Desafios, possibilidades e proposições para a formação continuada de professores do ensino jurídico: análise dos cursos de pós-graduação stricto sensu em direito do Estado do Paraná (BR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiroli, Luiz Gustavo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17375
Resumo: A crise crônica que assola o ensino jurídico tem raízes históricas transatlânticas, uma vez que os problemas atuais podem ser identificados desde a fundação dos cursos primordiais brasileiros afeitos ao molde europeu, sobretudo português. Verbalismo, dogmatismo, neutralidade, antidialogismo e legalismo são marcas do ensino jurídico tradicional importado. A falta de preparo didático-pedagógico para o exercício do magistério pode ser apontada como fundamental nesse contexto: tanto para causar e garantir a manutenção do sistema vigente, quanto para promover a transformação na consecução de um ensino jurídico crítico, democrático e emancipatório. Diante disso, questionou-se: de que maneira os cursos de pós-graduação stricto sensu contribuem e podem vir a contribuir para a formação didático-pedagógica dos docentes que atuam no ensino jurídico? O objetivo geral consistiu em compreender as implicações da formação pedagógica ofertada por meio dos cursos acadêmicos de pós-graduação stricto sensu em Direito localizados no Estado do Paraná, tendo como premissa desafios, possibilidades e proposições para a formação dos ingressos e egressos que atuam como docentes nos cursos de graduação em Direito. O método históricoindutivo, o tratamento qualitativo dos dados e a técnica de pesquisa bibliográfica, documental e de campo foram os encaminhamentos para o desenvolvimento da pesquisa. A coleta de dados ocorreu mediante a entrevista com os ingressos e egressos dos cursos acadêmicos de pós-graduação stricto sensu em Direito do Estado do Paraná (2017-2020), que atuam como docentes nos cursos de graduação em Direito, além da consulta aos documentos obtidos por meio da Plataforma Sucupira e dos endereços eletrônicos das Instituições de Ensino Superior. O tratamento dos dados teve como pressuposto a análise de conteúdo e a abordagem adotada é a crítica-emancipatória. Ao término do estudo, constatou-se que a formação didático-pedagógica dos professores está umbilicalmente vinculada à realidade do ensino jurídico, pois consegue contribuir para a conservação da crise, como para a sua superação na busca de outro paradigma. Os Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Direito precisam criar espaços de formação didático-pedagógica, tendo em vista que as iniciativas ainda são incipientes e possuem pouca aderência pelos pós graduandos. Como um facho de luz em uma sala escura, a discussão em torno da formação docente pode contribuir para a construção de um ensino jurídico crítico, democrático e emancipatório, por meio daqueles que estão comprometidos com esses valores
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Verbalismo, dogmatismo, neutralidade, antidialogismo e legalismo são marcas do ensino jurídico tradicional importado. A falta de preparo didático-pedagógico para o exercício do magistério pode ser apontada como fundamental nesse contexto: tanto para causar e garantir a manutenção do sistema vigente, quanto para promover a transformação na consecução de um ensino jurídico crítico, democrático e emancipatório. Diante disso, questionou-se: de que maneira os cursos de pós-graduação stricto sensu contribuem e podem vir a contribuir para a formação didático-pedagógica dos docentes que atuam no ensino jurídico? O objetivo geral consistiu em compreender as implicações da formação pedagógica ofertada por meio dos cursos acadêmicos de pós-graduação stricto sensu em Direito localizados no Estado do Paraná, tendo como premissa desafios, possibilidades e proposições para a formação dos ingressos e egressos que atuam como docentes nos cursos de graduação em Direito. O método históricoindutivo, o tratamento qualitativo dos dados e a técnica de pesquisa bibliográfica, documental e de campo foram os encaminhamentos para o desenvolvimento da pesquisa. A coleta de dados ocorreu mediante a entrevista com os ingressos e egressos dos cursos acadêmicos de pós-graduação stricto sensu em Direito do Estado do Paraná (2017-2020), que atuam como docentes nos cursos de graduação em Direito, além da consulta aos documentos obtidos por meio da Plataforma Sucupira e dos endereços eletrônicos das Instituições de Ensino Superior. O tratamento dos dados teve como pressuposto a análise de conteúdo e a abordagem adotada é a crítica-emancipatória. Ao término do estudo, constatou-se que a formação didático-pedagógica dos professores está umbilicalmente vinculada à realidade do ensino jurídico, pois consegue contribuir para a conservação da crise, como para a sua superação na busca de outro paradigma. Os Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Direito precisam criar espaços de formação didático-pedagógica, tendo em vista que as iniciativas ainda são incipientes e possuem pouca aderência pelos pós graduandos. Como um facho de luz em uma sala escura, a discussão em torno da formação docente pode contribuir para a construção de um ensino jurídico crítico, democrático e emancipatório, por meio daqueles que estão comprometidos com esses valoresThe chronic crisis that plagues legal education has transatlantic historical roots, since the current problems can be identified since the foundation of the primordial Brazilian courses adapted to the European mold, especially Portuguese. Verbalism, dogmatism, neutrality, anti-dialogism, and legalism are hallmarks of imported traditional legal teaching. The lack of didactic-pedagogical preparation for the exercise of teaching can be pointed out as fundamental in this context: both to cause and guarantee the maintenance of the current system, and to promote the transformation in the achievement of a critical, democratic and emancipatory legal education. In view of this, the question was: how do stricto sensu graduate courses contribute and may contribute to the didactic-pedagogical training of professors who work in legal education? The general objective was to understand the implications of the pedagogical training offered through the stricto sensu postgraduate academic courses in Law located in the State of Paraná, having as a premise challenges, possibilities and propositions for the training of students who work as professors in undergraduate law courses. The historical-inductive method, the qualitative treatment of the data and the technique of bibliographic, documentary and field research were the directions for the development of the research. Data collection took place by interviewing the students and graduates of the stricto sensu postgraduate academic courses in Law in the State of Paraná (2017-2020), who work as professors in undergraduate courses in Law, in addition to consulting documents obtained through the Sucupira Platform and the electronic addresses of Higher Education Institutions. The treatment of data was based on content analysis and the approach that was adopted is critical-emancipatory. At the end of the study, it was found that the didactic-pedagogical training of teachers is umbilically linked to the reality of legal education, as it manages to contribute to the conservation of the crisis, as well as to its overcoming in the achievement of another paradigm. Stricto sensu Graduate Law Programs need to create spaces for didacticpedagogical training, given that the initiatives are still incipient and have little adherence by graduate students. Like a beam of light in a dark room, the discussion around teacher training can contribute to the construction of a critical, democratic and emancipatory legal education, through those who are committed to these valuesJesus, Adriana Regina dePinto, Felipe Chiarello de SouzaFranco, Sandra Aparecida PiresOliveira, Claudia Chueire deTiroli, Luiz Gustavo2024-09-02T13:40:01Z2024-09-02T13:40:01Z2022-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17375porCECA - Departamento de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina248 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T06:01:16Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17375Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-03T06:01:16Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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Tiroli, Luiz Gustavo
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