Análise da interação entre mãe e a criança durante o atendimento odontológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8813 |
Resumo: | Resumo: Um dos temas de grande interesse da Psicologia aplicada à Odontologia é a explicação do comportamento infantil de não-colaboração com o dentista Cerca de 25% da clientela infantil apresentam comportamentos não-colaborativos, o que pode ser compreendido pela presença de eventos aversivos no contexto odontológico Tais eventos passam a ser suportados pela criança quando se estabelecem repertórios de autocontrole e de seguir regras, os quais são aprendidos na primeira infância, principalmente no meio familiar Assim, o estudo da interação entre mães e filhos em consulta odontológica pode contribuir para compreensão das diferenças de comportamento entre as crianças na consulta Neste sentido, a presente pesquisa, baseada nos fundamentos da Análise do Comportamento, visou analisar a interação entre mães e crianças durante os atendimentos odontológicos Participaram do estudo: Vitória (5 anos de idade) com sua avó, Pedro (7 anos), Alice (3 anos), Davi (2 anos) e Lucas (2 anos) com suas mães Os participantes selecionadas foram as crianças que precisaram de tratamento odontológico cirúrgico Para cada díade, foi realizada filmagem da interação na sala de espera, na primeira consulta e na segunda Nos resultados, as duas crianças com mais idade, Vitória e Pedro, colaboraram e permaneceram calmas durante todo o tratamento Suas mães interagiram pouco, provavelmente porque essas crianças não precisaram de ajuda As três crianças mais novas apresentaram comportamentos não-colaborativos na primeira consulta, com freqüências variadas Alice e Lucas colaboraram no segundo atendimento, suas mães apresentaram os maiores índices de interação Davi foi a criança que apresentou mais tempo e maior intensidade de não-colaboração nos dois atendimentos, sua mãe foi a menos interativa Esses dados indicam que o comportamento das mães pode afetar o comportamento das crianças em atendimento odontológico Apesar de o comportamento infantil estar principalmente sob controle dos procedimentos odontológicos, as mães podem fornecer instruções e apoio para auxiliar seus filhos Além disso, a grande responsabilidade das mães parece estar no treino de repertórios complexos como autocontrole e seguimento de regras, os quais são fundamentais para o enfrentamento de contextos como o odontológico Os dados da presente pesquisa podem subsidiar o planejamento de orientações aos pais sobre formas adequadas e eficientes de se comportarem durante a consulta odontológica de seus filhos |
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Análise da interação entre mãe e a criança durante o atendimento odontológicoComportamento humanoAnálisePais e filhosRelações humanasPsicologia infantilPedodonticsParent-child relationsResumo: Um dos temas de grande interesse da Psicologia aplicada à Odontologia é a explicação do comportamento infantil de não-colaboração com o dentista Cerca de 25% da clientela infantil apresentam comportamentos não-colaborativos, o que pode ser compreendido pela presença de eventos aversivos no contexto odontológico Tais eventos passam a ser suportados pela criança quando se estabelecem repertórios de autocontrole e de seguir regras, os quais são aprendidos na primeira infância, principalmente no meio familiar Assim, o estudo da interação entre mães e filhos em consulta odontológica pode contribuir para compreensão das diferenças de comportamento entre as crianças na consulta Neste sentido, a presente pesquisa, baseada nos fundamentos da Análise do Comportamento, visou analisar a interação entre mães e crianças durante os atendimentos odontológicos Participaram do estudo: Vitória (5 anos de idade) com sua avó, Pedro (7 anos), Alice (3 anos), Davi (2 anos) e Lucas (2 anos) com suas mães Os participantes selecionadas foram as crianças que precisaram de tratamento odontológico cirúrgico Para cada díade, foi realizada filmagem da interação na sala de espera, na primeira consulta e na segunda Nos resultados, as duas crianças com mais idade, Vitória e Pedro, colaboraram e permaneceram calmas durante todo o tratamento Suas mães interagiram pouco, provavelmente porque essas crianças não precisaram de ajuda As três crianças mais novas apresentaram comportamentos não-colaborativos na primeira consulta, com freqüências variadas Alice e Lucas colaboraram no segundo atendimento, suas mães apresentaram os maiores índices de interação Davi foi a criança que apresentou mais tempo e maior intensidade de não-colaboração nos dois atendimentos, sua mãe foi a menos interativa Esses dados indicam que o comportamento das mães pode afetar o comportamento das crianças em atendimento odontológico Apesar de o comportamento infantil estar principalmente sob controle dos procedimentos odontológicos, as mães podem fornecer instruções e apoio para auxiliar seus filhos Além disso, a grande responsabilidade das mães parece estar no treino de repertórios complexos como autocontrole e seguimento de regras, os quais são fundamentais para o enfrentamento de contextos como o odontológico Os dados da presente pesquisa podem subsidiar o planejamento de orientações aos pais sobre formas adequadas e eficientes de se comportarem durante a consulta odontológica de seus filhosDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do ComportamentoAbstract: A subject of great interest in Psychology applied to Dentistry is the explanation of the children's uncooperative behavior toward the dentist About 25% of children are uncooperative, which can be understood by the presence of aversive events in the dental context Children can tolerate these events when they set repertoire of self-control and of following rules, which are learned in early childhood, particularly in the family environment Thus, the study of mother-child interaction in dental treatment may contribute to understand the differences in behavior among children Consequently, this research, based on the principles of Behavior Analysis, aimed to analyze the interaction between mothers and their children during dental care Study participants were: Vitória (5 years old) with her grandmother, Pedro (7 years old), Alice (3 years old), Davi (2 years old) and Lucas (2 years old), with their mothers Participants selected were children on who needed dental surgical treatment Each mother-child was filmed in the waiting room, in the first and in the second dental appointments The results showed that both older children, Vitória and Pedro, cooperated and remained calm during all the treatment Their mothers had very little interaction with them, probably because these children didn’t need any help The three earlier children displayed uncooperative behavior in the first visit, with some variations in frequency Alice and Lucas collaborated in the second dental appointment, their mothers had higher rates of interaction Davi was the children that displayed longer and more intensive uncooperative behavior in both dental visits, his mother was the least interactive This data indicate that maternal behavior can affect children's behavior during dental care Even though children behavior was mainly under control of the dental procedures, mother’s can give instructions and support to help their children In addition, mothers’ great responsibility seems to be in training complex repertoires such as self-control and following rules, which are essential to cope with stressful contexts such as dental treatment This research may help planning guidelines for parents about how to behave in an appropriate and efficient way during their children’s dental careMarinho-Casanova, Maria Luiza [Orientador]Moraes, Antônio Bento Alves deHaydu, Verônica BenderBrandenburg, Olivia Justen2024-05-01T11:40:32Z2024-05-01T11:40:32Z2008.0001.08.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8813porMestradoAnálise do ComportamentoCentro de Ciências BiológicasPrograma de Pós-graduação em Análise do ComportamentoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:37Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:37Repositório Institucional da UEL - 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