Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Rosinéia
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15876
Resumo: Resumo: Considerando as grandes mudanças que a sociedade tem enfrentado ao longo dos séculos, de modo particular, as ocorridas no século XXI que se relacionam com as diferentes concepções de consumo, tomadas de decisões, entre outros aspectos como tecnológicos, informação, comunicação, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação da Educação Financeira no ensino da Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental Esta proposta está alinhada às discussões atuais sobre a temática, e vem contribuir com o rol destes trabalhos, que em nossa concepção, reflete o ideário que construímos sobre a importância do tratamento da Educação Financeira O trabalho está organizado em três Tarefas, que são compostas de diversos problemas que exploram conceitos da Educação Financeira As Tarefas desenvolvem-se na perspectiva do espaço escolar, visando trabalhar a formação de cada sujeito, e do questionamento sobre o modo como Educação Financeira deve e pode ser trabalhada na Educação Básica alinhada às ideias presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o tratamento dos temas contemporâneos transversais – sendo a Educação Financeira um destes temas transversais
id UEL_e294bd03b9b6b385a4044ec1eddbab49
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15876
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma propostaEducação matemáticaEducação financeiraMatemáticaEnsino fundamentalMathematics educationFinancial educationMathematics - Study and teachingResumo: Considerando as grandes mudanças que a sociedade tem enfrentado ao longo dos séculos, de modo particular, as ocorridas no século XXI que se relacionam com as diferentes concepções de consumo, tomadas de decisões, entre outros aspectos como tecnológicos, informação, comunicação, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação da Educação Financeira no ensino da Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental Esta proposta está alinhada às discussões atuais sobre a temática, e vem contribuir com o rol destes trabalhos, que em nossa concepção, reflete o ideário que construímos sobre a importância do tratamento da Educação Financeira O trabalho está organizado em três Tarefas, que são compostas de diversos problemas que exploram conceitos da Educação Financeira As Tarefas desenvolvem-se na perspectiva do espaço escolar, visando trabalhar a formação de cada sujeito, e do questionamento sobre o modo como Educação Financeira deve e pode ser trabalhada na Educação Básica alinhada às ideias presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o tratamento dos temas contemporâneos transversais – sendo a Educação Financeira um destes temas transversaisDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalAbstract: Considering the great changes that society has faced over the centuries, in particular, those that have occurred in the 21st century that relate to the different concepts of consumption, decision making, among other aspects such as technological, information, communication, this work has as an objective to present a proposal for the implementation of Financial Education in the teaching of Mathematics for the Final Years of Elementary School This proposal is in line with the current discussions on the theme, and contributes to the list of these works, which, in our view, reflects the idea that we have built on the importance of the treatment of Financial Education The work is organized in three Tasks, which are composed of several problems that explore concepts of Financial Education The Tasks are developed from the perspective of the school space, aiming to work on the training of each subject, and the questioning about how Financial Education should and can be worked in Basic Education aligned with the ideas present in the Common National Curricular Base (BNCC) about treatment of contemporary transversal themes - Financial Education being one of these transversal themesPasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]Garcia, Tania Marli RochaTeramon, NeuzaFarias, Rosinéia2024-05-01T14:58:09Z2024-05-01T14:58:09Z2021.0010.02.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15876porMestrado ProfissionalMatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:46Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15876Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:46Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta
title Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta
spellingShingle Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta
Farias, Rosinéia
Educação matemática
Educação financeira
Matemática
Ensino fundamental
Mathematics education
Financial education
Mathematics - Study and teaching
title_short Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta
title_full Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta
title_fullStr Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta
title_full_unstemmed Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta
title_sort Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta
author Farias, Rosinéia
author_facet Farias, Rosinéia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]
Garcia, Tania Marli Rocha
Teramon, Neuza
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Rosinéia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Educação financeira
Matemática
Ensino fundamental
Mathematics education
Financial education
Mathematics - Study and teaching
topic Educação matemática
Educação financeira
Matemática
Ensino fundamental
Mathematics education
Financial education
Mathematics - Study and teaching
description Resumo: Considerando as grandes mudanças que a sociedade tem enfrentado ao longo dos séculos, de modo particular, as ocorridas no século XXI que se relacionam com as diferentes concepções de consumo, tomadas de decisões, entre outros aspectos como tecnológicos, informação, comunicação, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação da Educação Financeira no ensino da Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental Esta proposta está alinhada às discussões atuais sobre a temática, e vem contribuir com o rol destes trabalhos, que em nossa concepção, reflete o ideário que construímos sobre a importância do tratamento da Educação Financeira O trabalho está organizado em três Tarefas, que são compostas de diversos problemas que exploram conceitos da Educação Financeira As Tarefas desenvolvem-se na perspectiva do espaço escolar, visando trabalhar a formação de cada sujeito, e do questionamento sobre o modo como Educação Financeira deve e pode ser trabalhada na Educação Básica alinhada às ideias presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o tratamento dos temas contemporâneos transversais – sendo a Educação Financeira um destes temas transversais
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 10.02.2021
2021.00
2024-05-01T14:58:09Z
2024-05-01T14:58:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15876
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823253849440256