Parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf e as opiniões e preferências de seus usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Thaís Regina Silva Cardoso e
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8472
Resumo: Resumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a arquitetura escolar Waldorf, de linhas orgânicas, característica de escolas que aplicam a pedagogia de igual nome, idealizadas pelo educador e filósofo austríaco Rudolf Steiner, no início do século XX O objetivo principal foi investigar se os atributos dos ambientes físicos dessas instituições de ensino, ou seus parâmetros de projeto, são identificados pelos usuários, em especial, alunos e professores, e quais suas opiniões e preferências em relação a eles Para isso, serão apresentados os principais conceitos da Pedagogia Waldorf e da Arquitetura Orgânica Antroposófica, os parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf, relacionados a recomendações de especialistas em arquitetura escolar, e um estudo de caso, cujo objeto foi uma escola Waldorf do interior paulista Isto possibilitou abordar diretamente seus usuários, por meio da aplicação de instrumentos e métodos de Avaliação Pós-Ocupação (APO): entrevistas, mapa comportamental, poema dos desejos e questionários Este último foi aplicado a professores e alunos desta instituição e de uma escola particular tradicional de igual porte, a fim de verificar se haveria diferenças de opiniões e preferências conforme o ambiente físico e pedagógico vivenciado, tornando este um estudo de caso comparativo Identificou-se que há diferenças quanto a alguns aspectos, indicando influência dos ambientes vivenciados, e algumas concordâncias, apontando para necessidades humanas universais Esta pesquisa aponta para a importância de se oferecer ambientes de aprendizagem com arquitetura de qualidade, em que se incluem a humanização, a oferta de ambientes variados e polivalentes, e a possibilidade de que os usuários se apropriem, gerando senso de pertencimento e satisfação, independentemente da forma ou do atributo físico, que não possuem aspecto preponderante em si A contribuição desse trabalho é orientar projetos de construção e ampliação de escolas Waldorf, com base nas exigências dessa pedagogia e nas opiniões e preferências dos usuários
id UEL_cca0bd7e71d3de7f56b807eee03f55f5
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/8472
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf e as opiniões e preferências de seus usuáriosEscolasProjetos arquitetônicosAntroposofiaArquitetura escolarAnthroposophtResumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a arquitetura escolar Waldorf, de linhas orgânicas, característica de escolas que aplicam a pedagogia de igual nome, idealizadas pelo educador e filósofo austríaco Rudolf Steiner, no início do século XX O objetivo principal foi investigar se os atributos dos ambientes físicos dessas instituições de ensino, ou seus parâmetros de projeto, são identificados pelos usuários, em especial, alunos e professores, e quais suas opiniões e preferências em relação a eles Para isso, serão apresentados os principais conceitos da Pedagogia Waldorf e da Arquitetura Orgânica Antroposófica, os parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf, relacionados a recomendações de especialistas em arquitetura escolar, e um estudo de caso, cujo objeto foi uma escola Waldorf do interior paulista Isto possibilitou abordar diretamente seus usuários, por meio da aplicação de instrumentos e métodos de Avaliação Pós-Ocupação (APO): entrevistas, mapa comportamental, poema dos desejos e questionários Este último foi aplicado a professores e alunos desta instituição e de uma escola particular tradicional de igual porte, a fim de verificar se haveria diferenças de opiniões e preferências conforme o ambiente físico e pedagógico vivenciado, tornando este um estudo de caso comparativo Identificou-se que há diferenças quanto a alguns aspectos, indicando influência dos ambientes vivenciados, e algumas concordâncias, apontando para necessidades humanas universais Esta pesquisa aponta para a importância de se oferecer ambientes de aprendizagem com arquitetura de qualidade, em que se incluem a humanização, a oferta de ambientes variados e polivalentes, e a possibilidade de que os usuários se apropriem, gerando senso de pertencimento e satisfação, independentemente da forma ou do atributo físico, que não possuem aspecto preponderante em si A contribuição desse trabalho é orientar projetos de construção e ampliação de escolas Waldorf, com base nas exigências dessa pedagogia e nas opiniões e preferências dos usuáriosDissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoAbstract: This Master thesis’ object of study is Waldorf School Architecture, with its organic lines, typical to schools that apply the Waldorf Pedagogy, created by Austrian educator and philosopher Rudolf Steiner, in the early twentieth century The main objective was to investigate whether the attributes of these educational institutions’ physical environments, or their design patterns, are identified by their users, particularly students and teachers, and what are these users’ opinions and preferences regarding those elements Thus, we will introduce the core concepts of Waldorf Education and of Anthroposophical Organic Architecture; the design patterns of Waldorf School Architecture, in relation to recommendations from school architecture experts; and a case study, whose object was a Waldorf school in the state of São Paulo, Brazil This made it possible for us to approach its users directly, through the application of tools and methods of Post Occupancy Evaluation (POE): interviews, behavioral maps, wish poems and questionnaires Questionnaires were presented to teachers and students of both that Waldorf institution and of a same-size traditional school, in order to verify if there were differences of opinion and preference according to the physical and educational environment they experienced, making this a comparative case study We identified differences in some aspects, indicating an influence of experienced environments, and some concordance, pointing towards universal human needs This research pinpoints the importance of providing learning environments with quality architecture, which includes humanization, diversified and multipurpose environments, and the possibility of user appropriation, thus generating a sense of belonging and satisfaction, regardless of shape or physical attributes, which have no dominant aspect in themselves This study contributes to guidance in construction and renovation projects of Waldorf schools, based on the requirements of that pedagogy and the opinions and preferences of its usersImai, César [Orientador]Alves, André A. A.Kowaltowski, Dóris Catharine Cornelie KnatzOliveira, Thaís Regina Silva Cardoso e2024-05-01T11:33:53Z2024-05-01T11:33:53Z2016.0029.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8472porMestradoArquitetura e UrbanismoCentro de Tecnologia e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:56Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8472Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:56Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf e as opiniões e preferências de seus usuários
title Parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf e as opiniões e preferências de seus usuários
spellingShingle Parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf e as opiniões e preferências de seus usuários
Oliveira, Thaís Regina Silva Cardoso e
Escolas
Projetos arquitetônicos
Antroposofia
Arquitetura escolar
Anthroposopht
title_short Parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf e as opiniões e preferências de seus usuários
title_full Parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf e as opiniões e preferências de seus usuários
title_fullStr Parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf e as opiniões e preferências de seus usuários
title_full_unstemmed Parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf e as opiniões e preferências de seus usuários
title_sort Parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf e as opiniões e preferências de seus usuários
author Oliveira, Thaís Regina Silva Cardoso e
author_facet Oliveira, Thaís Regina Silva Cardoso e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Imai, César [Orientador]
Alves, André A. A.
Kowaltowski, Dóris Catharine Cornelie Knatz
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Thaís Regina Silva Cardoso e
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas
Projetos arquitetônicos
Antroposofia
Arquitetura escolar
Anthroposopht
topic Escolas
Projetos arquitetônicos
Antroposofia
Arquitetura escolar
Anthroposopht
description Resumo: Esta Dissertação de mestrado tem como objeto de estudo a arquitetura escolar Waldorf, de linhas orgânicas, característica de escolas que aplicam a pedagogia de igual nome, idealizadas pelo educador e filósofo austríaco Rudolf Steiner, no início do século XX O objetivo principal foi investigar se os atributos dos ambientes físicos dessas instituições de ensino, ou seus parâmetros de projeto, são identificados pelos usuários, em especial, alunos e professores, e quais suas opiniões e preferências em relação a eles Para isso, serão apresentados os principais conceitos da Pedagogia Waldorf e da Arquitetura Orgânica Antroposófica, os parâmetros de projeto da arquitetura escolar Waldorf, relacionados a recomendações de especialistas em arquitetura escolar, e um estudo de caso, cujo objeto foi uma escola Waldorf do interior paulista Isto possibilitou abordar diretamente seus usuários, por meio da aplicação de instrumentos e métodos de Avaliação Pós-Ocupação (APO): entrevistas, mapa comportamental, poema dos desejos e questionários Este último foi aplicado a professores e alunos desta instituição e de uma escola particular tradicional de igual porte, a fim de verificar se haveria diferenças de opiniões e preferências conforme o ambiente físico e pedagógico vivenciado, tornando este um estudo de caso comparativo Identificou-se que há diferenças quanto a alguns aspectos, indicando influência dos ambientes vivenciados, e algumas concordâncias, apontando para necessidades humanas universais Esta pesquisa aponta para a importância de se oferecer ambientes de aprendizagem com arquitetura de qualidade, em que se incluem a humanização, a oferta de ambientes variados e polivalentes, e a possibilidade de que os usuários se apropriem, gerando senso de pertencimento e satisfação, independentemente da forma ou do atributo físico, que não possuem aspecto preponderante em si A contribuição desse trabalho é orientar projetos de construção e ampliação de escolas Waldorf, com base nas exigências dessa pedagogia e nas opiniões e preferências dos usuários
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2016.00
2024-05-01T11:33:53Z
2024-05-01T11:33:53Z
29.02.2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8472
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Arquitetura e Urbanismo
Centro de Tecnologia e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823268263165952