Liderança no exercício da docência no ensino superior: um olhar psicodinâmico à luz da experiência de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munhoz, Ana Mayra Berti
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17318
Resumo: Diante de tantas transformações relacionadas ao mundo do trabalho, sobretudo sociais e tecnológicas na atualidade, torna-se imperativo discutir como essas impactam no dia a dia dos sujeitos. O trabalho docente representa um campo fundamental na sociedade, dada sua importância na formação de futuros profissionais e, especialmente, cidadãos. Dessa forma, a intenção da presente pesquisa consiste em levantar as questões oriundas do exercício de liderança na atribuição docente e refletir acerca deste papel no Ensino Superior no que tange à sua importância para o processo formativo, bem como a inspiração que esse ofício pode proporcionar aos educandos, partindo da ideia de que a docência é um exercício de liderança. Para tanto, a proposta metodológica que pretende analisar o exercício da liderança na prática docente no Ensino Superior consiste na perspectiva qualitativa de caráter descritivo-analítico, por compreendê-la como a modalidade de pesquisa cujo olhar possibilita a interpretação dos dados a partir da valorização das experiências dos próprios sujeitos participantes, isto é, origina-se do sentido atribuído pelos professores às suas vivências. Para tanto, dois professores foram entrevistados - por meio de um roteiro semi-dirigido - com vistas a levantar e compreender as experimentações oriundas de suas trajetórias de vida que culminaram no trabalho docente que atualmente exercem. As categorias de análise constituíram-se pelos tópicos “trabalho” e “trabalho docente” e “liderança”, por terem sido pautas recorrentemente problematizadas na pesquisa de campo e, portanto, definidas a posteriori. Como fundamentação teórica e metodológica de análise, haja vista o enfoque de investigação nos processos psíquicos e subjetivos dos sujeitos estudados, utilizou-se a Psicodinâmica do Trabalho, por sua abordagem e compreensão no tocante aos modos de ser dos sujeitos provocados pelo encontro com o trabalho e as exigências pertinentes dos processos deste. Como resultado, a amostra revelou significativa concordância com os aspectos de liderança na prática docente que exercem, embora reiterassem que existem consideráveis dificuldades nesse ofício, principalmente porque quem o segue, neste caso, o aluno, é também um sujeito e, como tal, não pode ser controlado, no máximo, compreendido. Essa clareza requer uma mobilização por parte do professor líder, justamente pelo fato de que em seu cerne encontra-se o desejo de contribuir para a melhor formação possível do alunado. Sendo assim, estes profissionais se veem por vezes sobrecarregados e redescobrindo meios de não adoecerem. Tais resultados têm potência para que novos estudos sejam elaborados no sentido de ampliar a discussão e contribuir para ações docentes, mas, sobretudo, humanas melhores e mais afetivas.
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Dessa forma, a intenção da presente pesquisa consiste em levantar as questões oriundas do exercício de liderança na atribuição docente e refletir acerca deste papel no Ensino Superior no que tange à sua importância para o processo formativo, bem como a inspiração que esse ofício pode proporcionar aos educandos, partindo da ideia de que a docência é um exercício de liderança. Para tanto, a proposta metodológica que pretende analisar o exercício da liderança na prática docente no Ensino Superior consiste na perspectiva qualitativa de caráter descritivo-analítico, por compreendê-la como a modalidade de pesquisa cujo olhar possibilita a interpretação dos dados a partir da valorização das experiências dos próprios sujeitos participantes, isto é, origina-se do sentido atribuído pelos professores às suas vivências. Para tanto, dois professores foram entrevistados - por meio de um roteiro semi-dirigido - com vistas a levantar e compreender as experimentações oriundas de suas trajetórias de vida que culminaram no trabalho docente que atualmente exercem. As categorias de análise constituíram-se pelos tópicos “trabalho” e “trabalho docente” e “liderança”, por terem sido pautas recorrentemente problematizadas na pesquisa de campo e, portanto, definidas a posteriori. Como fundamentação teórica e metodológica de análise, haja vista o enfoque de investigação nos processos psíquicos e subjetivos dos sujeitos estudados, utilizou-se a Psicodinâmica do Trabalho, por sua abordagem e compreensão no tocante aos modos de ser dos sujeitos provocados pelo encontro com o trabalho e as exigências pertinentes dos processos deste. Como resultado, a amostra revelou significativa concordância com os aspectos de liderança na prática docente que exercem, embora reiterassem que existem consideráveis dificuldades nesse ofício, principalmente porque quem o segue, neste caso, o aluno, é também um sujeito e, como tal, não pode ser controlado, no máximo, compreendido. Essa clareza requer uma mobilização por parte do professor líder, justamente pelo fato de que em seu cerne encontra-se o desejo de contribuir para a melhor formação possível do alunado. Sendo assim, estes profissionais se veem por vezes sobrecarregados e redescobrindo meios de não adoecerem. Tais resultados têm potência para que novos estudos sejam elaborados no sentido de ampliar a discussão e contribuir para ações docentes, mas, sobretudo, humanas melhores e mais afetivas.Before so many transformations related to the world of work, especially social and technological today, it is imperative to discuss how they impact individuals’ daily lives. Teaching work represents a fundamental field in society, given its importance in training future professionals and, especially, citizens. Thus, the intention of this research is to raise the issues arising from the exercise of leadership in the teaching assignment and reflect on this role in University Education regarding its importance for the training process, as well as the inspiration that this job can provide to the students, starting from the idea that teaching is a leadership exercise. Therefore, the methodological proposal that intends to analyze the exercise of leadership in teaching practice in University Education, consists of a qualitative perspective of a descriptive-analytical character, as it is understood as the research modality whose view enables the interpretation of data from the valuation of the experiences of the participating individuals themselves, that is, it originates from the meaning attributed by them to their experiences. To this end, two teachers were interviewed through a semi-directed script with a view to raising and understanding the experiments from the trajectories of their lives that culminated in the teaching work they currently perform. The analysis categories were constituted by the topics ‘work and teaching work’ and ‘leadership’, as they were frequently discussed in field research, therefore defined after interviews. As a theoretical and methodological basis of analysis, given the research focus on the psychological and subjective processes of the studied subjects, Psychodynamics of Work was used, due to its approach and understanding regarding the ways of being of the individuals, caused by the encounter with work and the relevant requirements of its processes. As a result, the sample revealed significant agreement with the leadership aspects in the teaching practice they exercise, although they reiterated that there are considerable difficulties in this profession, mainly because whoever pursuits it in this case, the student, is also an individual and, as such, cannot be controlled, at most, understood. This clarity requires a mobilization by the leading professor, precisely because at his core is the desire to contribute to the best possible training for students. Hence, these professionals are sometimes overwhelmed and rediscovering ways of not getting sick. Such results have the potential for new studies to be elaborated in order to expand the discussion and contribute to teaching actions, but, above all, better and more affective human actions.Santiago, Eneida SilveiraOliveira, Katya Luciane deSilva, Guilherme Elias daSilva, Rafael BianchiMunhoz, Ana Mayra Berti2024-08-28T14:07:45Z2024-08-28T14:07:45Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17318porCCB - Departamento de Psicologia e PsicanálisePrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina144 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-29T06:05:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-08-29T06:05:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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