Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11315 |
Resumo: | Resumo: Esta pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativo, consiste em uma pesquisa-ação, cujo propósito é tentar estabelecer as regularidades do gênero ensaio acadêmico para propor seu posterior estudo em sala de aula, como forma de tornar efetivo um ensino de língua materna mais contextualizado Como referencial teórico sobre o estudo da linguagem, a pesquisa se ancora na perspectiva enunciativa de Bakhtin (23), que assume a natureza interacional da linguagem e tem nos gêneros discursivos uma possibilidade de ensino mais contextualizado, entre outros teóricos que discutem o ensino de língua, na referida perspectiva A base teórica, no que tange ao ensino de língua materna, é complementada, principalmente, pelos estudos de Geraldi (1985, 23, 25) e de Antunes (24, 27, 29) Para o processo de transposição didática, a metodologia escolhida foi a proposta de Gasparin (23), que se fundamenta na Pedagogia Histórico-Crítica e apresenta um encaminhamento didático capaz de promover a articulação entre teoria-prática Quanto ao levantamento das características do gênero em foco, a pesquisa tem como principal fonte os estudos de Clanchy e Ballard (2), os quais propõem uma orientação sobre as características do gênero e sua produção na esfera acadêmica A partir da fundamentação arrolada, um plano de aula para o estudo do gênero em sala de aula foi elaborado e aplicado em uma turma de primeiro ano do ensino superior A pesquisa é no campo da Linguística Aplicada, por essa razão, como instrumentos de coleta de dados recorreu-se aos diários de campo e às gravações das aulas em que ocorreu a aplicação do plano Como categoria de análise dos textos produzidos pelos discentes, a presente Dissertação alicerçou-se nos elementos constituintes dos gêneros discursivos (contexto de produção, construção composicional, conteúdo temático e marcas linguístico-enunciativas) A análise evidenciou que a proposta de trabalho, na linha teórica e metodológica aqui defendida, manifesta-se como um encaminhamento capaz de extrapolar o ensino meramente gramatical, por proporcionar a integração das práticas de leitura, análise linguística e produção de texto, como também por permitir um procedimento didático capaz de não apenas instigar o educando ao conhecimento do conteúdo, mas também levá-lo a refletir sobre sua prática social, promovendo a teorização do conteúdo e o retorno à prática com uma visão mais ampliada Com efeito, o estudo do gênero ensaio acadêmico a partir da integração de uma concepção de linguagem a uma concepção didática, conduziu, no contexto específico, a uma prática capaz de promover a formação de cidadãos críticos e reflexivos para atuarem na vida em sociedade |
id |
UEL_da81e0cdeff66e37c79b0c5d725d8f3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/11315 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aulaAnálise linguística (Linguística)Gêneros textuaisAnálise do discursoLíngua maternaEstudo e ensinoAnalysis, Linguistic (Linguistics)Textual genresDiscourse analysisStudy and teachingDiscourse GenreStudy and teachingLanguage - audiovisResumo: Esta pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativo, consiste em uma pesquisa-ação, cujo propósito é tentar estabelecer as regularidades do gênero ensaio acadêmico para propor seu posterior estudo em sala de aula, como forma de tornar efetivo um ensino de língua materna mais contextualizado Como referencial teórico sobre o estudo da linguagem, a pesquisa se ancora na perspectiva enunciativa de Bakhtin (23), que assume a natureza interacional da linguagem e tem nos gêneros discursivos uma possibilidade de ensino mais contextualizado, entre outros teóricos que discutem o ensino de língua, na referida perspectiva A base teórica, no que tange ao ensino de língua materna, é complementada, principalmente, pelos estudos de Geraldi (1985, 23, 25) e de Antunes (24, 27, 29) Para o processo de transposição didática, a metodologia escolhida foi a proposta de Gasparin (23), que se fundamenta na Pedagogia Histórico-Crítica e apresenta um encaminhamento didático capaz de promover a articulação entre teoria-prática Quanto ao levantamento das características do gênero em foco, a pesquisa tem como principal fonte os estudos de Clanchy e Ballard (2), os quais propõem uma orientação sobre as características do gênero e sua produção na esfera acadêmica A partir da fundamentação arrolada, um plano de aula para o estudo do gênero em sala de aula foi elaborado e aplicado em uma turma de primeiro ano do ensino superior A pesquisa é no campo da Linguística Aplicada, por essa razão, como instrumentos de coleta de dados recorreu-se aos diários de campo e às gravações das aulas em que ocorreu a aplicação do plano Como categoria de análise dos textos produzidos pelos discentes, a presente Dissertação alicerçou-se nos elementos constituintes dos gêneros discursivos (contexto de produção, construção composicional, conteúdo temático e marcas linguístico-enunciativas) A análise evidenciou que a proposta de trabalho, na linha teórica e metodológica aqui defendida, manifesta-se como um encaminhamento capaz de extrapolar o ensino meramente gramatical, por proporcionar a integração das práticas de leitura, análise linguística e produção de texto, como também por permitir um procedimento didático capaz de não apenas instigar o educando ao conhecimento do conteúdo, mas também levá-lo a refletir sobre sua prática social, promovendo a teorização do conteúdo e o retorno à prática com uma visão mais ampliada Com efeito, o estudo do gênero ensaio acadêmico a partir da integração de uma concepção de linguagem a uma concepção didática, conduziu, no contexto específico, a uma prática capaz de promover a formação de cidadãos críticos e reflexivos para atuarem na vida em sociedadeDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: This qualitative- interpretative research consists of a research-action, whose purpose is to try to establish the regularities of the academic essay genre for its study in classroom As a theoretical reference about language, the research is based on the expository perspective of Bakhtin (23), that assumes the interactional nature of language and sees in the discursive genres a more contextualized teaching possibility, among other theoretical researchers who discuss the teaching learning in that perspective The theoretical basis, regarding the teaching of native language, is complemented, mainly by the findings of Geraldi (1985, 23, 25) and Antunes (24, 27, 29) For the process of didactic transposition, the methodology chosen was Gasparin’s proposal (23) which relies on Historic-Critic pedagogy and presents a didactic guiding which promotes the articulation between theory and practice As for the survey of the genre in focus, this work has as main source the studies of Clanchy and Ballard (2) which propose an orientation about the characteristics of the genre and its production in the academic field The research is in the Applied Linguistics field, for this reason, as instruments of data collection adopts field diaries and the recordings of classes during the period of implementation of the plan prepared for the study of genre, applied in a class of first year in higher education As a category of analyzes of the texts produced by the students, this paper has as its basis the elements of the genres (production context, compositional building, thematic content and linguistic-enunciation marks) The analyzes presents that the proposal of this work, in theoretical and methodological line here defined, and expresses as a reference that goes beyond the mere teaching of grammar, provides the integration of the reading practices, linguistic analyzes and text production, but also allowing a didactic procedure which besides urging students to the knowledge of the subject, also lead to reflection about his social practice, promoting the theorization of the subject and the return to the practice with a broader vision Indeed, the study of the academic essay genre, from the integration of a conception of a language, leads to a practice that promotes the formation of critical and reflective citizens, able to act in societyPerfeito, Alba Maria [Orientador]Zanini, MarilurdesBaronas, Joyce Elaine de AlmeidaFerragini, Neluana Leuz de Oliveira2024-05-01T13:12:35Z2024-05-01T13:12:35Z2011.0028.03.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11315porMestradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:08Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11315Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:08Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aula |
title |
Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aula |
spellingShingle |
Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aula Ferragini, Neluana Leuz de Oliveira Análise linguística (Linguística) Gêneros textuais Análise do discurso Língua materna Estudo e ensino Analysis, Linguistic (Linguistics) Textual genres Discourse analysis Study and teaching Discourse Genre Study and teaching Language - audiovis |
title_short |
Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aula |
title_full |
Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aula |
title_fullStr |
Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aula |
title_sort |
Ensaio acadêmico : da teoria à prática em sala de aula |
author |
Ferragini, Neluana Leuz de Oliveira |
author_facet |
Ferragini, Neluana Leuz de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Perfeito, Alba Maria [Orientador] Zanini, Marilurdes Baronas, Joyce Elaine de Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferragini, Neluana Leuz de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise linguística (Linguística) Gêneros textuais Análise do discurso Língua materna Estudo e ensino Analysis, Linguistic (Linguistics) Textual genres Discourse analysis Study and teaching Discourse Genre Study and teaching Language - audiovis |
topic |
Análise linguística (Linguística) Gêneros textuais Análise do discurso Língua materna Estudo e ensino Analysis, Linguistic (Linguistics) Textual genres Discourse analysis Study and teaching Discourse Genre Study and teaching Language - audiovis |
description |
Resumo: Esta pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativo, consiste em uma pesquisa-ação, cujo propósito é tentar estabelecer as regularidades do gênero ensaio acadêmico para propor seu posterior estudo em sala de aula, como forma de tornar efetivo um ensino de língua materna mais contextualizado Como referencial teórico sobre o estudo da linguagem, a pesquisa se ancora na perspectiva enunciativa de Bakhtin (23), que assume a natureza interacional da linguagem e tem nos gêneros discursivos uma possibilidade de ensino mais contextualizado, entre outros teóricos que discutem o ensino de língua, na referida perspectiva A base teórica, no que tange ao ensino de língua materna, é complementada, principalmente, pelos estudos de Geraldi (1985, 23, 25) e de Antunes (24, 27, 29) Para o processo de transposição didática, a metodologia escolhida foi a proposta de Gasparin (23), que se fundamenta na Pedagogia Histórico-Crítica e apresenta um encaminhamento didático capaz de promover a articulação entre teoria-prática Quanto ao levantamento das características do gênero em foco, a pesquisa tem como principal fonte os estudos de Clanchy e Ballard (2), os quais propõem uma orientação sobre as características do gênero e sua produção na esfera acadêmica A partir da fundamentação arrolada, um plano de aula para o estudo do gênero em sala de aula foi elaborado e aplicado em uma turma de primeiro ano do ensino superior A pesquisa é no campo da Linguística Aplicada, por essa razão, como instrumentos de coleta de dados recorreu-se aos diários de campo e às gravações das aulas em que ocorreu a aplicação do plano Como categoria de análise dos textos produzidos pelos discentes, a presente Dissertação alicerçou-se nos elementos constituintes dos gêneros discursivos (contexto de produção, construção composicional, conteúdo temático e marcas linguístico-enunciativas) A análise evidenciou que a proposta de trabalho, na linha teórica e metodológica aqui defendida, manifesta-se como um encaminhamento capaz de extrapolar o ensino meramente gramatical, por proporcionar a integração das práticas de leitura, análise linguística e produção de texto, como também por permitir um procedimento didático capaz de não apenas instigar o educando ao conhecimento do conteúdo, mas também levá-lo a refletir sobre sua prática social, promovendo a teorização do conteúdo e o retorno à prática com uma visão mais ampliada Com efeito, o estudo do gênero ensaio acadêmico a partir da integração de uma concepção de linguagem a uma concepção didática, conduziu, no contexto específico, a uma prática capaz de promover a formação de cidadãos críticos e reflexivos para atuarem na vida em sociedade |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011.00 2024-05-01T13:12:35Z 2024-05-01T13:12:35Z 28.03.2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11315 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Estudos da Linguagem Centro de Letras e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823286899507200 |