Investigações acerca da história e filosofia da ciência com licenciandos em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Drielle Caroline
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12144
Resumo: Resumo: No contexto atual, estudos acerca da prática docente elencando aspectos históricos e filosóficos na construção do conhecimento científico para o Ensino de Ciências têm sido amplamente discutidos, uma vez que os docentes tendem a reproduzir visões reducionistas acerca da ciência devido à escassez metodológica e epistemológica em sua Formação Inicial, impedindo um ensino contextualista Considerando uma abordagem que incorpore esses aspectos para a compreensão da ciência de modo humanizado, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar a abordagem da História e Filosofia da Ciência (HFC) com licenciandos do Programa de Residência Pedagógica do curso de Química da UEL Para isso, realizamos um levantamento teórico que permitiu a delimitação do tema, construção das questões de pesquisa, planejamento metodológico, coleta e análise dos dados, proposta de unidade didática e, por fim, análises e inferências Por meio de uma análise curricular, constatamos que o curso oferece a possibilidade de exploração da HFC em algumas disciplinas A partir de um questionário prévio semiestruturado, buscamos analisar como a abordagem tem sido contemplada no curso A fim de enriquecermos esta investigação, realizamos a aplicação de uma unidade didática para os licenciandos com o propósito de potencializar as discussões a respeito da natureza do conhecimento científico A análise de dados obtidos durante todo o processo evidenciou relações estabelecidas entre o desenvolvimento da ciência com valores culturais, sociais, históricos nos permitindo observar indícios de aprendizagem acerca da HFC atreladas ao contexto escolar A importância da incorporação da HFC na Formação Inicial reflete em uma prática docente mais ampla, promovendo um ensino de Química mais humanizado capaz de possibilitar a compreensão do desenvolvimento científico em um caráter processual e crítico
id UEL_d7a1fa65f8763f3ed36a57cbe5c5f395
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12144
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Investigações acerca da história e filosofia da ciência com licenciandos em químicaQuímicaEstudo e ensinoCiênciaHistóriaCiênciaStudy and teachingHistoryPhilosophyCollege graduatesScience - Chemistry - Study and teachingResumo: No contexto atual, estudos acerca da prática docente elencando aspectos históricos e filosóficos na construção do conhecimento científico para o Ensino de Ciências têm sido amplamente discutidos, uma vez que os docentes tendem a reproduzir visões reducionistas acerca da ciência devido à escassez metodológica e epistemológica em sua Formação Inicial, impedindo um ensino contextualista Considerando uma abordagem que incorpore esses aspectos para a compreensão da ciência de modo humanizado, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar a abordagem da História e Filosofia da Ciência (HFC) com licenciandos do Programa de Residência Pedagógica do curso de Química da UEL Para isso, realizamos um levantamento teórico que permitiu a delimitação do tema, construção das questões de pesquisa, planejamento metodológico, coleta e análise dos dados, proposta de unidade didática e, por fim, análises e inferências Por meio de uma análise curricular, constatamos que o curso oferece a possibilidade de exploração da HFC em algumas disciplinas A partir de um questionário prévio semiestruturado, buscamos analisar como a abordagem tem sido contemplada no curso A fim de enriquecermos esta investigação, realizamos a aplicação de uma unidade didática para os licenciandos com o propósito de potencializar as discussões a respeito da natureza do conhecimento científico A análise de dados obtidos durante todo o processo evidenciou relações estabelecidas entre o desenvolvimento da ciência com valores culturais, sociais, históricos nos permitindo observar indícios de aprendizagem acerca da HFC atreladas ao contexto escolar A importância da incorporação da HFC na Formação Inicial reflete em uma prática docente mais ampla, promovendo um ensino de Química mais humanizado capaz de possibilitar a compreensão do desenvolvimento científico em um caráter processual e críticoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In the current context, studies on teaching practice listing historical and philosophical aspects in the construction of scientific knowledge for the teaching of science have been widely discussed, since teachers tend to reproduce reductionist views about science due to the methodological and epistemological scarcity in their Initial Training, preventing contextualist teaching Considering an approach that incorporates these aspects for the understanding of science in a humanized way, the objective of this research is to investigate the approach of History and Philosophy of Science (HFS) with graduates of the Pedagogical Residency Program of the Chemistry course at UEL Therefore, we carried out a theoretical survey that allowed the delimitation of the theme, construction of research questions, methodological planning, collection and analysis of data, proposal for a didactic unit and, finally, analyses and inferences Through a curriculum analysis, we found that the course offers the possibility of exploring HFS in some subjects From a previous semi-structured questionnaire, we tried to analyze how the approach has been contemplated in the course In order to enrich the investigation, we carried out the application of a didactic unit for the graduates in order to enhance the discussions regarding the nature of scientific knowledge The analysis of data obtained throughout the process showed relationships established between the development of science with cultural, social and historical values, allowing us to observe signs of learning about HFS linked to the school context The importance of incorporating HFS in Initial Training reflects in a broader teaching practice, promoting a more humanized teaching of Chemistry capable of enabling the understanding of scientific development in a procedural and critical characterBatista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Broietti, Fabiele Cristiane DiasSilva, Marcos Rodrigues daCastilho, Drielle Caroline2024-05-01T13:49:03Z2024-05-01T13:49:03Z2021.0030.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12144porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:03Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:03Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigações acerca da história e filosofia da ciência com licenciandos em química
title Investigações acerca da história e filosofia da ciência com licenciandos em química
spellingShingle Investigações acerca da história e filosofia da ciência com licenciandos em química
Castilho, Drielle Caroline
Química
Estudo e ensino
Ciência
História
Ciência
Study and teaching
History
Philosophy
College graduates
Science - Chemistry - Study and teaching
title_short Investigações acerca da história e filosofia da ciência com licenciandos em química
title_full Investigações acerca da história e filosofia da ciência com licenciandos em química
title_fullStr Investigações acerca da história e filosofia da ciência com licenciandos em química
title_full_unstemmed Investigações acerca da história e filosofia da ciência com licenciandos em química
title_sort Investigações acerca da história e filosofia da ciência com licenciandos em química
author Castilho, Drielle Caroline
author_facet Castilho, Drielle Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Silva, Marcos Rodrigues da
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Drielle Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Estudo e ensino
Ciência
História
Ciência
Study and teaching
History
Philosophy
College graduates
Science - Chemistry - Study and teaching
topic Química
Estudo e ensino
Ciência
História
Ciência
Study and teaching
History
Philosophy
College graduates
Science - Chemistry - Study and teaching
description Resumo: No contexto atual, estudos acerca da prática docente elencando aspectos históricos e filosóficos na construção do conhecimento científico para o Ensino de Ciências têm sido amplamente discutidos, uma vez que os docentes tendem a reproduzir visões reducionistas acerca da ciência devido à escassez metodológica e epistemológica em sua Formação Inicial, impedindo um ensino contextualista Considerando uma abordagem que incorpore esses aspectos para a compreensão da ciência de modo humanizado, o objetivo desta pesquisa consiste em investigar a abordagem da História e Filosofia da Ciência (HFC) com licenciandos do Programa de Residência Pedagógica do curso de Química da UEL Para isso, realizamos um levantamento teórico que permitiu a delimitação do tema, construção das questões de pesquisa, planejamento metodológico, coleta e análise dos dados, proposta de unidade didática e, por fim, análises e inferências Por meio de uma análise curricular, constatamos que o curso oferece a possibilidade de exploração da HFC em algumas disciplinas A partir de um questionário prévio semiestruturado, buscamos analisar como a abordagem tem sido contemplada no curso A fim de enriquecermos esta investigação, realizamos a aplicação de uma unidade didática para os licenciandos com o propósito de potencializar as discussões a respeito da natureza do conhecimento científico A análise de dados obtidos durante todo o processo evidenciou relações estabelecidas entre o desenvolvimento da ciência com valores culturais, sociais, históricos nos permitindo observar indícios de aprendizagem acerca da HFC atreladas ao contexto escolar A importância da incorporação da HFC na Formação Inicial reflete em uma prática docente mais ampla, promovendo um ensino de Química mais humanizado capaz de possibilitar a compreensão do desenvolvimento científico em um caráter processual e crítico
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2021.00
2024-05-01T13:49:03Z
2024-05-01T13:49:03Z
30.03.2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12144
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823278326349824