A dimensão ética na elaboração de relatórios sociais : reflexões sobre o cotidiano profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15295 |
Resumo: | Resumo: Refletir sobre um exercício profissional que se constitua a partir de uma relação dialética entre trabalho consciente e os constrangimentos decorrentes do trabalho alienado torna-se um grande desafio no cotidiano profissional do assistente social Uma possibilidade concreta que se coloca nesse aspecto insuprimível da vida social – cotidianidade – é a ética, porque possibilita a passagem das experiências vividas sob a moralidade rígida, repetitiva e muitas vezes avessa ao humano-genérico, para uma postura reflexiva diante desta Neste sentido, o objetivo do estudo é analisar a dimensão ética quando da elaboração dos relatórios sociais construídos no cotidiano de uma instituição que executa a medida socioeducativa de internação A elaboração deste instrumental ocupa centralidade na vida laborativa dos assistentes sociais inseridos na área sociojurídica, e, ao mesmo tempo, define a vida de indivíduos sociais que, como muitos, sofrem o processo de desumanização decorrente da sociedade fundada na propriedade privada Para subsidiar a análise do objeto de pesquisa – a dimensão ética na elaboração dos relatórios sociais – recorre-se ao uso da pesquisa documental, que tem como fonte de coleta de dados, os relatórios produzidos por assistentes sociais inseridos no Centro de Socioeducação O texto apresentado se organiza em duas seções Na primeira, realizam-se apontamentos acerca da dimensão ética no cotidiano profissional e os desafios do projeto profissional do assistente social, a partir da tensa relação instituída por processos de alienação Na segunda seção, procura-se compreender a particularidade do exercício profissional na área sociojurídica a partir de uma de suas contradições constitutivas: disciplinamento social e a afirmação dos direitos humanos Conclui-se que, o exercício profissional do assistente social no momento de elaboração do relatório social apresenta-se com alguns limites A alusão à base material, sobretudo da sociabilidade burguesa presente na tessitura das relações sociais estabelecidas pelos adolescentes que cometeram atos infracionais, se dá apenas a manifestações empíricas que não a revelam e que, ao contrário, a oculta Conclui-se também que, o “CENSE tem classe”, pois as informações trazidas pela pesquisa revelam situações de total desproteção social e barbárie vivida pelos adolescentes e suas famílias, antes do ingresso na instituição; o acesso à proteção social praticamente inexiste; a violência interpessoal, intrafamiliar e judicial, são as tônicas das histórias sociais relatadas pelos profissionais nos relatórios Por fim, evidencia que há uma complexa relação entre os objetivos profissionais e os objetivos institucionais; por um lado, há uma interpretação institucional alicerçada na proposta da socioeducação, que em consequência, subalterniza a interpretação de responsabilização penal juvenil e contribui, assim, para reiterar uma imagem do Estatuto da Criança e do Adolescente que disfarça a natureza e a finalidade punitiva das medidas socioeducativas; por outro, valores do projeto profissional que sedimenta alicerces teórico-metodológicos, na perspectiva crítica da realidade social, não podem ser obscurecidos diante dos processos de universalização da alienação ocorridos no cotidiano Tal prerrogativa é fundamental para garantia de que ações profissionais - e, entre elas atribuições privativas como a construção de laudos, pareceres e relatórios sociais- sejam orientadas pela reflexão ética |
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A dimensão ética na elaboração de relatórios sociais : reflexões sobre o cotidiano profissionalAssistentes sociaisPrática profissionalAssistentes sociaisRelatóriosÉticaEthicsProfessional practiceSocial workersResumo: Refletir sobre um exercício profissional que se constitua a partir de uma relação dialética entre trabalho consciente e os constrangimentos decorrentes do trabalho alienado torna-se um grande desafio no cotidiano profissional do assistente social Uma possibilidade concreta que se coloca nesse aspecto insuprimível da vida social – cotidianidade – é a ética, porque possibilita a passagem das experiências vividas sob a moralidade rígida, repetitiva e muitas vezes avessa ao humano-genérico, para uma postura reflexiva diante desta Neste sentido, o objetivo do estudo é analisar a dimensão ética quando da elaboração dos relatórios sociais construídos no cotidiano de uma instituição que executa a medida socioeducativa de internação A elaboração deste instrumental ocupa centralidade na vida laborativa dos assistentes sociais inseridos na área sociojurídica, e, ao mesmo tempo, define a vida de indivíduos sociais que, como muitos, sofrem o processo de desumanização decorrente da sociedade fundada na propriedade privada Para subsidiar a análise do objeto de pesquisa – a dimensão ética na elaboração dos relatórios sociais – recorre-se ao uso da pesquisa documental, que tem como fonte de coleta de dados, os relatórios produzidos por assistentes sociais inseridos no Centro de Socioeducação O texto apresentado se organiza em duas seções Na primeira, realizam-se apontamentos acerca da dimensão ética no cotidiano profissional e os desafios do projeto profissional do assistente social, a partir da tensa relação instituída por processos de alienação Na segunda seção, procura-se compreender a particularidade do exercício profissional na área sociojurídica a partir de uma de suas contradições constitutivas: disciplinamento social e a afirmação dos direitos humanos Conclui-se que, o exercício profissional do assistente social no momento de elaboração do relatório social apresenta-se com alguns limites A alusão à base material, sobretudo da sociabilidade burguesa presente na tessitura das relações sociais estabelecidas pelos adolescentes que cometeram atos infracionais, se dá apenas a manifestações empíricas que não a revelam e que, ao contrário, a oculta Conclui-se também que, o “CENSE tem classe”, pois as informações trazidas pela pesquisa revelam situações de total desproteção social e barbárie vivida pelos adolescentes e suas famílias, antes do ingresso na instituição; o acesso à proteção social praticamente inexiste; a violência interpessoal, intrafamiliar e judicial, são as tônicas das histórias sociais relatadas pelos profissionais nos relatórios Por fim, evidencia que há uma complexa relação entre os objetivos profissionais e os objetivos institucionais; por um lado, há uma interpretação institucional alicerçada na proposta da socioeducação, que em consequência, subalterniza a interpretação de responsabilização penal juvenil e contribui, assim, para reiterar uma imagem do Estatuto da Criança e do Adolescente que disfarça a natureza e a finalidade punitiva das medidas socioeducativas; por outro, valores do projeto profissional que sedimenta alicerces teórico-metodológicos, na perspectiva crítica da realidade social, não podem ser obscurecidos diante dos processos de universalização da alienação ocorridos no cotidiano Tal prerrogativa é fundamental para garantia de que ações profissionais - e, entre elas atribuições privativas como a construção de laudos, pareceres e relatórios sociais- sejam orientadas pela reflexão éticaDissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialAbstract: Reflecting about a professional exercise which is constituted from dialectics relation between conscious work and constraints from alienated work has been become a huge challenge in the professional routine of the social worker A concrete possibility in a insuppressible aspect of the social- everydayness - is the ethics, because enable the passage of the experiences under a strict morality, repetitive and often contrary to human generic, to a reflexive posture in the face of these set of rules In this sense, the aim of this study is to analyze the ethics dimension in the preparation of social reports constructed in the daily routine of an institution which execute the educational and social measure of admission The preparation of this social report is central in the work life of the social workers inserted in the social-legal area, and, at the same time, define the life of the individuals in the society which, as many people, suffer the process of dehumanization due to the society founded in the private property It was utilized the documental research to subsidize the analysis of the object of research – the ethical dimension in the preparation of social reports – in the produced reports by the social workers inserted in the Socio-educational Center This kind of research is configured by data collection This paper is organized in two sections In the first section, it was realized some notes concerning to the ethical dimension in the professional routine and the challenges of the professional project of the social worker, from the tense relation instituted by process of alienation In the second section, it is intended to understand the particularity of the professional exercise in the socio-legal area from its constitutive contradictions: the social disciplining and the affirmation of the human rights It may conclude that, the professional exercise of the social worker in the moment of the preparation of the social report is presented with some limits The allusion to the base material, especially of the bourgeois sociability present in the tessitura of the social relations established by the adolescents who commit infrational acts, occur only the empiric manifestations which do not reveal it and that, by the contrary, hide it It may also concluded that, the “CENSE has class”, since the information showed by the research could reveal a situation of total lack of social protection the barbarism lived by the adolescents and of their families, before entering in the institution; the access to the social protection hardly exist; the interpersonal, intra-familiar and legal violence, are the tonic of the social histories reported by the professional people in the reporting Finally, this paper intends to evidence that there is a complex relation between the professional objectives and the institutional objectives On the one hand, there is an institutional interpretation based on the proposal of the socio-education, which in consequence, is subordinated the interpretation of the juvenile criminal liability and contribute, this way, to reiterate an image of the Statute which disguise the punitive nature and purpose of the socio-educational measures On the other hand, values of the professional project which deposit theoretical methodological basis, in the critical perspective of the social situation, may not be obscured in front of the process of universalization of the alienation occurred in the routine This prerogative is essential to guarantee that the professional actions – and, among them private attributions such as constructions of technical reports, feedback and reports – are orientated by the ethical reflectionGuedes, Olegna de Souza [Orientador]Rocha, Andréa PiresForti, ValériaZeneratti, Gabriella Mariano Munhoz2024-05-01T14:46:59Z2024-05-01T14:46:59Z2015.0021.08.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15295porMestradoServiço Social e Política SocialCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15295Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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