The realness : a feminilidade na construção mitológica da corporalidade Drag Queen como representação social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16531 |
Resumo: | Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender a construção da personagem drag queen a partir de signos na corporalidade feminina como forma de representação social, exemplificando com personalidades do mundo drag no âmbito nacional e internacional Partindo da concepção do espaço que circunscreve o indivíduo, é formulada uma proposta de interpretação de que personagens drags são construídas na e com cultura visual Sabendo que a concepção de corpo feminino mudou conforme as décadas, e que o corpo em si funciona como informação social, o processo de construção da personagem drag queen parte da apropriação de elementos simbólicos de feminilidade e, desta forma, o corpo drag manifesta-se como uma fonte de significação Essa construção pode ser compreendida a partir do conceito de mitologia de Roland Barthes, dado que há um esvaziamento nos significados dos signos representativos, como vestuário, silhueta, joias, adereços e a formulação de novas significações Desta forma, a corporificação de um personagem drag queen ocorre de maneira mítica, com a ressignificação de questões como o gênero |
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The realness : a feminilidade na construção mitológica da corporalidade Drag Queen como representação socialFeminilidadePersonificações femininasMitoComunicaçãoIdentidadeFemininityFemale impersonatorsMythCommunicationIdentityRealnessResumo: Este estudo tem por objetivo compreender a construção da personagem drag queen a partir de signos na corporalidade feminina como forma de representação social, exemplificando com personalidades do mundo drag no âmbito nacional e internacional Partindo da concepção do espaço que circunscreve o indivíduo, é formulada uma proposta de interpretação de que personagens drags são construídas na e com cultura visual Sabendo que a concepção de corpo feminino mudou conforme as décadas, e que o corpo em si funciona como informação social, o processo de construção da personagem drag queen parte da apropriação de elementos simbólicos de feminilidade e, desta forma, o corpo drag manifesta-se como uma fonte de significação Essa construção pode ser compreendida a partir do conceito de mitologia de Roland Barthes, dado que há um esvaziamento nos significados dos signos representativos, como vestuário, silhueta, joias, adereços e a formulação de novas significações Desta forma, a corporificação de um personagem drag queen ocorre de maneira mítica, com a ressignificação de questões como o gêneroDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This study aims to understand the construction of the drag queen character from signs of the feminine embodiment as a form of social representation, using exemples of drag personalities, nationally and internationally Starting from the concept of the space that circumscribes the individual, a proposal of interpretation is formulated that drags characters are constructed in and with visual culture Knowing that the female body concept has changed over the decades, and that the body itself functions as social information, the process of building the drag queen character parts of the appropriation of symbolic elements of femininity and thus the body drag manifests itself as a source of meaning This construction can be understood from the concept of Roland Barthes' mythology, since there is an emptying of the meanings of representative signs, such as clothing, silhouette, jewelry, props and the formulation of new meanings In this way, the embodiment of a drag queen character occurs in a mythical way, with the resignification of issues such as genderLopes, Dirce Vasconcellos [Orientador]Blikstein, IzidoroContani, Miguel LuizRosa, Pedro Henrique Cremonez2024-05-01T15:10:35Z2024-05-01T15:10:35Z2018.0012.03.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16531porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:49Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:49Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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