas sociais do Rio de Janeiro do começo do século passado Assim, essas duas características presentes em Casos e Impressões fornecem dupla análise para a construção dos contos A primeira, seria a vinculação de elementos mais subjetivos nas histórias, afastando-as das regras tradicionais do conto; a segunda, uma produção mais de acordo com os modelos tradicionais Em ambos os casos, no entanto, Magalhães elege como recorte um episódio sintético e bem delimitado Nessa direção, ao escolher trabalhar com a noção de recorte nos contos de Casos e Impressões, teve-se a intenção de verificar esse encontro entre o tradicional e o inovador dentro da primeira produção do escritorDissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The work Casos e Impressões (1916), by Adelino Magalhães (1887-1969), is the first book by this fluminense writer The work seeks to establish a relationship between fragmentation, notion given to the short story genre since it carries with it the idea of limit and condensation, with the sections that compose the book To do so, this study will prioritize a discussion about the act of selecting a fragment through the analysis of the short story’s central scenes, keeping in mind that the fragment in this book is sometimes transported from objective reality to intimate, and often times based on memoirs, narrative and uses Rio de Janeiro’s social problems from the beginning of last century as a starting point These two characteristics present in Casos e Impressões supply a double analysis for the construction of the short stories The first would be the entailment of the story’s most subjective elements, distancing them from traditional short stories rules; the second, a production in harmony with traditional models In both cases, however, Magalhães chooses a synthetic and well delimited episode as a fragment In this direction, by choosing to work with the notion of fragmentation in the short stories of Casos e Impressões, the intention was to verify the encounter between the traditional and the innovative within the writer’s first productionSimon, Luiz Carlos Santos [Orientador]Gens Filho, ArmandoCorrêa, Alamir AquinoBichuette, Stela de Castro2024-05-01T12:44:58Z2024-05-01T12:44:58Z2006.0028.03.2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10571porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10571Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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