Práticas parentais e apego : revisão integrativa de literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9526 |
Resumo: | Resumo: Apego é um conceito utilizado na Psicologia do Desenvolvimento para explicar o vínculo entre mãe e filho nos primeiros anos de vida e como esse afeta o desenvolvimento emocional do bebê, é um comportamento filogeneticamente selecionado que se modifica na sua relação com o ambiente, sofrendo, portanto, ação da ontogênese A família é o ambiente social primário da maioria dos indivíduos, por isso a interação entre os membros é fundamental para o desenvolvimento do repertório comportamental da criança da criança, inclusive para a manutenção do apego Sobre essa relação entre pais e filhos a literatura traz os estilos parentais: autoritativo, autoritário e permissivo, destaca também práticas parentais como monitoria positiva, comportamento moral, monitoria negativa, disciplina relaxada, negligência, abuso físico e punição inconsistente O objetivo do presente trabalho foi examinar qual a relação entre práticas parentais e apego e as possíveis consequências sobre o desenvolvimento socioemocional dos filhos Para alcançar os objetivos propostos optou-se pela revisão sistemática integrativa da literatura As palavras chaves usadas para buscar os artigos foram parenting practices e attachment Os critérios de inclusão foram: a) artigos de pesquisa publicados em periódicos; b) em língua portuguesa, inglesa ou espanhola; c) da área da Psicologia; d) publicados entre os anos de 213 e 218 Os critérios de exclusão foram: a) estudos teóricos/conceituais; b) participantes com desenvolvimento atípico; c) crianças institucionalizadas ou adotadas A busca resultou em treze artigos oriundos de quatro continentes A maior parte dos estudos selecionados concluiu que práticas parentais positivas influenciam o apego seguro e estão relacionadas a melhor desenvolvimento socioemocional da criança e do adolescente Por sua vez, as práticas negativas estão relacionadas a baixa qualidade do apego e problemas de comportamento Dessa forma, conclui-se que profissionais de psicologia devem focar sua intervenção com pais e filhos na promoção de práticas parentais positivas e promoção de um apego seguro |
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Práticas parentais e apego : revisão integrativa de literaturaAnálise do comportamentoComportamento de apego em criançasResponsividadeCriançasCondutaBehavioral analysisAttachment behavior in childrenConduct of lifeChildrenResumo: Apego é um conceito utilizado na Psicologia do Desenvolvimento para explicar o vínculo entre mãe e filho nos primeiros anos de vida e como esse afeta o desenvolvimento emocional do bebê, é um comportamento filogeneticamente selecionado que se modifica na sua relação com o ambiente, sofrendo, portanto, ação da ontogênese A família é o ambiente social primário da maioria dos indivíduos, por isso a interação entre os membros é fundamental para o desenvolvimento do repertório comportamental da criança da criança, inclusive para a manutenção do apego Sobre essa relação entre pais e filhos a literatura traz os estilos parentais: autoritativo, autoritário e permissivo, destaca também práticas parentais como monitoria positiva, comportamento moral, monitoria negativa, disciplina relaxada, negligência, abuso físico e punição inconsistente O objetivo do presente trabalho foi examinar qual a relação entre práticas parentais e apego e as possíveis consequências sobre o desenvolvimento socioemocional dos filhos Para alcançar os objetivos propostos optou-se pela revisão sistemática integrativa da literatura As palavras chaves usadas para buscar os artigos foram parenting practices e attachment Os critérios de inclusão foram: a) artigos de pesquisa publicados em periódicos; b) em língua portuguesa, inglesa ou espanhola; c) da área da Psicologia; d) publicados entre os anos de 213 e 218 Os critérios de exclusão foram: a) estudos teóricos/conceituais; b) participantes com desenvolvimento atípico; c) crianças institucionalizadas ou adotadas A busca resultou em treze artigos oriundos de quatro continentes A maior parte dos estudos selecionados concluiu que práticas parentais positivas influenciam o apego seguro e estão relacionadas a melhor desenvolvimento socioemocional da criança e do adolescente Por sua vez, as práticas negativas estão relacionadas a baixa qualidade do apego e problemas de comportamento Dessa forma, conclui-se que profissionais de psicologia devem focar sua intervenção com pais e filhos na promoção de práticas parentais positivas e promoção de um apego seguroDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: Attachment is a concept used in Developmental Psychology to explain the bond between mother and child in the first years of life and how it affects the emotional development of the baby, is a phylogenetically selected behavior that changes in relation to the environment, suffering, therefore , ontogenesis action The family is the primary social environment of most individuals, so interaction among members is critical to the development of the child's behavioral repertoire, including the maintenance of attachment On this relationship between parents and children, literature brings parenting styles: authoritarian, authoritative, and permissive; it also highlights parental practices such as positive monitoring, moral behavior, negative monitoring, relaxed discipline, neglect, physical abuse, and inconsistent punishment The aim of the present study was to examine the relationship between parental practices and attachment and the possible consequences on the socioemotional development of the children In order to reach the proposed objectives, we opted for systematically integrative literature review The keywords used to search for articles were parenting practices and attachment The inclusion criteria were: a) research articles published in periodicals; b) in Portuguese, English or Spanish; c) Psychology area; d) published between the years of 213 and 218 The exclusion criteria were: a) theoretical / conceptual studies; b) participants with atypical development; c) institutionalized or adopted children The search resulted in thirteen articles from four continents Most of the studies selected have concluded that positive parenting practices influence safe attachment and are related to improved socioemotional development of the child and adolescent In turn, negative practices are related to poor quality of attachment and behavior problems Thus, it is concluded that psychology professionals should focus their intervention with parents and children in promoting positive parenting practices and promoting a secure attachmentGon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]Fornazari, Silvia AparecidaBlanco, Marília BazanPacca, Deisy Cristina Santana2024-05-01T12:08:38Z2024-05-01T12:08:38Z2019.0003.04.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9526porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9526Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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