Avaliação das propriedades psicométricas do instrumento “university student depression inventory e adaptação transcultural do “Inventory of Motivations for Suicide Attempts” para o contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Fernanda Pamela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17374
Resumo: Introdução: a prevalência de depressão em universitários, assim como o suicídio em adultos jovens são os grandes impasses dos sistemas de saúde, sejam eles públicos ou privados. Com a pandemia do coronavírus (COVID-19), as estimativas da organização mundial de saúde é que, infelizmente, este número aumente. Visando identificar sintomas depressivos em estudantes universitários e jovens adultos com motivações para o suicídio, pesquisamos na literatura duas escalas de medida que tenham como finalidade, identificar os sintomas de depressão e motivações para o suicídio e a inexistência de instrumentos com essa finalidade com validade e confiabilidade satisfatória. Objetivo: avaliar as propriedades psicométricas do instrumento “university student depression inventory (USDI) e adaptar transcultural do “Inventory of Motivations for Suicide Attempts (IMSA)” para o contexto brasileiro. Método: trata-se de um estudo metodológico que adaptou transculturalmente o instrumento IMSE e, avaliou a confiabilidade e a validade do instrumento USDI para a versão brasileira. O estudo ocorreu no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2022 com estudantes de graduação e pós graduação. Para o pré-teste, de ambas as escalas foram realizadas com 30 alunos/jovens adultos e a fase final com 334 estudantes de graduação e pós-graduação. Resultados: a validade de conteúdo do instrumento IMSA, apresentou coeficiente que demonstram estrutura interna aceitável. Total de 0,97 para 54 itens e 11 subescalas. A clareza de linguagem foi de 0,98 e relevância teórica de 0,98 e pertinência prática de 0,96. O USDI resultou em validade de conteúdo satisfatória, composta por 30 itens, 3 domínios e coeficiente de validade de conteúdo total de 0,91. A clareza de linguagem e pertinência prática apresentaram coeficiente de validade de conteúdo de 0,91 e relevância teórica de 0,90. Na validade do construto, o USDI apresentou na análise exploratória maiores distribuições das comunalidades, sugerindo o acréscimo de mais um fator. A análise fatorial confirmatória, resultou em um instrumento de 30 itens e 4 fatores, apresentando consistência interna dos itens de ?:0,959. Pode-se considerar que o IMSA e USDI foram traduzidos e adaptados para a versão brasileira, apresentando evidência de validade de conteúdo satisfatória. Porém, neste estudo, apenas o USDI foi avaliado o construto, apresentando evidência de validade do construto adequado. Conclusão: Espera-se que estes instrumentos sejam utilizados nas pesquisas e na prática para identificação da sintomatologia depressiva e motivações para o suicídio. Sugere-se para os próximos estudos a validação do construto do IMSA.
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Visando identificar sintomas depressivos em estudantes universitários e jovens adultos com motivações para o suicídio, pesquisamos na literatura duas escalas de medida que tenham como finalidade, identificar os sintomas de depressão e motivações para o suicídio e a inexistência de instrumentos com essa finalidade com validade e confiabilidade satisfatória. Objetivo: avaliar as propriedades psicométricas do instrumento “university student depression inventory (USDI) e adaptar transcultural do “Inventory of Motivations for Suicide Attempts (IMSA)” para o contexto brasileiro. Método: trata-se de um estudo metodológico que adaptou transculturalmente o instrumento IMSE e, avaliou a confiabilidade e a validade do instrumento USDI para a versão brasileira. O estudo ocorreu no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2022 com estudantes de graduação e pós graduação. Para o pré-teste, de ambas as escalas foram realizadas com 30 alunos/jovens adultos e a fase final com 334 estudantes de graduação e pós-graduação. Resultados: a validade de conteúdo do instrumento IMSA, apresentou coeficiente que demonstram estrutura interna aceitável. Total de 0,97 para 54 itens e 11 subescalas. A clareza de linguagem foi de 0,98 e relevância teórica de 0,98 e pertinência prática de 0,96. O USDI resultou em validade de conteúdo satisfatória, composta por 30 itens, 3 domínios e coeficiente de validade de conteúdo total de 0,91. A clareza de linguagem e pertinência prática apresentaram coeficiente de validade de conteúdo de 0,91 e relevância teórica de 0,90. Na validade do construto, o USDI apresentou na análise exploratória maiores distribuições das comunalidades, sugerindo o acréscimo de mais um fator. A análise fatorial confirmatória, resultou em um instrumento de 30 itens e 4 fatores, apresentando consistência interna dos itens de ?:0,959. Pode-se considerar que o IMSA e USDI foram traduzidos e adaptados para a versão brasileira, apresentando evidência de validade de conteúdo satisfatória. Porém, neste estudo, apenas o USDI foi avaliado o construto, apresentando evidência de validade do construto adequado. Conclusão: Espera-se que estes instrumentos sejam utilizados nas pesquisas e na prática para identificação da sintomatologia depressiva e motivações para o suicídio. Sugere-se para os próximos estudos a validação do construto do IMSA.Introduction: the prevalence of depression in university students, as well as suicide in young adults, are major obstacles for health systems, whether public or private. With the coronavirus pandemic (COVID-19), the estimates of the world health organization are that, unfortunately, this number will increase. Aiming to identify depressive symptoms in university students and young adults with motivations for suicide, we researched in the literature two measurement scales that have the purpose of identifying depression symptoms and motivations for suicide and the lack of instruments with this purpose with validity and reliability satisfactory. Objective: to evaluate the psychometric properties of the “university student depression inventory (USDI)” instrument and to cross-culturally adapt the “assessing motivations for suicide attempts (IMSA)” to the Brazilian context. Method: this is a methodological study that transculturally adapted the IMSE instrument and evaluated the reliability and validity of the USDI instrument for the Brazilian version. The study took place from January 2021 to December 2022 with undergraduate and graduate students. For the pre-test, both scales were performed with 30 students/young adults and the final phase with 334 undergraduate and graduate students. Results: the content validity of the IMSA instrument showed that it demonstrates an acceptable internal structure. Total of 0.97 for 54 items and 11 subscales. Language clarity was 0.98 and theoretical relevance 0.98 and practical relevance 0.96. The USDI resulted in satisfactory content validity, consisting of 30 items, 3 domains and a total content validity coefficient of 0.91. Language clarity and practical relevance showed a content validity coefficient of 0.91 and theoretical relevance of 0.90. In the construct validity, the USDI presented in the exploratory analysis greater distributions of commonalities, suggesting the addition of one more factor. In the confirmatory analysis, it resulted in an instrument of 30 items and 4 factors, with internal consistency of the items of ?:0.959. It can be considered that the IMSA and USDI were translated and adapted to the Brazilian version, showing satisfactory evidence of content validity. However, in this study, only the USDI was evaluated as a construct, showing evidence of adequate construct validity. Therefore, the USDI was considered valid for use in the student population in Brazil. Conclusion: These instruments are expected to be used in research and in practice to identify depressive symptoms and motivations for suicide. It is suggested for future studies to validate the IMSA construct.Soares, Marcos HirataLuís, Margarita Antonia VillarOliveira, Katya Luciane deMachado, Regina Celia Bueno RezendeFarinasso, Adriano Luiz da CostaMachado, Fernanda Pamela2024-09-02T13:35:55Z2024-09-02T13:35:55Z2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17374porCCS - Departamento de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUniversidade Estadual de Londrina - UELLondrina111 p.reponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T06:00:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/17374Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-09-03T06:00:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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