Avaliação da acessibilidade aos serviços de atenção primária e longitudinalidade do cuidado entre adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Radigonda, Bárbara
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11317
Resumo: Resumo: A atenção primária em saúde (APS) deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e o centro de comunicação com toda a rede de atenção A acessibilidade e a longitudinalidade estão entre os atributos essenciais da APS e influenciam na efetividade do cuidado e satisfação do usuário Avaliações produzidas a partir de análises do cotidiano detectam carências e contribuem para o aperfeiçoamento da APS O presente estudo tem como objetivo analisar e avaliar a acessibilidade aos serviços de atenção primária e a longitudinalidade do cuidado em grupo populacional de adultos Trata-se de um estudo transversal composto por adultos de 4 anos ou mais, participantes de estudo de base populacional – VIGICARDIO - realizado no município de Cambé – Paraná, em 211 Em 215, foi realizado o segundo contato com a população entrevistada no baseline para verificar as alterações ocorridas no perfil de risco cardiovascular Para avaliação do presente estudo, utilizaram-se questões propostas no PCATooL-Brasil para usuários adultos sendo construída uma matriz de indicadores e calculado o escore individual, escore do indicador e índice composto das dimensões de análise – acessibilidade organizacional e longitudinalidade Os resultados foram julgados de acordo com os valores obtidos: 2,-1,8 (Excelente); 1,79-1,4 (Satisfatório); 1,39-1, (Regular); <1, (Crítico) Na análise descritiva e de associação foram incluídas variáveis sociodemográficas, econômica, uso de medicamento, hipertensão arterial e diabetes autorreferidas As análises foram realizadas por meio da regressão de Poisson com ajuste de variância robusta e nível de significância de 5% Foram entrevistados 885 adultos, entre os 118 participantes do baseline Entre os 92,5% dos indivíduos que mencionaram ter um serviço de referência, a Unidade Básica de Saúde (UBS) foi o serviço mais citado para o primeiro contato para um problema de saúde não urgente A acessibilidade organizacional à UBS mostrou-se inferior à dos demais serviços analisados – especializados do SUS e convênio/particular A maioria dos indicadores de acessibilidade à UBS apresentou resultados considerados críticos e a obtenção de aconselhamento pelo telefone foi o pior indicador da dimensão A proporção dos que conseguem atendimento pelo telefone foi significativamente mais elevada entre as mulheres (p=,1) e a facilidade para marcar consulta de revisão mais elevada entre os homens (p=,3) Ter vínculo com um médico e considerá-lo referência para o acompanhamento da saúde, foi citado por 55,2% dos entrevistados, sendo o médico da UBS o mais referido A maioria dos indicadores de relação interpessoal apresentou resultados satisfatórios ou excelentes Telefonar e falar com o médico foi o pior indicador dessa dimensão com resultado crítico nos serviços públicos Após análise ajustada, nenhum fator permaneceu associado à longitudinalidade do cuidado A pesquisa revelou vínculo entre a população atendida e o profissional médico, no entanto há problemas na acessibilidade organizacional que apontam para necessidade de estratégias que aprimorem esses atributos visando a acessibilidade e longitudinalidade do cuidado e, consequentemente, a orientação dos serviços para o fortalecimento da APS
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179-14, Satisfactory; 139-1, Regular; <1, Critical The descriptive and association analysis included self-reported sociodemographic and economic variables, medication use, arterial hypertension, and diabetes The analyses were performed using Poisson regression with robust error variance at 5% significance 885 adults of the 1,18 participants at the baseline were interviewed Among the 925% of subjects that reported having a reference service, the Basic Health Unit was the most commonly mentioned as first contact for a non-urgent health issue The organizational accessibility to the Basic Health Unit proved inferior to the other services analyzed – SUS specialties and private insurance/cash-pay Most indicators of accessibility to the Basic Health Unit showed results considered critical and counseling over the phone had the worst indicator in this dimension The proportion of those able to receive care over the phone was significantly higher among women (p=1) and the ease to schedule a return visit was greater among men (p=3) Having a connection with a physician and considering him or her a reference in healthcare follow-up was mentioned by 552% of the respondents, with the Basic Health Unit physician being mentioned the most Most indicators of interpersonal relation had satisfactory or excellent results Calling in and talking to the physician had the worst indicator in this dimension, with critical result in public healthcare After the adjusted analysis, no factor remained associated with longitudinality of healthcare The research revealed a link between the patient population and physicians However, issues in organizational accessibility point to the need for strategies that enhance those attributes aiming at accessibility and longitudinality in healthcare and, consequently, healthcare services focusing on strengthening PHCCordoni Junior, Luiz [Orientador]Cunha, Elenice Machado daSilva, Regina Lúcia Dalla TorreNicoletto, Sônia Cristina StefanoCarvalho, Wladithe Organ deSouza, Regina Kazue Tanno de [Coorientadora]Radigonda, Bárbara2024-05-01T13:12:38Z2024-05-01T13:12:38Z2017.0017.07.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11317porDoutoradoSaúde ColetivaCentro de Ciências da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Saúde ColetivaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:55Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:55Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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