Efeitos da participação em um campeonato com um jogo educativo sobre comportamentos de prevenção à dengue de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Rosa do Nascimento
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000212827
Resumo: Os dados sobre a dengue no Brasil evidenciam o quanto os casos de contaminação pelo vírus continuam a aumentar no país, apesar das frequentes campanhas de prevenção. Isso pode significar que as regras veiculadas pela mídia e por profissionais da área da saúde exercem pouco ou nenhum efeito sobre os comportamentos não verbais das pessoas. Estudos advindos da Análise do Comportamento têm mostrado que é possível estabelecer relações de controle verbal, por meio de regras, sobre o comportamento não verbal correspondente, desde que hajam condições adequadas para isso. O presente estudo visou avaliar os efeitos da participação de escolares em um campeonato, com o jogo de tabuleiro Nossa Turma Contra a Dengue, sobre comportamentos de prevenção à dengue. Dezesseis escolares matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental participaram do campeonato. Antes e após o jogo, eles participaram individualmente de uma atividade prática, responderam a um questionário sobre regras de prevenção à dengue e jogaram o jogo Tapa Certo® adaptado para este estudo. Os participantes jogaram este último também entre as etapas do campeonato. Antes e após o campeonato, foram feitas entrevistas com os pais dos participantes, nas quais foram feitas perguntas sobre comportamentos do participante relacionados à prevenção à dengue que tenham sido observados em casa. Na fase de Linha de Base todos os participantes acertaram 86% ou mais das alternativas corretas disponíveis no questionário, 12 participantes acertaram mais da metade das alternativas apresentadas no Tapa Certo® e nove apresentaram 10 pontos ou menos na atividade prática. Após a intervenção com o jogo os resultados indicaram que 12 participantes apresentaram aumento de pontuação na atividade prática e 15 participantes mantiveram o desempenho de no mínimo 86% de acertos no questionário. Na avaliação com o Tapa Certo®, a partir da Etapa 1 do campeonato ocorreu aumento das pontuações dos participantes que não haviam acertado todas as tentativas. Os resultados sugerem que a participação em um campeonato com o jogo Nossa Turma Contra a Dengue mostrou-se como medida efetiva para promover comportamentos de prevenção à dengue. Além dos participantes serem capazes de dizer as regras de prevenção, apresentaram aumento em seus comportamentos práticos correspondentes a esse dizer.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEfeitos da participação em um campeonato com um jogo educativo sobre comportamentos de prevenção à dengue de criançasEffects of the participation in a championship with an educational game about behaviors of children for dengue fever prevention2017-03-03Verônica Bender Haydu . Sílvia Regina de Souza Arrabal Gil João JulianiAline Rosa do NascimentoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento.URLBROs dados sobre a dengue no Brasil evidenciam o quanto os casos de contaminação pelo vírus continuam a aumentar no país, apesar das frequentes campanhas de prevenção. Isso pode significar que as regras veiculadas pela mídia e por profissionais da área da saúde exercem pouco ou nenhum efeito sobre os comportamentos não verbais das pessoas. Estudos advindos da Análise do Comportamento têm mostrado que é possível estabelecer relações de controle verbal, por meio de regras, sobre o comportamento não verbal correspondente, desde que hajam condições adequadas para isso. O presente estudo visou avaliar os efeitos da participação de escolares em um campeonato, com o jogo de tabuleiro Nossa Turma Contra a Dengue, sobre comportamentos de prevenção à dengue. Dezesseis escolares matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental participaram do campeonato. Antes e após o jogo, eles participaram individualmente de uma atividade prática, responderam a um questionário sobre regras de prevenção à dengue e jogaram o jogo Tapa Certo® adaptado para este estudo. Os participantes jogaram este último também entre as etapas do campeonato. Antes e após o campeonato, foram feitas entrevistas com os pais dos participantes, nas quais foram feitas perguntas sobre comportamentos do participante relacionados à prevenção à dengue que tenham sido observados em casa. Na fase de Linha de Base todos os participantes acertaram 86% ou mais das alternativas corretas disponíveis no questionário, 12 participantes acertaram mais da metade das alternativas apresentadas no Tapa Certo® e nove apresentaram 10 pontos ou menos na atividade prática. Após a intervenção com o jogo os resultados indicaram que 12 participantes apresentaram aumento de pontuação na atividade prática e 15 participantes mantiveram o desempenho de no mínimo 86% de acertos no questionário. Na avaliação com o Tapa Certo®, a partir da Etapa 1 do campeonato ocorreu aumento das pontuações dos participantes que não haviam acertado todas as tentativas. Os resultados sugerem que a participação em um campeonato com o jogo Nossa Turma Contra a Dengue mostrou-se como medida efetiva para promover comportamentos de prevenção à dengue. Além dos participantes serem capazes de dizer as regras de prevenção, apresentaram aumento em seus comportamentos práticos correspondentes a esse dizer.The data about the dengue fever in Brazil highlight how much the contamination cases by the virus continue to grow in the country, despite the frequent prevention campaigns. This could mean that the rules spread by the media and by professionals exert little to no effect on the non-verbal behaviors of people. Studies coming from Behavior Analysis have shown that it is possible to establish relations of verbal control, through rules, over the correspondent non-verbal behavior, as long as adequate conditions for that exist. This study aimed at evaluating the effects of the participation of students in a championship, with the board game “Nossa Turma Contra a Dengue” (Our Class Against the Dengue Fever), about the dengue fever prevention behaviors. Sixteen students enrolled in the third year of elementary school participated in the championship. Before and after the game, they participated individually on a practical activity, answering a quiz about the rules on the prevention against dengue fever and played the game “Tapa Certo®” adapted for this study. The participants played this last also between stages of the championship. Before and after the championship there were interviews with the participants’ parents, where questions were made about the behaviors of the participant related to dengue fever prevention observed at home. In the Baseline stage all the participants got scored 86% or more of alternatives correct in the quiz, 12 participants answered more than half of the alternatives presented on Tapa Certo® correctly and nine presented 10 points or less in the practical activity. After intervention with the game, the results indicated that 12 participants showed an increase in the score in the practical activity and 15 participants kept their performances of at least 86% of right answers in the quiz. In the evaluation with the Tapa Certo®, starting from Stage 1 of the championship there was an increase of the scores of the participants that didn’t get all attempts right. The results suggest that the participation on a championship with the game Nossa Turma Contra a Dengue proved to be an effective measure to promote behaviors on dengue fever’s prevention. Besides the participants being capable of saying the rules of prevention, they showed an increase in their practical behaviors correspondent to this saying.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000212827porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:51Zoai:uel.br:vtls000212827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2017-07-04T13:21:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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