A variação linguística na aula de língua espanhola : alguns olhares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantoani, Vanessa Cruz
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13944
Resumo: Resumo: Tendo em vista a língua e sua relação com a sociedade, esta pesquisa possui como aporte teórico a Sociolinguística Educacional, proposta por Bortoni-Ricardo (25) que visa contribuir com estudos relacionados à língua e ao ensino Desse modo, o presente trabalho objetiva verificar se, na aula de Língua Espanhola, professores atuantes na Rede Estadual de Ensino de Londrina e de Apucarana e professores em formação (acadêmicos dos quartos anos de Letras Espanhol de duas IES do norte do Paraná) abordam o conteúdo variação linguística e por quais motivos Para tanto, apresentamos alguns dados específicos da variação geográfica da Língua Espanhola, observamos e descrevemos as crenças e atitudes referentes a variedade a ser abordada em sala de aula, valendo-nos das considerações de estudiosos da área como Lambert e Lambert (1975), Camacho (1988; 21), López Morales (1993), Moreno Fernández (2), Barcelos (24; 27), Villalba (213) e Cyranka (214a; 214b) para fundamentarmos nosso trabalho Analisamos as ementas das disciplinas das universidades a fim de descrever a presença do conteúdo “variação linguística” na formação dos professores de Língua Espanhola, além de formular e aplicar dois questionários aos participantes da pesquisa (discentes das graduações da UEL e Unespar, campus de Apucarana, e docentes em exercício da profissão) Algumas crenças e atitudes linguísticas a respeito da abordagem da variação da Língua Espanhola foram identificadas nas respostas obtidas aos questionários aplicados, evidenciando, assim, a necessidade de uma maior reflexão e conscientização dos futuros professores e dos professores atuantes a fim de que haja uma Pedagogia da Variação Linguística (FARACO, 28), respeitando as variedades, de forma que o aprendiz do idioma entenda que não há um modo mais correto de falar
id UEL_c99e154c0989c32e38528a9cdbb177c7
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13944
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling A variação linguística na aula de língua espanhola : alguns olharesLíngua espanholaEstudo e ensinoLíngua espanholaVariaçãoSociolinguísticaSpanish languageSpanish languageSociolinguisticsVariationStudy and teachingResumo: Tendo em vista a língua e sua relação com a sociedade, esta pesquisa possui como aporte teórico a Sociolinguística Educacional, proposta por Bortoni-Ricardo (25) que visa contribuir com estudos relacionados à língua e ao ensino Desse modo, o presente trabalho objetiva verificar se, na aula de Língua Espanhola, professores atuantes na Rede Estadual de Ensino de Londrina e de Apucarana e professores em formação (acadêmicos dos quartos anos de Letras Espanhol de duas IES do norte do Paraná) abordam o conteúdo variação linguística e por quais motivos Para tanto, apresentamos alguns dados específicos da variação geográfica da Língua Espanhola, observamos e descrevemos as crenças e atitudes referentes a variedade a ser abordada em sala de aula, valendo-nos das considerações de estudiosos da área como Lambert e Lambert (1975), Camacho (1988; 21), López Morales (1993), Moreno Fernández (2), Barcelos (24; 27), Villalba (213) e Cyranka (214a; 214b) para fundamentarmos nosso trabalho Analisamos as ementas das disciplinas das universidades a fim de descrever a presença do conteúdo “variação linguística” na formação dos professores de Língua Espanhola, além de formular e aplicar dois questionários aos participantes da pesquisa (discentes das graduações da UEL e Unespar, campus de Apucarana, e docentes em exercício da profissão) Algumas crenças e atitudes linguísticas a respeito da abordagem da variação da Língua Espanhola foram identificadas nas respostas obtidas aos questionários aplicados, evidenciando, assim, a necessidade de uma maior reflexão e conscientização dos futuros professores e dos professores atuantes a fim de que haja uma Pedagogia da Variação Linguística (FARACO, 28), respeitando as variedades, de forma que o aprendiz do idioma entenda que não há um modo mais correto de falarDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Given the relationship between the language and society, this research has theoretical contribution from the Educational Sociolinguistic proposed by Bortoni-Ricardo (25), which aims to contribute to studies related to language and teaching Therefore, the present work aims to verify whether (in Spanish language class) lecturers working on State Network of Education of Londrina and Apucarana as well as undergraduate lecturers (fourth year students of Spanish language course in two Superior Educational Institutes in north of Paraná) approach the linguistic variation and for what reasons Consequently, we present some specific data on the geographical variation of Spanish Language We also observe and describe the beliefs and attitudes referring to the variety to be approached in the classroom, to base our work according to scholars in the field such as Lambert and Lambert (1975), Camacho (1988; 21), López Morales (1993), Moreno Fernández (2), Barcelos (24; 27), Villalba (213) and Cyranka (214a; 214b) We therefore analysed the subjects menu of the universities in order to describe the presence of the “linguistic variation” in the formation of lecturers of Spanish Language Moreover we formulate and applied two questionnaires to the subjects taking part in the research (undergraduation students of State University of Londrina and Unespar, campus of Apucarana, and active current lecturers) Some beliefs and linguistic attitudes in respect of the approach of Spanish Language variation were identified in the answers obtained with the applied questionnaires, evidencing the necessity of a better reflexion and awareness of future lecturers and current lecturers in order to have a Pedagogy of Linguistic Variation (FARACO, 28), respecting the varieties, in order that the learner of the language understands that there is no mode more correct to speakBaronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]Guidotti, Arelis Felipe OrtigozaAltino, Fabiane CristinaMantoani, Vanessa Cruz2024-05-01T14:21:30Z2024-05-01T14:21:30Z2018.0005.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13944porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13944Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv A variação linguística na aula de língua espanhola : alguns olhares
title A variação linguística na aula de língua espanhola : alguns olhares
spellingShingle A variação linguística na aula de língua espanhola : alguns olhares
Mantoani, Vanessa Cruz
Língua espanhola
Estudo e ensino
Língua espanhola
Variação
Sociolinguística
Spanish language
Spanish language
Sociolinguistics
Variation
Study and teaching
title_short A variação linguística na aula de língua espanhola : alguns olhares
title_full A variação linguística na aula de língua espanhola : alguns olhares
title_fullStr A variação linguística na aula de língua espanhola : alguns olhares
title_full_unstemmed A variação linguística na aula de língua espanhola : alguns olhares
title_sort A variação linguística na aula de língua espanhola : alguns olhares
author Mantoani, Vanessa Cruz
author_facet Mantoani, Vanessa Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]
Guidotti, Arelis Felipe Ortigoza
Altino, Fabiane Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantoani, Vanessa Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola
Estudo e ensino
Língua espanhola
Variação
Sociolinguística
Spanish language
Spanish language
Sociolinguistics
Variation
Study and teaching
topic Língua espanhola
Estudo e ensino
Língua espanhola
Variação
Sociolinguística
Spanish language
Spanish language
Sociolinguistics
Variation
Study and teaching
description Resumo: Tendo em vista a língua e sua relação com a sociedade, esta pesquisa possui como aporte teórico a Sociolinguística Educacional, proposta por Bortoni-Ricardo (25) que visa contribuir com estudos relacionados à língua e ao ensino Desse modo, o presente trabalho objetiva verificar se, na aula de Língua Espanhola, professores atuantes na Rede Estadual de Ensino de Londrina e de Apucarana e professores em formação (acadêmicos dos quartos anos de Letras Espanhol de duas IES do norte do Paraná) abordam o conteúdo variação linguística e por quais motivos Para tanto, apresentamos alguns dados específicos da variação geográfica da Língua Espanhola, observamos e descrevemos as crenças e atitudes referentes a variedade a ser abordada em sala de aula, valendo-nos das considerações de estudiosos da área como Lambert e Lambert (1975), Camacho (1988; 21), López Morales (1993), Moreno Fernández (2), Barcelos (24; 27), Villalba (213) e Cyranka (214a; 214b) para fundamentarmos nosso trabalho Analisamos as ementas das disciplinas das universidades a fim de descrever a presença do conteúdo “variação linguística” na formação dos professores de Língua Espanhola, além de formular e aplicar dois questionários aos participantes da pesquisa (discentes das graduações da UEL e Unespar, campus de Apucarana, e docentes em exercício da profissão) Algumas crenças e atitudes linguísticas a respeito da abordagem da variação da Língua Espanhola foram identificadas nas respostas obtidas aos questionários aplicados, evidenciando, assim, a necessidade de uma maior reflexão e conscientização dos futuros professores e dos professores atuantes a fim de que haja uma Pedagogia da Variação Linguística (FARACO, 28), respeitando as variedades, de forma que o aprendiz do idioma entenda que não há um modo mais correto de falar
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 05.02.2018
2018.00
2024-05-01T14:21:30Z
2024-05-01T14:21:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13944
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Estudos da Linguagem
Centro de Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823286945644544