Programa de Aceleração de Estudos no Paraná : desafios e perspectivas para a qualidade da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filippi, Rosaria Cordeiro Bernardo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16458
Resumo: Resumo: Nesta pesquisa, discutem-se as proposições da política de aceleração da aprendizagem executada no Programa de Aceleração de Estudos - PAE, no Estado do Paraná, com o objetivo de analisar o referido Programa e sua relação com a política educacional atual e a qualidade da educação Este Programa está sendo ofertado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED -, desde 215, sendo este considerado ano piloto, e tem a vigência de cinco anos, conforme determina o Parecer CP/CEE N° 19/215 Para tanto, procura-se responder à seguinte problemática: o que é o PAE e como ele se desenvolve na rede estadual do Paraná? Que relação o PAE estabelece com a qualidade da educação? A pesquisa se faz importante, por tratar-se de um Programa desenvolvido nos 6° e 8° anos do Ensino Fundamental, para alunos que apresentam duas ou mais reprovações escolares, ou que tenham 13 anos de idade ou mais, no 6º ano, e 15 anos ou mais no 8º ano, ou seja, que estejam em situação de distorção idade/ano escolar A pesquisa foi realizada com base na abordagem materialista histórica Como recurso para obtenção de dados, utilizou discussão bibliográfica e análise de documentos relativos ao desenvolvimento do Programa de Aceleração de Estudos pela SEED Teve como objetivo geral analisar as proposições políticas para a organização e funcionamento de um programa que propõe a reclassificação de alunos, na tentativa de diminuir a quantidade de alunos com distorção idade/ano escolar, aliviando o estrangulamento do fluxo escolar nos anos finais do Ensino Fundamental Como objetivo específico, buscou compreender o papel do Estado e suas implicações no ideário neoliberal, assim como suas ações e articulações para a oferta da educação pública Este pressuposto foi suporte teórico para analisar como ocorrem: a qualidade da educação, as avaliações externas e o investimento educacional, aspectos interligados que influenciam diretamente a oferta do Programa de Aceleração de Estudos no Paraná e seus propósitos governamentais Entre os resultados desta pesquisa, destacamos que a educação vem sendo gerida pelo ideário neoliberal, trazendo implicações para a política educacional Também verificamos em quais momentos históricos foram implantados os ciclos escolares na educação brasileira e os motivos para implementação de ciclos de aceleração de estudos, assim como os benefícios e as lacunas do Programa de Aceleração de Estudos no Paraná para uma educação com qualidade
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A pesquisa se faz importante, por tratar-se de um Programa desenvolvido nos 6° e 8° anos do Ensino Fundamental, para alunos que apresentam duas ou mais reprovações escolares, ou que tenham 13 anos de idade ou mais, no 6º ano, e 15 anos ou mais no 8º ano, ou seja, que estejam em situação de distorção idade/ano escolar A pesquisa foi realizada com base na abordagem materialista histórica Como recurso para obtenção de dados, utilizou discussão bibliográfica e análise de documentos relativos ao desenvolvimento do Programa de Aceleração de Estudos pela SEED Teve como objetivo geral analisar as proposições políticas para a organização e funcionamento de um programa que propõe a reclassificação de alunos, na tentativa de diminuir a quantidade de alunos com distorção idade/ano escolar, aliviando o estrangulamento do fluxo escolar nos anos finais do Ensino Fundamental Como objetivo específico, buscou compreender o papel do Estado e suas implicações no ideário neoliberal, assim como suas ações e articulações para a oferta da educação pública Este pressuposto foi suporte teórico para analisar como ocorrem: a qualidade da educação, as avaliações externas e o investimento educacional, aspectos interligados que influenciam diretamente a oferta do Programa de Aceleração de Estudos no Paraná e seus propósitos governamentais Entre os resultados desta pesquisa, destacamos que a educação vem sendo gerida pelo ideário neoliberal, trazendo implicações para a política educacional Também verificamos em quais momentos históricos foram implantados os ciclos escolares na educação brasileira e os motivos para implementação de ciclos de aceleração de estudos, assim como os benefícios e as lacunas do Programa de Aceleração de Estudos no Paraná para uma educação com qualidadeDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: In this research, it is discussed the propositions of the learning acceleration policy carried out on the Program of Studies Acceleration – PAE, in Paraná state, aiming to analyze the referred Program and its relation to the current educational policy and the quality of education This program is being offered by the Paraná State Secretary of Education – SEED – since 215, it was considered the pilot year and has the validity of five years, according to what determines the statement CP/CEE Nº 19/215 For this purpose, it is aimed to answer to the following problem: what is the PAE and how does it develop itself on the state system of Paraná? What is the relation that the PAE establishes to the quality of education? The research is important because it is about a Program developed in the 6th and 8th grades of the Elementary School, to students that present two or more school failures, or the ones who are 13 years old or more and study in the 6th grade, and 15 years old or more and study in the 8th grade, meaning, the ones who are in a distortion situation between the age and the grade they are The research was carried out based on the historical materialistic approach As resource to collect of dada, it was used a bibliographical discussion and the analysis of documents concerning the development of the Program of Studies Acceleration by SEED It had as general objective to analyze the policy propositions to a better organization and work of a program that proposes the students reclassification, trying to decrease the quantity of students in a distortion situation of age/grade, relieving the school stuck flow in the final years of Elementary School As specific objectives, it was searched to understand the State role and its implications in the neoliberal ideology, such as in its actions and articulations to the public education offer This assumption was a theoretical support to analyze how occurs: the quality of education, the external evaluations and the educational investment, all these are interconnected aspects that directly influence the offer to the Program of Studies Acceleration in Paraná and its governmental purposes Among the results of this research, it is possible to highlight that the education is being managed by the neoliberal ideology, bringing implications to the educational policy Also it was verified the historical moments that it was implanted the school cycles in Brazilian education and the motives to implement the cycles of studies acceleration, as well as the benefits and the gaps of the Program of Studies Acceleration in Parana to a better quality educationCzernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]Lara, Ângela Mara de BarrosSilva, Marleide Rodrigues daRuiz, Maria José FerreiraFilippi, Rosaria Cordeiro Bernardo2024-05-01T15:08:39Z2024-05-01T15:08:39Z2018.0022.02.2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16458porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:14Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:14Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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