Utilização e avaliação de software para geometria molecular no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manfio, Renata Andrade
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12135
Resumo: Resumo: A fim de alcançar os objetivos propostos pelo presente trabalho, planejamos, desenvolvemos e avaliamos as contribuições de uma Sequência Didática, tendo como objetivo principal possibilitar aos alunos uma ancoragem efetiva entre o novo conhecimento e seus conhecimentos prévios, avaliando desta forma, novas possibilidades de aprendizagem significativa, segundo Ausubel A Sequência Didática consistiu de aulas práticas em sala de aula e no laboratório de informática da escola, com o uso do simulador virtual Geometria Molecular, disponível na plataforma PhET (PhysicsEducation Technology) Os sujeitos envolvidos na investigação foram alunos do primeiro ano do curso do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) em Administração, de uma Escola Técnica do Estado de São Paulo (ETEC), na Cidade de Palmital A Sequência Didática foi desenvolvida em cinco dias, com duas aulas de 5 minutos cada, totalizando 1 aulas No primeiro dia foi aplicada uma atividade com os alunos em grupos, eles fizeram ilustrações de como imaginariam ser o formato de sete moléculas propostas pela professora (HCl, CS2, H2O, SO2, BF3, NH3, e CH4) No segundo dia, foi realizada uma aula prática em sala de aula, e com o auxílio da professora, os alunos construíram modelos das mesmas moléculas trabalhadas na aula anterior, usando para isso, balas de goma, palitos de dente e bexigas No terceiro dia, foi aplicado aos alunos um pré-questionário e mediante as respostas dadas por eles e analisando as ilustrações, verificamos que eles possuíam como importante subsunçor o conteúdo formas geométricas, adquirido ainda no Ensino Fundamental, em Matemática No quarto dia do desenvolvimento da Sequência Didática, foi proposta uma aula prática no laboratório de informática da escola, utilizando o simulador virtual Geometria Molecular Nesta prática, os alunos construíram modelos e moléculas reais propostas pela professora No quinto e último dia da Sequência Didática foram aplicados dois questionários, com objetivos de avaliar a aprendizagem significativa dos alunos a respeito da geometria molecular e avaliar as dificuldades dos alunos e a aceitação deles em relação ao uso do simulador virtual Geometria Molecular, respectivamente Mediante as análises dos questionários aplicados, verificamos que o objetivo proposto pela Sequência Didática foi plenamente alcançado, pois 1% dos alunos conseguiram realizar as duas tarefas propostas sozinhos e sem dificuldades, e também demonstraram ter enriquecido o subsunçor formas geométricas, dando a ele novo significado com maior riqueza de detalhes e conceitos Por recepção, houve indícios da aprendizagem significativa representacional, conceitual, subordinada e superordenada, pois os alunos aprenderam de forma visual (construindo as moléculas em 3D), ampliando seus conceitos e estabelecendo uma relação entre os nomes das geometrias moleculares e as formas das moléculas apresentadas em 3D pelo software de simulação A aprendizagem foi subordinada, pois progressivamente os alunos mostraram ter enriquecido o subsunçor formas geométricas, que era mais amplo e geral, tornando-o mais específico e inclusivo, com conceitos de ângulos de ligação, nuvens eletrônicas, repulsão, entre outros
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em QuímicaAbstract: In order to achieve the objectives proposed by the present work, we planned, developed and evaluated the contributions of a didactic sequence, with the main objective to enable students to effectively anchor the new knowledge and their previous knowledge, thus evaluating new learning possibilities significant, according to Ausubel The didactic sequence consisted of practical classes in the classroom and in the computer lab of the school using the virtual simulator Molecular Geometry, available on the PhET (Physics Education Technology) platform The subjects involved in the investigation were first year students of the Integrated Technical High School (ETIM) in Business Administration, from a Technical School of the State of São Paulo (ETEC), in the City of Palmital The didactic sequence was developed in five days with two 5-minute classes, totaling 1 classes On the first day there was an activity where the students, sitting in groups, made illustrations of what they would imagine to be the seven molecule format proposed by the teacher (HCl, CS2, H2O, SO2, BF3, NH3, and CH4) On the second day of the sequence, a classroom practice was held, and with the teacher's help, the students built models of the same molecules worked in the previous class with gum candies and toothpicks On the third day a pre-questionnaire was applied to the students, and through the students' answers and analyzing the illustrations, we found that they had as their important subsumption the geometric shapes content, acquired still in elementary school, in mathematics On the fourth day of the development of the didactic sequence, a practical class was held in the school's computer lab, using the virtual simulator Molecular Geometry In this practice, students built models and real molecules proposed by the teacher On the fifth and last day of the didactic sequence, two questionnaires were applied to evaluate the students 'significant learning about molecular geometry and to evaluate the students' difficulties and their acceptance regarding the use of the Molecular Geometry virtual simulator, respectively Through the analysis of the applied questionnaires, we verified that the objective proposed by the didactic sequence was fully achieved, since 1% of the students were able to accomplish the two proposed tasks alone and without difficulties, and demonstrated to have enriched the subsunçor geometric shapes, giving it new meaning with greater richness of detail and concepts On reception, there was evidence of significant conceptual and subordinate and superordinate representational learning, as students learned visually (building the molecules in 3D), broadening their concepts and establishing a relationship between the names of molecular geometries and the shapes of molecules presented in 3D by simulation software Learning was subordinated, as students progressively proved to have enriched the subsunçor geometric shapes, which was broader and more general, making it more specific and inclusive, with concepts of connecting angles, electronic clouds, repulsion, among othersCirino, Marcelo Maia [Orientador]Bernadelli, Marlize SpagollaSantin Filho, OuridesManfio, Renata Andrade2024-05-01T13:48:55Z2024-05-01T13:48:55Z2019.0007.11.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12135porMestrado ProfissionalQuímicaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em QuímicaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:05Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:05Repositório Institucional da UEL - 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