Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15876 |
Resumo: | Resumo: Considerando as grandes mudanças que a sociedade tem enfrentado ao longo dos séculos, de modo particular, as ocorridas no século XXI que se relacionam com as diferentes concepções de consumo, tomadas de decisões, entre outros aspectos como tecnológicos, informação, comunicação, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação da Educação Financeira no ensino da Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental Esta proposta está alinhada às discussões atuais sobre a temática, e vem contribuir com o rol destes trabalhos, que em nossa concepção, reflete o ideário que construímos sobre a importância do tratamento da Educação Financeira O trabalho está organizado em três Tarefas, que são compostas de diversos problemas que exploram conceitos da Educação Financeira As Tarefas desenvolvem-se na perspectiva do espaço escolar, visando trabalhar a formação de cada sujeito, e do questionamento sobre o modo como Educação Financeira deve e pode ser trabalhada na Educação Básica alinhada às ideias presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o tratamento dos temas contemporâneos transversais – sendo a Educação Financeira um destes temas transversais |
id |
UEL_e294bd03b9b6b385a4044ec1eddbab49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/15876 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma propostaEducação matemáticaEducação financeiraMatemáticaEnsino fundamentalMathematics educationFinancial educationMathematics - Study and teachingResumo: Considerando as grandes mudanças que a sociedade tem enfrentado ao longo dos séculos, de modo particular, as ocorridas no século XXI que se relacionam com as diferentes concepções de consumo, tomadas de decisões, entre outros aspectos como tecnológicos, informação, comunicação, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação da Educação Financeira no ensino da Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental Esta proposta está alinhada às discussões atuais sobre a temática, e vem contribuir com o rol destes trabalhos, que em nossa concepção, reflete o ideário que construímos sobre a importância do tratamento da Educação Financeira O trabalho está organizado em três Tarefas, que são compostas de diversos problemas que exploram conceitos da Educação Financeira As Tarefas desenvolvem-se na perspectiva do espaço escolar, visando trabalhar a formação de cada sujeito, e do questionamento sobre o modo como Educação Financeira deve e pode ser trabalhada na Educação Básica alinhada às ideias presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o tratamento dos temas contemporâneos transversais – sendo a Educação Financeira um destes temas transversaisDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: Considering the great changes that society has faced over the centuries, in particular, those that have occurred in the 21st century that relate to the different concepts of consumption, decision making, among other aspects such as technological, information, communication, this work has as an objective to present a proposal for the implementation of Financial Education in the teaching of Mathematics for the Final Years of Elementary School This proposal is in line with the current discussions on the theme, and contributes to the list of these works, which, in our view, reflects the idea that we have built on the importance of the treatment of Financial Education The work is organized in three Tasks, which are composed of several problems that explore concepts of Financial Education The Tasks are developed from the perspective of the school space, aiming to work on the training of each subject, and the questioning about how Financial Education should and can be worked in Basic Education aligned with the ideas present in the Common National Curricular Base (BNCC) about treatment of contemporary transversal themes - Financial Education being one of these transversal themesPasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]Garcia, Tania Marli RochaTeramon, NeuzaFarias, Rosinéia2024-05-01T14:58:09Z2024-05-01T14:58:09Z2021.0010.02.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15876porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15876Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta |
title |
Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta |
spellingShingle |
Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta Farias, Rosinéia Educação matemática Educação financeira Matemática Ensino fundamental Mathematics education Financial education Mathematics - Study and teaching |
title_short |
Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta |
title_full |
Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta |
title_fullStr |
Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta |
title_full_unstemmed |
Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta |
title_sort |
Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta |
author |
Farias, Rosinéia |
author_facet |
Farias, Rosinéia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador] Garcia, Tania Marli Rocha Teramon, Neuza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Rosinéia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Educação financeira Matemática Ensino fundamental Mathematics education Financial education Mathematics - Study and teaching |
topic |
Educação matemática Educação financeira Matemática Ensino fundamental Mathematics education Financial education Mathematics - Study and teaching |
description |
Resumo: Considerando as grandes mudanças que a sociedade tem enfrentado ao longo dos séculos, de modo particular, as ocorridas no século XXI que se relacionam com as diferentes concepções de consumo, tomadas de decisões, entre outros aspectos como tecnológicos, informação, comunicação, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação da Educação Financeira no ensino da Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental Esta proposta está alinhada às discussões atuais sobre a temática, e vem contribuir com o rol destes trabalhos, que em nossa concepção, reflete o ideário que construímos sobre a importância do tratamento da Educação Financeira O trabalho está organizado em três Tarefas, que são compostas de diversos problemas que exploram conceitos da Educação Financeira As Tarefas desenvolvem-se na perspectiva do espaço escolar, visando trabalhar a formação de cada sujeito, e do questionamento sobre o modo como Educação Financeira deve e pode ser trabalhada na Educação Básica alinhada às ideias presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o tratamento dos temas contemporâneos transversais – sendo a Educação Financeira um destes temas transversais |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
10.02.2021 2021.00 2024-05-01T14:58:09Z 2024-05-01T14:58:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15876 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823253849440256 |