Os limites e possibilidades do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo em Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Juliana Rodrigues da Cruz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17845
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os limites e possibilidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo em Londrina. Deste modo, para alcançar esse objetivo, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, pesquisa documental e a de campo, que se deu por uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Importante salientar que esta pesquisa passou pelo comitê de ética e possui parecer consubstanciado do CEP com número 5.703.387.Como universo da pesquisa, delimitamos uma amostragem a partir das dezessetes instituições de terceiro setor conveniadas com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina, que atendessem as modalidades de atendimento II e III do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A partir disso, construímos esse estudo dividido em seis capítulos: o primeiro se deu na construção da introdução deste trabalho; o segundo, para concepção de Estado; no terceiro retomamos a história da criança e do adolescente no Brasil e a proteção social; no quarto, abordamos a Política de Assistência Social e o próprio Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); no quinto discutimos o SCFV em Londrina; e, por último, a análise dos limites e possibilidades no SCFV de Londrina. As entrevistas semiestruturadas ocorreram com coordenadores pedagógicos e ou assistentes sociais e um sujeito interlocutor das instituições do terceiro setor. As principais conclusões são: Existem algumas especificidades do município de Londrina, a Secretaria Municipal de Assistência Social foi criando, baseada, é claro, nas orientações da própria tipificação nacional de serviço socioassistencial, a forma do município fazer a gestão e acompanhar este serviço. Desta maneira, foi elaborando maneiras de conduzir o processo e se aproximar das instituições de terceiro setor, sendo algo importante para construir a política pública, o que a partir deste estudo indica que amplia a proteção social, pois qualifica a oferta do serviço. Assim, é possível compreender que o SCFV executado no município de Londrina pode, sim, contribuir com a oferta de proteção social apresentada por adolescentes que são atendidos. Mesmo em meio aos desafios, amplia a participação dos indivíduos na sociedade no fortalecimento do território, no reconhecimento dos direitos de cada cidadão.
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Importante salientar que esta pesquisa passou pelo comitê de ética e possui parecer consubstanciado do CEP com número 5.703.387.Como universo da pesquisa, delimitamos uma amostragem a partir das dezessetes instituições de terceiro setor conveniadas com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina, que atendessem as modalidades de atendimento II e III do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A partir disso, construímos esse estudo dividido em seis capítulos: o primeiro se deu na construção da introdução deste trabalho; o segundo, para concepção de Estado; no terceiro retomamos a história da criança e do adolescente no Brasil e a proteção social; no quarto, abordamos a Política de Assistência Social e o próprio Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); no quinto discutimos o SCFV em Londrina; e, por último, a análise dos limites e possibilidades no SCFV de Londrina. As entrevistas semiestruturadas ocorreram com coordenadores pedagógicos e ou assistentes sociais e um sujeito interlocutor das instituições do terceiro setor. As principais conclusões são: Existem algumas especificidades do município de Londrina, a Secretaria Municipal de Assistência Social foi criando, baseada, é claro, nas orientações da própria tipificação nacional de serviço socioassistencial, a forma do município fazer a gestão e acompanhar este serviço. Desta maneira, foi elaborando maneiras de conduzir o processo e se aproximar das instituições de terceiro setor, sendo algo importante para construir a política pública, o que a partir deste estudo indica que amplia a proteção social, pois qualifica a oferta do serviço. Assim, é possível compreender que o SCFV executado no município de Londrina pode, sim, contribuir com a oferta de proteção social apresentada por adolescentes que são atendidos. Mesmo em meio aos desafios, amplia a participação dos indivíduos na sociedade no fortalecimento do território, no reconhecimento dos direitos de cada cidadão.El presente trabajo tiene como objetivo analizar los límites y posibilidades del Servicio de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos en Londrina. Por lo tanto, para lograr este objetivo se utilizó como metodología la revisión bibliográfica, la investigación documental y de campo, la cual se llevó a cabo mediante un enfoque cualitativo y cuantitativo, utilizando como instrumento de recolección de datos la entrevista semiestructurada. Es importante resaltar que esta investigación pasó por el comité de ética y cuenta con dictamen consolidado del CEP con el número 5.703.387. Como universo de investigación, delimitamos una muestra de las diecisiete instituciones del tercer sector contratadas con la Secretaría Municipal de Asistencia Social de Londrina. , que cumplió con las modalidades de servicio II y III del Servicio de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos. A partir de esto, construimos este estudio dividido en seis capítulos: el primero tuvo lugar en la construcción de la introducción a este trabajo; el segundo, por la concepción del Estado; en el tercero revisamos la historia de los niños y adolescentes en Brasil y la protección social; en el cuarto, abordamos la Política de Asistencia Social y el propio Servicio de Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos (SCFV); en el quinto discutimos el SCFV en Londrina; y, finalmente, el análisis de los límites y posibilidades del SCFV de Londrina. Las entrevistas semiestructuradas se realizaron con coordinadores pedagógicos y/o trabajadores sociales y un interlocutor de instituciones del tercer sector. Las principales conclusiones son: Hay algunas especificidades del municipio de Londrina, la Secretaría Municipal de Asistencia Social fue creada, basada, por supuesto, en los lineamientos de la clasificación nacional de servicios de asistencia social, la forma en que el municipio gestiona y monitorea este servicio. . De esta manera, se desarrollaron formas de conducir el proceso y acercarse a las instituciones del tercer sector, lo cual es importante para la construcción de políticas públicas, lo que desde este estudio indica que amplía la protección social, ya que califica la oferta de servicios. Así, es posible comprender que el SCFV implementado en la ciudad de Londrina pueda, efectivamente, contribuir a la provisión de protección social que presentan los adolescentes asistidos. Aún en medio de los desafíos, amplía la participación de los individuos de la sociedad en el fortalecimiento del territorio, en el reconocimiento de los derechos de cada ciudadano.Almeida, Denise Maria Fank deAmaral, Wagner Roberto doCoelho, Kathiuscia FreitasSantos, Juliana Rodrigues da Cruz2024-10-02T11:39:56Z2024-10-02T11:39:56Z2023-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17845porCESA - Departamento de Serviço SocialPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social e Política SocialUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina184 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-03T06:11:47Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-10-03T06:11:47Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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