Leitura no curso de direito : possíveis implicações nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Lisiane Freitas de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14209
Resumo: Resumo: Neste trabalho foi objetivada a análise da leitura em suas diferentes concepções e particularidades, em especial aquelas inerentes ao Curso de Direito Foi averiguada a leitura vivenciada nesse curso e possíveis implicações nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Como problematização delimitamos os seguintes questionamentos: Como se dá a leitura nos Cursos de Direito das faculdades privadas de uma cidade do norte do Paraná? Qual a relação possível de ser estabelecida entre os resultados dos exames unificados, em nível nacional, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e a leitura? As questões postas advêm da necessidade de conhecer como ocorre a leitura nesses cursos e verificar elementos que possam permear os altos índices de insucesso nesses exames O universo da pesquisa foi constituído pelos acadêmicos de quarto e quinto anos dos cursos de Direito de 4 faculdades privadas do norte do Paraná (totalizando 322 pesquisados), bem como egressos, que passaram pelo Exame de Ordem, selecionados, aleatoriamente, divididos em dois grupos focais: o primeiro, com 7 egressos, que obtiveram êxito nas provas e o segundo, com 1 egressos, que se encontram em situação de não aprovação no exame da OAB, com vistas à compreensão dos índices de aprovação/reprovação e a relação com a leitura vivenciada na graduação Para responder aos questionamentos levantados optou-se por um percurso metodológico que se iniciou por um estudo exploratório, contemplando análise documental Para a construção do arcabouço teórico empregou-se a pesquisa bibliográfica acerca das temáticas: aprendizagem dialógica, estratégias de leitura, além de estudos que narram a evolução do ensino jurídico no país Foi empregada abordagem qualitativa para a realização dos grupos focais, guiados por roteiro de entrevista semiestruturado, elaborado pela autora A abordagem quantitativa foi aplicada com os alunos das séries finais dos cursos pesquisados, com escala Likert e também um Teste de Cloze (já validado) A coleta e a consequente reflexão acerca dos dados são norteadas por estudos já sistematizados por autores que tratam da leitura, apresentando análises que permitam compreendê-la na interface com processos de ensino e aprendizagem e o problema delineado Como resultados obteve-se a validação da Escala “Diagnóstico da Leitura no Curso de Direito” com 16 afirmativas, com os fatores: Estratégias de Leitura; Aprendizagem dialógica e Mediação do Professor; Ausência de Estratégias Metacognitivas Pelo teste de Cloze constatou-se que a maioria dos alunos dos cursos analisados possui nível aquém de compreensão em Leitura, com escores próximos dos índices de reprovação do Exame da Ordem, corroborando a correlação existente entre a leitura e o certame, o que foi também elucidado pelas informações coletadas pelos grupos focais
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As questões postas advêm da necessidade de conhecer como ocorre a leitura nesses cursos e verificar elementos que possam permear os altos índices de insucesso nesses exames O universo da pesquisa foi constituído pelos acadêmicos de quarto e quinto anos dos cursos de Direito de 4 faculdades privadas do norte do Paraná (totalizando 322 pesquisados), bem como egressos, que passaram pelo Exame de Ordem, selecionados, aleatoriamente, divididos em dois grupos focais: o primeiro, com 7 egressos, que obtiveram êxito nas provas e o segundo, com 1 egressos, que se encontram em situação de não aprovação no exame da OAB, com vistas à compreensão dos índices de aprovação/reprovação e a relação com a leitura vivenciada na graduação Para responder aos questionamentos levantados optou-se por um percurso metodológico que se iniciou por um estudo exploratório, contemplando análise documental Para a construção do arcabouço teórico empregou-se a pesquisa bibliográfica acerca das temáticas: aprendizagem dialógica, estratégias de leitura, além de estudos que narram a evolução do ensino jurídico no país Foi empregada abordagem qualitativa para a realização dos grupos focais, guiados por roteiro de entrevista semiestruturado, elaborado pela autora A abordagem quantitativa foi aplicada com os alunos das séries finais dos cursos pesquisados, com escala Likert e também um Teste de Cloze (já validado) A coleta e a consequente reflexão acerca dos dados são norteadas por estudos já sistematizados por autores que tratam da leitura, apresentando análises que permitam compreendê-la na interface com processos de ensino e aprendizagem e o problema delineado Como resultados obteve-se a validação da Escala “Diagnóstico da Leitura no Curso de Direito” com 16 afirmativas, com os fatores: Estratégias de Leitura; Aprendizagem dialógica e Mediação do Professor; Ausência de Estratégias Metacognitivas Pelo teste de Cloze constatou-se que a maioria dos alunos dos cursos analisados possui nível aquém de compreensão em Leitura, com escores próximos dos índices de reprovação do Exame da Ordem, corroborando a correlação existente entre a leitura e o certame, o que foi também elucidado pelas informações coletadas pelos grupos focaisDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: This study aimed the analysis of reading among its different conceptions and particularities, especially those regarding Law Graduation The reading experienced within this course and its possible implications on the Brazilian Bar Association (from Portuguese: OAB) exams were investigated The research problems consisted on the following questions: How does the reading occur on Law Graduation courses of private universities from a city on the north of Paraná state? What correlation can be found between the results from Brazilian Bar Association - OAB exams and the reading? These questions came from the necessity of knowing how the reading is performed within Law courses, and to assess elements that can permeate the high failure levels on Bar exams The research universe consisted of undergraduate students (fourth and fifth year of Law course) from four private universities from north of Paraná (adding up to 322 volunteers), as well as graduates who have tried the Bar exam, randomly selected and divided in two focus groups: the first, with 7 graduates that succeeded at the exam, and the second with 1 students that were not approved on the exam as yet, aiming to understand the success/failure indexes and their relation with the reading performed within the graduation To answer those questions, we chose a methodological route initiated by an exploratory study contemplating a documental analysis To build the theoretical outline, we performed a bibliographic research about the themes: dialogic learning, reading strategies, as well as studies describing the evolution of legal education on the country A qualitative approach was applied on the implementation of focus groups, following a semi-structured interview guide, elaborated by the author The quantitative approach was applied with the students from the final periods of the investigated Law courses, with an instrument in Likert scale and a Cloze Test (already validated) The data collection and the consequent speculation about them are guided by studies already systematized by authors who address the reading issue, presenting analyses that allow us to understand the reading on the interface of teaching/learning processes and the delineated problem As results we obtained the validation of the scale “Diagnosis of Reading within Law Courses” with 16 affirmatives, with the factors: Reading Strategies; Dialogic Learning and Teacher Mediation; Absence of Metacognitive Strategies From the Cloze test, we found that most of the students of the investigated courses have short level of reading comprehension, with scores similar to those of the failure indexes on the Bar exam, corroborating with the correlation between Reading and the contest This fact was also elucidated by the information collected from the focus groupsRezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Gasparin, João LuizOliveira, Katya Luciane deFreitas, Lisiane Freitas de2024-05-01T14:29:23Z2024-05-01T14:29:23Z2014.0030.01.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14209porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14209Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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