Potencialidade humanizadora da customização em massa para habitações unifamiliares de interesse social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9270 |
Resumo: | Resumo: No Brasil, é comum a produção de unidades habitacionais padronizadas como estratégia à redução de custos de projeto e produção de empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS) Isso levou à redução do portfólio de produtos e ao não atendimento dos aspectos humanizadores do ambiente Existe a necessidade de melhor adequação do espaço ao crescimento familiar, às atividades de trabalho e à necessidade dos seres humanos de personalizar o espaço, consequentemente, atingindo uma maior satisfação dos moradores e um maior tempo de retenção destas famílias nessas residências Nesse sentido, a customização em massa (CM) surgiu como uma estratégia de produção adversa à produção em massa, e que tem como foco a produção de bens diferenciados, com alto valor agregado Esforços vêm sendo realizados para viabilizar a adoção dessa estratégia também no setor da construção civil Diante disso, a formulação do problema de pesquisa baseia-se na necessidade de investigar a potencialidade humanizadora da customização em massa como uma alternativa à padronização excessiva da habitação produzida em massa visando à contemplação das necessidades requeridas do ambiente pelo usuário Dessa forma, o objetivo deste trabalho é identificar a potencialidade humanizadora da customização em massa de habitação unifamiliar de interesse social Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa foi estruturada em quatro etapas: A primeira etapa é destinada ao levantamento da literatura e tem por objetivo apropriar-se dos conceitos relativos à humanização e à customização em massa Para tanto, a pesquisa bibliográfica sobre a customização em massa focou no contexto da construção civil No que se refere aos parâmetros humanizadores, baseiam-se nos trabalhos de Alexander et al (1977/213) O desenvolvimento da segunda etapa visou à seleção dos parâmetros humanizadores propostos por Alexander et al (1977/213) à escala da habitação unifamiliar A terceira etapa consistiu na condução do estudo de caso único cujo fenômeno analisado foi a humanização em habitações unifamiliares customizadas em massa, tendo como unidade caso uma empresa que desenvolveu projetos de habitações unifamiliares customizadas em massa Por fim, a quarta etapa destinou-se ao estudo das implicações da humanização na customização em massa de Habitações unifamiliares de interesse social (HUIS) Com base no método de Alexander et al (1977/213), a pesquisa contribui em identificar oportunidades de aplicação de conceitos humanizadores para customização em massa de habitações unifamiliares de interesse social |
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Potencialidade humanizadora da customização em massa para habitações unifamiliares de interesse socialArquitetura de habitaçãoCustomização em massaArchitecture, DomesticMass customizationResumo: No Brasil, é comum a produção de unidades habitacionais padronizadas como estratégia à redução de custos de projeto e produção de empreendimentos habitacionais de interesse social (EHIS) Isso levou à redução do portfólio de produtos e ao não atendimento dos aspectos humanizadores do ambiente Existe a necessidade de melhor adequação do espaço ao crescimento familiar, às atividades de trabalho e à necessidade dos seres humanos de personalizar o espaço, consequentemente, atingindo uma maior satisfação dos moradores e um maior tempo de retenção destas famílias nessas residências Nesse sentido, a customização em massa (CM) surgiu como uma estratégia de produção adversa à produção em massa, e que tem como foco a produção de bens diferenciados, com alto valor agregado Esforços vêm sendo realizados para viabilizar a adoção dessa estratégia também no setor da construção civil Diante disso, a formulação do problema de pesquisa baseia-se na necessidade de investigar a potencialidade humanizadora da customização em massa como uma alternativa à padronização excessiva da habitação produzida em massa visando à contemplação das necessidades requeridas do ambiente pelo usuário Dessa forma, o objetivo deste trabalho é identificar a potencialidade humanizadora da customização em massa de habitação unifamiliar de interesse social Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa foi estruturada em quatro etapas: A primeira etapa é destinada ao levantamento da literatura e tem por objetivo apropriar-se dos conceitos relativos à humanização e à customização em massa Para tanto, a pesquisa bibliográfica sobre a customização em massa focou no contexto da construção civil No que se refere aos parâmetros humanizadores, baseiam-se nos trabalhos de Alexander et al (1977/213) O desenvolvimento da segunda etapa visou à seleção dos parâmetros humanizadores propostos por Alexander et al (1977/213) à escala da habitação unifamiliar A terceira etapa consistiu na condução do estudo de caso único cujo fenômeno analisado foi a humanização em habitações unifamiliares customizadas em massa, tendo como unidade caso uma empresa que desenvolveu projetos de habitações unifamiliares customizadas em massa Por fim, a quarta etapa destinou-se ao estudo das implicações da humanização na customização em massa de Habitações unifamiliares de interesse social (HUIS) Com base no método de Alexander et al (1977/213), a pesquisa contribui em identificar oportunidades de aplicação de conceitos humanizadores para customização em massa de habitações unifamiliares de interesse socialDissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoAbstract: In Brazil, it is common to produce standardized housing units as a strategy to reduce project costs and produce housing projects of social interest (EHIS) This has led to the reduction of the product portfolio and the failure to meet the humanizing aspects of the environment There is a need for better adaptation of the space to family growth, work activities and the need of human beings to personalize the space, consequently, reaching a greater satisfaction of the residents and a greater time of retention of these families in these residences In this sense, mass customization (CM) emerged as a strategy of production that is adverse to mass production, and focuses on the production of differentiated goods with high added value Efforts have been made to enable the adoption of this strategy also in the civil construction sector Therefore, the formulation of the research problem is based on the need to investigate the humanizing potential of mass customization as an alternative to the excessive standardization of mass-produced housing aiming at the contemplation of the required needs of the environment by the user In this way, the objective of this work is to identify the humanizing potentiality of mass customization of single family housing of social interest To reach the proposed goal, the research will be structured in four stages: The first step is to survey the literature and aims to appropriate the concepts related to humanization and mass customization For this, the bibliographic research on mass customization focused on the context of civil construction As regards the humanizing parameters, they are based on the works of Alexander et al (1977/213) The development of the second stage aimed at the selection of the humanizing parameters proposed by Alexander et al (1977/213) to the scale of single-family housing The third step consisted in conducting the single case study whose phenomenon was the humanization in single family dwellings customized in mass, having as unit case a company that developed projects of single family dwellings customized in mass Finally, the fourth stage was devoted to the study of the implications of humanization in the mass customization of single-family dwellings of social interest (HUIS) Based on the method of Alexander et al (1977/213), the research will contribute to identify opportunities for the application of humanizing concepts in the mass customization of single family dwellings of social interestGuadanhim, Sidnei Junior [Orientador]Kowaltowski, Dóris Catharine Cornelie KnatzHirota, Ercília HitomiLeite, Raquel Salla Morato2024-05-01T11:54:29Z2024-05-01T11:54:29Z2019.0011.07.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9270porMestradoArquitetura e UrbanismoCentro de Tecnologia e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:42Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9270Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:42Repositório Institucional da UEL - 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