[Carto]grafias do lugar : a cidade de Figueira/PR na geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puchalski, Silvana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13137
Resumo: Resumo: Diante do atual cenário mundial globalizado que se faz presente, cada vez mais nas sociedades, há a necessidade de se resgatar os valores e significados do lugar A pesquisa objetiva discutir o desenvolvimento do município de Figueira, Paraná, em torno da atividade carbonífera, como estratégia de abordagem do lugar na Geografia Escolar Apoiada na Geografia Humanista de base fenomenológica, investigamos as relações entre os figueirenses e a cidade como o seu lugar no mundo, cumprindo o objetivo de apresentar o lugar-cidade a partir da expressão de seus jovens moradores, cujos laços de afetividade podem ser um caminho para a valorização do lugar de vivência A partir do imaginário urbano dos estudantes, colaboradores da pesquisa, elucidamos como estes reconhecem o lugar que habitam e quais as suas expectativas, ligações e distanciamentos em relação à cidade A problemática que moveu esta pesquisa é: como a cidade de Figueira-PR é vista, percebida e experienciada pelos estudantes dentre suas várias significações? Como possibilitar ao estudante uma compreensão do seu espaço vivido? A pesquisa pautou-se na metodologia de pesquisa participativa, do tipo qualitativa, tendo como colaboradores os estudantes do 2°ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Anita Aldeti Pacheco, em Figueira-PR A técnica de pesquisa envolveu rodas de conversa com perguntas abertas, além da observação de fotografias antigas e atuais da cidade para serem interpretadas pelos estudantes Assim, foi possível organizar uma base de informações a respeito das diferentes percepções sobre a cidade por meio da ressignificação dos lugares de vivência dos estudantes Como resultado foi elaborada uma proposta de intervenção com o objetivo de cartografar o lugar-Figueira com base no conhecimento da experiência, mas sem descuidar dos saberes formais sistematizados sobre a cidade A partir desse material, realizamos uma proposta para a construção do Atlas Escolar do Munícipio de Figueira, composto por mapas temáticos, textos poéticos, croquis e desenhos Concluímos que é necessário um (re)conhecimento do lugar vivido por parte dos estudantes tendo em vista que a escola deve ser a ponte entre os jovens, o lugar vivido e a sua apropriação significativa, tendo no Atlas Escolar Municipal um recurso metodológico norteador do conhecimento
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Como possibilitar ao estudante uma compreensão do seu espaço vivido? A pesquisa pautou-se na metodologia de pesquisa participativa, do tipo qualitativa, tendo como colaboradores os estudantes do 2°ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Anita Aldeti Pacheco, em Figueira-PR A técnica de pesquisa envolveu rodas de conversa com perguntas abertas, além da observação de fotografias antigas e atuais da cidade para serem interpretadas pelos estudantes Assim, foi possível organizar uma base de informações a respeito das diferentes percepções sobre a cidade por meio da ressignificação dos lugares de vivência dos estudantes Como resultado foi elaborada uma proposta de intervenção com o objetivo de cartografar o lugar-Figueira com base no conhecimento da experiência, mas sem descuidar dos saberes formais sistematizados sobre a cidade A partir desse material, realizamos uma proposta para a construção do Atlas Escolar do Munícipio de Figueira, composto por mapas temáticos, textos poéticos, croquis e desenhos Concluímos que é necessário um (re)conhecimento do lugar vivido por parte dos estudantes tendo em vista que a escola deve ser a ponte entre os jovens, o lugar vivido e a sua apropriação significativa, tendo no Atlas Escolar Municipal um recurso metodológico norteador do conhecimentoDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em GeografiaAbstract: Given the current globalized world scenario that is increasingly present in societies, there is a need to rescue the values and meanings of the place The research aims to discuss the development of the town called Figueira, Paraná, around the coal activity, as a strategy to approach the place in Schoolar Geography Supported by the Humanist Geography on the phenomenological base, the relationship between the Figueirenses and the town is investigated as their place in the world, fulfilling the objective of presenting the place-town from the expression of its young residents, whose ties of affection can be a way of valorization of the place of experience From the urban imagination of the students, collaborators of the research, we sought to elucidate how they recognize the place they inhabit and what their expectations, connections and distances in relation to the town The problem addressed to this research is: how is the town of Figueira-PR seen, perceived and experienced by students among its various meanings? How to enable the student an understanding of their lived space? The research was based on the participatory research methodology, qualitative type, having as collaborators the students of the 2nd year High School from Colégio Estadual Anita Aldeti Pacheco (Anita Aldeti Pacheco State School) in Figueira-PR The research technique involved conversation circles with open-ended questions, as well as the observation of old and current photographs of the city to be interpreted by students Thus, it was possible to organize an information base about the different perceptions about the town, through the reframing of the students' places of experience As a result, an intervention proposal was elaborated with the objective of mapping the place-Figueira based on the knowledge of the experience, but without neglecting the systematic formal knowledge about the town From this material, a proposal is made for the construction of the Atlas Escolar do Munícipio de Figueira (Schoolar Atlas of Figueira), consisting of thematic maps, poetic texts, sketches and drawings It is concluded that it is necessary a (re)construction of knowledge of the place lived by the students considering that the school should be the bridge between young people, lived, experienced and inhabited place and its significant appropriation, having the Atlas Escolar do Munícipio de Figueira as a methodological resource for guided knowledgeMoura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]Pereira, Adriana Castreghini de FreitasRodrigues, João Osvaldo NunesPuchalski, Silvana2024-05-01T14:07:56Z2024-05-01T14:07:56Z2019.0011.12.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13137porMestradoGeografiaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:47:29Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13137Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:47:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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