Travestis no universo da arte : um retrato da memória social no âmbito do FILO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Jucenir da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8510
Resumo: Resumo: A memória organizada e mediada é uma ferramenta que pode ser utilizada para recontar por meio de narrativas artísticas, novas realidades, que são capazes de transportar as pessoas para experiências de vida de outros indivíduos e grupos sociais A partir dessa ideia, pensou-se que o teatro, uma das formas mais antigas de arte, pode contar as histórias de grupos de travestis, transexuais e transgêneros, pessoas que se encontram as margens da sociedade Por isso, questionou-se quais revelações os arquivos históricos e registros da comunidade transexual de Londrina podem contribuir para a memória social dessa comunidade? Diante de tal questionamento, presumiu-se que registros sobre o Festival Internacional de Londrina (FILO), retrataram a realidade de transexuais, travestis e transgêneros Sendo assim, objetivou-se resgatar fragmentos da memória social dessas pessoas por meio de registros sobre as peças do FILO com personagens travestis e entrevistas com transexuais Como procedimentos metodológicos, foi conduzida uma pesquisa de abordagem qualitativa para compreender a memória social dos grupos citados, na região de Londrina, foi aplicada a técnica do discurso do sujeito coletivo para analisar matérias de jornais locais e transcrições das entrevistas de duas mulheres transexuais e um homem transexual A fundamentação teórica foi construída a partir de estudo sobre as memórias coletiva e social Além disso, foram revisadas teorias sobre dominação, gênero, identidade de gênero, conceitos de pluralidade, respeito a distinção e singularidade Como resultados da pesquisa, registrou-se seis espetáculos que apresentavam personagens travestis Foram encontrados clippings de jornais locais, catálogos anuais do Festival que apresentavam informações e repercussões sobre as peças dentro do escopo deste trabalho A peça que teve maior repercussão foi a que tratava da releitura de passagens bíblicas pela perspectiva de uma travesti Ainda, por meio da análise das transcrições das entrevistas evidenciou-se que para os entrevistados crescer foi um processo doloroso porque não conseguiam se encaixar nos papéis de gênero que a eles eram impostos; a escola foi um lugar onde eram controlados e forçados a se moldarem dentro de uma norma; a arte foi um meio de deixar a prostituição e ser capaz de militar, ou seja, utilizar a arte, o teatro para vir esfera publicar manifestar suas necessidades e, principalmente, sua existência Concluiu-se que a arte e a cultura, que em grande parte são difundidas no ambiente escolar, são os vetores para reproduzir a dominação que circula pela sociedade Todavia elas também podem ser utilizadas para subverter a dominação, isso ocorre quando as pessoas vão à esfera pública para expor suas ideias, modos de vida, sonhos, dores e violências a que são submetidos principalmente por questões de preconceitos, as quais podem ser resolvidas por meio do diálogo no domínio público Por isso, a Ciência da Informação, por ser uma ciência com aspectos sociais, desempenha papel essencial na organização, acesso e mediação à informação sobre as pessoas que fazem parte de comunidades periféricas
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Diante de tal questionamento, presumiu-se que registros sobre o Festival Internacional de Londrina (FILO), retrataram a realidade de transexuais, travestis e transgêneros Sendo assim, objetivou-se resgatar fragmentos da memória social dessas pessoas por meio de registros sobre as peças do FILO com personagens travestis e entrevistas com transexuais Como procedimentos metodológicos, foi conduzida uma pesquisa de abordagem qualitativa para compreender a memória social dos grupos citados, na região de Londrina, foi aplicada a técnica do discurso do sujeito coletivo para analisar matérias de jornais locais e transcrições das entrevistas de duas mulheres transexuais e um homem transexual A fundamentação teórica foi construída a partir de estudo sobre as memórias coletiva e social Além disso, foram revisadas teorias sobre dominação, gênero, identidade de gênero, conceitos de pluralidade, respeito a distinção e singularidade Como resultados da pesquisa, registrou-se seis espetáculos que apresentavam personagens travestis Foram encontrados clippings de jornais locais, catálogos anuais do Festival que apresentavam informações e repercussões sobre as peças dentro do escopo deste trabalho A peça que teve maior repercussão foi a que tratava da releitura de passagens bíblicas pela perspectiva de uma travesti Ainda, por meio da análise das transcrições das entrevistas evidenciou-se que para os entrevistados crescer foi um processo doloroso porque não conseguiam se encaixar nos papéis de gênero que a eles eram impostos; a escola foi um lugar onde eram controlados e forçados a se moldarem dentro de uma norma; a arte foi um meio de deixar a prostituição e ser capaz de militar, ou seja, utilizar a arte, o teatro para vir esfera publicar manifestar suas necessidades e, principalmente, sua existência Concluiu-se que a arte e a cultura, que em grande parte são difundidas no ambiente escolar, são os vetores para reproduzir a dominação que circula pela sociedade Todavia elas também podem ser utilizadas para subverter a dominação, isso ocorre quando as pessoas vão à esfera pública para expor suas ideias, modos de vida, sonhos, dores e violências a que são submetidos principalmente por questões de preconceitos, as quais podem ser resolvidas por meio do diálogo no domínio público Por isso, a Ciência da Informação, por ser uma ciência com aspectos sociais, desempenha papel essencial na organização, acesso e mediação à informação sobre as pessoas que fazem parte de comunidades periféricasDissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract: Organized mediated memory is an instrument able to retell new realities through artistic narratives, which are able to transport people to social groups’ life experiences From this idea, it was thought that drama, one of the oldest manifestations of art, it is about to tell histories travesties, transsexuals and transgender, who are people on the margin of society Thus, it was questioned: what are the revelations that historical archives about Londrina transsexual community may contribute to its social memory? In face of such question, it was presumed that registers about Festival Internacional de Londrina (FILO), has portrayed the reality of travesties, transsexuals and transgender people Therefore, the objective of this study was to retrieve fragments of those people social memory through plays of FILO which have travesties characters and interviews with transsexuals As methodological proceedings, it was conducted a qualitative research to comprehend the social memory of the mentioned groups from Londrina To make it possible, it has been employed a discourse analysis technic know as collective subject discourse to analyze local newspapers and the transcript interviews conceded by two transgender women and a transgender man The theoretical foundation has been built from a study about collective and social memories And also, theories about domination, gender, gender identity, concepts of plurality, distinction respect and singularity As results, it was registered six plays that had travesties characters Also, it was found clippings of local newspapers, annual catalogues of the Festival in which where presented information and repercussions about those plays The theatre play that had the greatest impact was one that had a transsexual reinterpreting biblical passages By means of the interview transcript analysis, it was found out that the interviewed people believe that growing up was a painful process as they were not able to ‘fit in’ in the imposed gender roles They pictured school as a place where they were controlled and forced to shape themselves in a way that they were about to follow the rules Art was an option to distance themselves from prostitution and be able to become activists, that is to say, use theatre to express themselves in the public sphere, stating their existence In conclusion, art and culture, which are widespread at school, are considered carriers of domination that is reproduced not only at school but also in the society Nevertheless, art and culture is also used to undermine domination That happens when, in the public domain, people discuss their ideas, dreams and, the violence they face every day because of prejudice Last but not least, Information Science, as a social science, has an essential role in the organization, access and mediation of information about people who are part of peripheral communitiesMolina, Letícia Gorri [Orientador]Müller, Maria CristinaBortolin, SueliSerafim, Jucenir da Silva2024-05-01T11:34:15Z2024-05-01T11:34:15Z2018.0026.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8510porMestradoCiência da InformaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:31:36Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:31:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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