Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13723 |
Resumo: | Resumo: O Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina completa 5 anos de fundação e passa pela implantação de uma nova matriz curricular, baseada em um projeto pedagógico centrado na integração dos conhecimentos e desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico da saúde bucal Neste momento, faz-se necessário conhecer o perfil e as percepções dos egressos em relação ao curso, para contribuir com a continuidade do desenvolvimento desta Universidade Assim, na busca por essas questões, foi observado uma mudança nos últimos anos em relação à origem escolar dos estudantes, com um aumento expressivo de ingressantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, devido, principalmente, à implantação do sistema de cotas Este trabalho apresenta dois artigos, com objetivos e metodologias diferentes para cada estudo No primeiro, o objetivo foi conhecer a percepção dos egressos, graduados antes e após a mudança curricular, em relação ao desenvolvimento de competências durante a graduação e, dessa forma, apontar sinalizadores desse processo Já no segundo artigo, o objetivo foi verificar o desempenho dos estudantes após a implantação do sistema de cotas no curso Verificou-se que as mudanças curriculares propostas foram apontadas pelos egressos e que os estudantes beneficiados pela politica de cotas demostraram condições de acompanhar o curso com bom desempenho acadêmico |
id |
UEL_cfd37a56a55c03d49804218b409b9562 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/13723 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de LondrinaOdontologiaEstudo e ensinoEstudantes de odontologiaDentistryDentistry studentsStudy and teachingResumo: O Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina completa 5 anos de fundação e passa pela implantação de uma nova matriz curricular, baseada em um projeto pedagógico centrado na integração dos conhecimentos e desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico da saúde bucal Neste momento, faz-se necessário conhecer o perfil e as percepções dos egressos em relação ao curso, para contribuir com a continuidade do desenvolvimento desta Universidade Assim, na busca por essas questões, foi observado uma mudança nos últimos anos em relação à origem escolar dos estudantes, com um aumento expressivo de ingressantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, devido, principalmente, à implantação do sistema de cotas Este trabalho apresenta dois artigos, com objetivos e metodologias diferentes para cada estudo No primeiro, o objetivo foi conhecer a percepção dos egressos, graduados antes e após a mudança curricular, em relação ao desenvolvimento de competências durante a graduação e, dessa forma, apontar sinalizadores desse processo Já no segundo artigo, o objetivo foi verificar o desempenho dos estudantes após a implantação do sistema de cotas no curso Verificou-se que as mudanças curriculares propostas foram apontadas pelos egressos e que os estudantes beneficiados pela politica de cotas demostraram condições de acompanhar o curso com bom desempenho acadêmicoDissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em OdontologiaAbstract: The State University of Londrina’s Dentistry School completes 5 years of foundation and goes through the implementation of a new curriculum, based on a Pedagogic Project focused on knowledge integration and logical reasoning and critical development in oral health At this moment, it’s necessary to identify the profile and perceptions of the egresses about the course, contributing to the continued development of this university Thus, the search for these questions, it was observed a shift in the last years regarding to the students school background, with a significant increase of new students who completed secondary education in public schools, mainly due to the implementation of the quota system This dissertation presents two articles, with different aims and methodologies for each study In the first, the purpose was to know the perceptions of students, who graduates before and after the curriculum change, regarding to skills development during the graduation and thus point out flags of that process In the second article, the purpose was to verify the students' performance after the implementation of the quota system in the course It was found that the curriculum changes were pointed out by graduates and students that were benefited by quotas policy demonstrated being able to stay in the course with good academic performanceCarloto, Elisa Emi Tanaka [Orientador]Morita, Maria CelesteTerada, Raquel Sano SugaGabriel, Mariana2024-05-01T14:17:54Z2024-05-01T14:17:54Z2013.0028.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13723porMestradoOdontologiaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em OdontologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina |
title |
Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina |
spellingShingle |
Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina Gabriel, Mariana Odontologia Estudo e ensino Estudantes de odontologia Dentistry Dentistry students Study and teaching |
title_short |
Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina |
title_full |
Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina |
title_fullStr |
Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina |
title_full_unstemmed |
Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina |
title_sort |
Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina |
author |
Gabriel, Mariana |
author_facet |
Gabriel, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carloto, Elisa Emi Tanaka [Orientador] Morita, Maria Celeste Terada, Raquel Sano Suga |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Odontologia Estudo e ensino Estudantes de odontologia Dentistry Dentistry students Study and teaching |
topic |
Odontologia Estudo e ensino Estudantes de odontologia Dentistry Dentistry students Study and teaching |
description |
Resumo: O Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina completa 5 anos de fundação e passa pela implantação de uma nova matriz curricular, baseada em um projeto pedagógico centrado na integração dos conhecimentos e desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico da saúde bucal Neste momento, faz-se necessário conhecer o perfil e as percepções dos egressos em relação ao curso, para contribuir com a continuidade do desenvolvimento desta Universidade Assim, na busca por essas questões, foi observado uma mudança nos últimos anos em relação à origem escolar dos estudantes, com um aumento expressivo de ingressantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, devido, principalmente, à implantação do sistema de cotas Este trabalho apresenta dois artigos, com objetivos e metodologias diferentes para cada estudo No primeiro, o objetivo foi conhecer a percepção dos egressos, graduados antes e após a mudança curricular, em relação ao desenvolvimento de competências durante a graduação e, dessa forma, apontar sinalizadores desse processo Já no segundo artigo, o objetivo foi verificar o desempenho dos estudantes após a implantação do sistema de cotas no curso Verificou-se que as mudanças curriculares propostas foram apontadas pelos egressos e que os estudantes beneficiados pela politica de cotas demostraram condições de acompanhar o curso com bom desempenho acadêmico |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013.00 2024-05-01T14:17:54Z 2024-05-01T14:17:54Z 28.02.2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13723 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Odontologia Centro de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Odontologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823299444670464 |