Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Mariana
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13723
Resumo: Resumo: O Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina completa 5 anos de fundação e passa pela implantação de uma nova matriz curricular, baseada em um projeto pedagógico centrado na integração dos conhecimentos e desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico da saúde bucal Neste momento, faz-se necessário conhecer o perfil e as percepções dos egressos em relação ao curso, para contribuir com a continuidade do desenvolvimento desta Universidade Assim, na busca por essas questões, foi observado uma mudança nos últimos anos em relação à origem escolar dos estudantes, com um aumento expressivo de ingressantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, devido, principalmente, à implantação do sistema de cotas Este trabalho apresenta dois artigos, com objetivos e metodologias diferentes para cada estudo No primeiro, o objetivo foi conhecer a percepção dos egressos, graduados antes e após a mudança curricular, em relação ao desenvolvimento de competências durante a graduação e, dessa forma, apontar sinalizadores desse processo Já no segundo artigo, o objetivo foi verificar o desempenho dos estudantes após a implantação do sistema de cotas no curso Verificou-se que as mudanças curriculares propostas foram apontadas pelos egressos e que os estudantes beneficiados pela politica de cotas demostraram condições de acompanhar o curso com bom desempenho acadêmico
id UEL_cfd37a56a55c03d49804218b409b9562
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/13723
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de LondrinaOdontologiaEstudo e ensinoEstudantes de odontologiaDentistryDentistry studentsStudy and teachingResumo: O Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina completa 5 anos de fundação e passa pela implantação de uma nova matriz curricular, baseada em um projeto pedagógico centrado na integração dos conhecimentos e desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico da saúde bucal Neste momento, faz-se necessário conhecer o perfil e as percepções dos egressos em relação ao curso, para contribuir com a continuidade do desenvolvimento desta Universidade Assim, na busca por essas questões, foi observado uma mudança nos últimos anos em relação à origem escolar dos estudantes, com um aumento expressivo de ingressantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, devido, principalmente, à implantação do sistema de cotas Este trabalho apresenta dois artigos, com objetivos e metodologias diferentes para cada estudo No primeiro, o objetivo foi conhecer a percepção dos egressos, graduados antes e após a mudança curricular, em relação ao desenvolvimento de competências durante a graduação e, dessa forma, apontar sinalizadores desse processo Já no segundo artigo, o objetivo foi verificar o desempenho dos estudantes após a implantação do sistema de cotas no curso Verificou-se que as mudanças curriculares propostas foram apontadas pelos egressos e que os estudantes beneficiados pela politica de cotas demostraram condições de acompanhar o curso com bom desempenho acadêmicoDissertação (Mestrado em Odontologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em OdontologiaAbstract: The State University of Londrina’s Dentistry School completes 5 years of foundation and goes through the implementation of a new curriculum, based on a Pedagogic Project focused on knowledge integration and logical reasoning and critical development in oral health At this moment, it’s necessary to identify the profile and perceptions of the egresses about the course, contributing to the continued development of this university Thus, the search for these questions, it was observed a shift in the last years regarding to the students school background, with a significant increase of new students who completed secondary education in public schools, mainly due to the implementation of the quota system This dissertation presents two articles, with different aims and methodologies for each study In the first, the purpose was to know the perceptions of students, who graduates before and after the curriculum change, regarding to skills development during the graduation and thus point out flags of that process In the second article, the purpose was to verify the students' performance after the implementation of the quota system in the course It was found that the curriculum changes were pointed out by graduates and students that were benefited by quotas policy demonstrated being able to stay in the course with good academic performanceCarloto, Elisa Emi Tanaka [Orientador]Morita, Maria CelesteTerada, Raquel Sano SugaGabriel, Mariana2024-05-01T14:17:54Z2024-05-01T14:17:54Z2013.0028.02.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13723porMestradoOdontologiaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em OdontologiaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:15Zoai:repositorio.uel.br:123456789/13723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:15Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina
title Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina
spellingShingle Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina
Gabriel, Mariana
Odontologia
Estudo e ensino
Estudantes de odontologia
Dentistry
Dentistry students
Study and teaching
title_short Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina
title_full Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina
title_fullStr Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina
title_full_unstemmed Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina
title_sort Perfil dos egressos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina
author Gabriel, Mariana
author_facet Gabriel, Mariana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carloto, Elisa Emi Tanaka [Orientador]
Morita, Maria Celeste
Terada, Raquel Sano Suga
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Odontologia
Estudo e ensino
Estudantes de odontologia
Dentistry
Dentistry students
Study and teaching
topic Odontologia
Estudo e ensino
Estudantes de odontologia
Dentistry
Dentistry students
Study and teaching
description Resumo: O Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina completa 5 anos de fundação e passa pela implantação de uma nova matriz curricular, baseada em um projeto pedagógico centrado na integração dos conhecimentos e desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico da saúde bucal Neste momento, faz-se necessário conhecer o perfil e as percepções dos egressos em relação ao curso, para contribuir com a continuidade do desenvolvimento desta Universidade Assim, na busca por essas questões, foi observado uma mudança nos últimos anos em relação à origem escolar dos estudantes, com um aumento expressivo de ingressantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas, devido, principalmente, à implantação do sistema de cotas Este trabalho apresenta dois artigos, com objetivos e metodologias diferentes para cada estudo No primeiro, o objetivo foi conhecer a percepção dos egressos, graduados antes e após a mudança curricular, em relação ao desenvolvimento de competências durante a graduação e, dessa forma, apontar sinalizadores desse processo Já no segundo artigo, o objetivo foi verificar o desempenho dos estudantes após a implantação do sistema de cotas no curso Verificou-se que as mudanças curriculares propostas foram apontadas pelos egressos e que os estudantes beneficiados pela politica de cotas demostraram condições de acompanhar o curso com bom desempenho acadêmico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2013.00
2024-05-01T14:17:54Z
2024-05-01T14:17:54Z
28.02.2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13723
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Odontologia
Centro de Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação em Odontologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823299444670464