Educação política e consciência crítica : o Programa de Formação Político, Sindical e Educacional da APP-Sindicato (2007-2009)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14310 |
Resumo: | Resumo: O presente estudo teve o objetivo de analisar a proposta formativa do “Programa de Formação Político-Sindical e Educacional” proposto pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, a APP-Sindicato (Associação dos Professores do Paraná), em conjunto com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), entre os anos de 27 e 29 Para cumprir com a finalidade delineada, examinou-se parte do material didático (apostilas), o qual integra o curso de formação Tratou-se, em síntese, de detectar as potencialidades da iniciativa contida na proposta formativa do programa de formação da APP-Sindicato, mas, também, os limites de sua pedagogia de formação, direcionada às suas bases de professores e funcionários de escola pública, a qual tem o intuito de elevar o grau de consciência crítica e política do conjunto da categoria Em geral, conferiu-se que o material analisado traz implicações ao processo de formação política dos profissionais ligados a APP, uma vez que a sociedade de classes é retratada de forma dicotômica e superficial, descaracterizando a luta de classes e seus embates ideológicos Verificou-se também que o material vale-se de uma ampla gama de autores das mais diversas perspectivas filosóficas, as quais não são devidamente articuladas a ponto de evidenciar o processo evolutivo do pensamento liberal e a crítica que se faz a ele, resultando em uma espécie de ecletismo teórico-metodológico Para a análise e a problematização do programa de formação, recorreu-se à concepção materialista da história |
id |
UEL_de01b5122cd7e4e79ce87dd914f3f238 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14310 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação política e consciência crítica : o Programa de Formação Político, Sindical e Educacional da APP-Sindicato (2007-2009)Política e educaçãoSindicatosProfessoresEducação e EstadoSociologia educacionalEducational sociologyResumo: O presente estudo teve o objetivo de analisar a proposta formativa do “Programa de Formação Político-Sindical e Educacional” proposto pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, a APP-Sindicato (Associação dos Professores do Paraná), em conjunto com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), entre os anos de 27 e 29 Para cumprir com a finalidade delineada, examinou-se parte do material didático (apostilas), o qual integra o curso de formação Tratou-se, em síntese, de detectar as potencialidades da iniciativa contida na proposta formativa do programa de formação da APP-Sindicato, mas, também, os limites de sua pedagogia de formação, direcionada às suas bases de professores e funcionários de escola pública, a qual tem o intuito de elevar o grau de consciência crítica e política do conjunto da categoria Em geral, conferiu-se que o material analisado traz implicações ao processo de formação política dos profissionais ligados a APP, uma vez que a sociedade de classes é retratada de forma dicotômica e superficial, descaracterizando a luta de classes e seus embates ideológicos Verificou-se também que o material vale-se de uma ampla gama de autores das mais diversas perspectivas filosóficas, as quais não são devidamente articuladas a ponto de evidenciar o processo evolutivo do pensamento liberal e a crítica que se faz a ele, resultando em uma espécie de ecletismo teórico-metodológico Para a análise e a problematização do programa de formação, recorreu-se à concepção materialista da históriaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study aimed to analyze the training proposal of the “Political, Syndical and Educational Training Program”, presented by the Public Education Workers’ Union, the APP-Union (Association of Teachers of Parana), jointly with the CNTE (National Confederation of Workers in Education), between 27 and 29 In order to achieve this goal, part of the didatic material (coursepacks), which integrates the training course, was investigated In summary, the present research detected not only the potentialities held by the training proposal of the APP-Union training program, but also the limits of its training pedagogy, oriented to its base of teachers and employees that work at public schools, where there is the intention of raising the level of political and critical awareness of the whole category In general, it was checked that the material brings implications to the political development process of teachers linked to the APP, once the class society is portrayed in a dichotomous and superficial way, depriving the characteristics of class struggle and its ideological impingement In addition, this paper verified that the material unites a wide range of authors from distinct philosophical standpoints, which are not properly articulated as to reveal the evolutionary process of liberal thought and the critique concerning it, resulting in a kind of theoretical and methodological eclecticism Materialist conception of history was adopted to analyze and investigate the training programPlatt, Adreana Dulcina [Orientador]Silva, Eliane Cleide daTumolo, Paulo SergioAraujo, Francieli2024-05-01T14:30:01Z2024-05-01T14:30:01Z2013.0019.08.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14310porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:52Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14310Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:52Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação política e consciência crítica : o Programa de Formação Político, Sindical e Educacional da APP-Sindicato (2007-2009) |
title |
Educação política e consciência crítica : o Programa de Formação Político, Sindical e Educacional da APP-Sindicato (2007-2009) |
spellingShingle |
Educação política e consciência crítica : o Programa de Formação Político, Sindical e Educacional da APP-Sindicato (2007-2009) Araujo, Francieli Política e educação Sindicatos Professores Educação e Estado Sociologia educacional Educational sociology |
title_short |
Educação política e consciência crítica : o Programa de Formação Político, Sindical e Educacional da APP-Sindicato (2007-2009) |
title_full |
Educação política e consciência crítica : o Programa de Formação Político, Sindical e Educacional da APP-Sindicato (2007-2009) |
title_fullStr |
Educação política e consciência crítica : o Programa de Formação Político, Sindical e Educacional da APP-Sindicato (2007-2009) |
title_full_unstemmed |
Educação política e consciência crítica : o Programa de Formação Político, Sindical e Educacional da APP-Sindicato (2007-2009) |
title_sort |
Educação política e consciência crítica : o Programa de Formação Político, Sindical e Educacional da APP-Sindicato (2007-2009) |
author |
Araujo, Francieli |
author_facet |
Araujo, Francieli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Platt, Adreana Dulcina [Orientador] Silva, Eliane Cleide da Tumolo, Paulo Sergio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Francieli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política e educação Sindicatos Professores Educação e Estado Sociologia educacional Educational sociology |
topic |
Política e educação Sindicatos Professores Educação e Estado Sociologia educacional Educational sociology |
description |
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de analisar a proposta formativa do “Programa de Formação Político-Sindical e Educacional” proposto pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, a APP-Sindicato (Associação dos Professores do Paraná), em conjunto com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), entre os anos de 27 e 29 Para cumprir com a finalidade delineada, examinou-se parte do material didático (apostilas), o qual integra o curso de formação Tratou-se, em síntese, de detectar as potencialidades da iniciativa contida na proposta formativa do programa de formação da APP-Sindicato, mas, também, os limites de sua pedagogia de formação, direcionada às suas bases de professores e funcionários de escola pública, a qual tem o intuito de elevar o grau de consciência crítica e política do conjunto da categoria Em geral, conferiu-se que o material analisado traz implicações ao processo de formação política dos profissionais ligados a APP, uma vez que a sociedade de classes é retratada de forma dicotômica e superficial, descaracterizando a luta de classes e seus embates ideológicos Verificou-se também que o material vale-se de uma ampla gama de autores das mais diversas perspectivas filosóficas, as quais não são devidamente articuladas a ponto de evidenciar o processo evolutivo do pensamento liberal e a crítica que se faz a ele, resultando em uma espécie de ecletismo teórico-metodológico Para a análise e a problematização do programa de formação, recorreu-se à concepção materialista da história |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
19.08.2013 2013.00 2024-05-01T14:30:01Z 2024-05-01T14:30:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14310 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Educação Centro de Educação, Comunicação e Artes Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823261897261056 |