A redefinição da propriedade intelectual frente às mudanças em curso no mercado-indústria cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12504 |
Resumo: | Resumo: Os avanços tecnológicos foram fundamentais para as mudanças que vêm ocorrendo na indústria do entretenimento, catalisando novos hábitos culturais A partir da criação do programa de compartilhamento Napster, em 1999, e da comercialização em maior escala de cópias não autorizadas, começou um processo de redefinição da propriedade intelectual (PI) Foram utilizados como expoentes dessas mudanças em curso no mercado-indústria cultural, os casos do filme brasileiro “Tropa de Elite” e das duas partes do filme nigeriano “Osuofia em Londres”; que têm em comum o fato de terem rompido com as lógicas de comercialização de seus respectivos mercados Estes casos foram estudados a partir de três eixos: 1) O conceito de indústria cultural e seus desdobramentos contemporâneos; 2) Os novos modelos de negócio e iniciativas que vêm redefinindo o conceito de propriedade intelectual; 3) O conceito de identidade e o processo de identificação, que tornaram essas obras fenômenos Concluiu-se que o compartilhamento de arquivos e a comercialização de cópias não autorizadas, apesar de amplamente tratados pela mídia como malefícios à indústria cultural, podem servir para promover os bens culturais Contudo, a identificação com uma obra se dá por questões subjetivas que podem ser relacionadas tanto ao “local” quanto ao “global”, e, embora as cópias não autorizadas possam servir para o maior alcance de um bem cultural, este somente é alçado à condição de fenômeno quando consegue promover uma mobilização no imaginário popular No que se refere à indústria cultural, os fãs e/ou usuários da rede passaram a desempenhar um importante papel em sua mudança, não só adquirindo maior autonomia sobre o que querem consumir e como podem fazê-lo, mas tornando-se colaboradores em uma teia cada vez maior de compartilhamento para o acesso aos bens culturais Com a abundância gerada por estes diferentes meios alternativos, novas formas de escassez – inerente a todo modelo de negócio –, passaram a ser exploradas, como se cogita que seja o caso atual do cinema 3-D, um filão sendo utilizado pela indústria cinematográfica dominante Por outro lado, avessamente aos interesses da indústria e à rigidez do copyright, foram criadas novas formas de licenciamento, como o Creative Commons e o CC, que parecem mais de acordo com as necessidades que este momento apresenta Embora seja fato que o compartilhamento de arquivos e o comércio de cópias não autorizadas tragam mudanças da maior importância ao mercado-indústria cultural, são as (re)criações do público, também chamadas de remix, ao fazerem uso sem a intenção de lucro de bens culturais previamente existentes, colocando-os na condição de criações colaborativas, que apresentam os maiores desafios à PI |
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A redefinição da propriedade intelectual frente às mudanças em curso no mercado-indústria culturalIndústria culturalComunicação de massaPropriedade intelectualCultural industryMass communicationIntellectual propertyResumo: Os avanços tecnológicos foram fundamentais para as mudanças que vêm ocorrendo na indústria do entretenimento, catalisando novos hábitos culturais A partir da criação do programa de compartilhamento Napster, em 1999, e da comercialização em maior escala de cópias não autorizadas, começou um processo de redefinição da propriedade intelectual (PI) Foram utilizados como expoentes dessas mudanças em curso no mercado-indústria cultural, os casos do filme brasileiro “Tropa de Elite” e das duas partes do filme nigeriano “Osuofia em Londres”; que têm em comum o fato de terem rompido com as lógicas de comercialização de seus respectivos mercados Estes casos foram estudados a partir de três eixos: 1) O conceito de indústria cultural e seus desdobramentos contemporâneos; 2) Os novos modelos de negócio e iniciativas que vêm redefinindo o conceito de propriedade intelectual; 3) O conceito de identidade e o processo de identificação, que tornaram essas obras fenômenos Concluiu-se que o compartilhamento de arquivos e a comercialização de cópias não autorizadas, apesar de amplamente tratados pela mídia como malefícios à indústria cultural, podem servir para promover os bens culturais Contudo, a identificação com uma obra se dá por questões subjetivas que podem ser relacionadas tanto ao “local” quanto ao “global”, e, embora as cópias não autorizadas possam servir para o maior alcance de um bem cultural, este somente é alçado à condição de fenômeno quando consegue promover uma mobilização no imaginário popular No que se refere à indústria cultural, os fãs e/ou usuários da rede passaram a desempenhar um importante papel em sua mudança, não só adquirindo maior autonomia sobre o que querem consumir e como podem fazê-lo, mas tornando-se colaboradores em uma teia cada vez maior de compartilhamento para o acesso aos bens culturais Com a abundância gerada por estes diferentes meios alternativos, novas formas de escassez – inerente a todo modelo de negócio –, passaram a ser exploradas, como se cogita que seja o caso atual do cinema 3-D, um filão sendo utilizado pela indústria cinematográfica dominante Por outro lado, avessamente aos interesses da indústria e à rigidez do copyright, foram criadas novas formas de licenciamento, como o Creative Commons e o CC, que parecem mais de acordo com as necessidades que este momento apresenta Embora seja fato que o compartilhamento de arquivos e o comércio de cópias não autorizadas tragam mudanças da maior importância ao mercado-indústria cultural, são as (re)criações do público, também chamadas de remix, ao fazerem uso sem a intenção de lucro de bens culturais previamente existentes, colocando-os na condição de criações colaborativas, que apresentam os maiores desafios à PIDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências SociaisAbstract: The technological advancements were fundamental for the changes that have been occurring in the entertainment industry, catalyzing new cultural habits The creation of the sharing program Napster in 1999 and the increase in wide-scale selling of non-authorized copies were the starting point of a redefining process of the intellectual property (IP) In order to illustrate these changes in the culture market-industry, the cases of the Brazilian movie “Tropa de Elite” and the two parts of the Nigerian film “Osuofia in London”, both sharing the common fact of having broken the commercialization logics of their corresponding markets, were analyzed These cases were studied based on three axes: 1) The culture industry concept and its contemporary deployment; 2) The new business and initiative models, which are redefining the concept of intellectual property; 3) The identity concept and the identification process, which elevated works to the condition of phenomena It can be concluded that the sharing and selling of non-authorized copies, despite being treated by the media as harmful to the culture industry, can be used to promote the cultural goods However, the identification to a work is given by subjective issues that might be related such to the “local” as to the “global”, and although the unauthorized copies might serve for a greater reach of a cultural good, it is only raised to the phenomenon condition when it is able to promote a mobilization of the popular imaginary On what concerns the culture industry, the fans and/or users of the net have started to perform an important role in its change, not only acquiring a greater autonomy on what they wish to consume and how they can do it, but becoming collaborators in an ever-growing web of sharing for the access to cultural goods With the abundance generated by these alternative means, new scarcity forms – inherent to every business model – have started to be explored, such as it can possibly be the case of the 3-D cinema, a niche that is being utilized by the dominating film industry On the other hand, oppositely to the interests of the industry and the inflexibility of copyright, new forms of licensing were created, such as the Creative Commons and the CC, that seem more in accordance to the needs that this moment presents Although it is a fact that file sharing and the commerce of non-authorized copies bring changes of the biggest importance to the culture market-industry, the (re)criations of the public, also called as remix, using previously existent cultural goods with no profit intention, present the greatest challenges to the IPRamírez-Gálvez, Martha Celia [Orientador]Ortellado, PabloMenezes, Celso Vianna Bezerra deVolpi Netto, Oleno Spagnolla2024-05-01T13:56:00Z2024-05-01T13:56:00Z2011.0015.02.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12504porMestradoCiências SociaisCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências SociaisLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:00Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12504Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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