Educação a distância na formação continuada do professor de inglês : o caso do curso E590 da Open University
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9685 |
Resumo: | Resumo: Tomando como referência à abordagem reflexiva de formação continuada de professores, esta pesquisa tem como foco de investigação um programa de educação a distância, oferecido em formato piloto, no estado do Paraná a professores de Língua Inglesa da Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio, período de junho a dezembro de 2 Os objetivos foram: 1) identificar a abordagem (reflexiva/desenvolvimento ou prescritiva/treinamento) subjacente ao curso E59, da Open University, da Inglaterra, administrado pelo Conselho Britânico junto à Secretaria de Educação do Estado; 2) identificar os níveis de reflexão (Zeichner e Liston, 1987) encorajados pelas atividades realizadas pelos professores, ie, nível técnico, prático ou crítico; 3) analisar as percepções dos professores participantes com relação às atividades propostas pelo curso e sua possível aplicabilidade em sala de aula; 4) analisar as percepções dos professores participantes a respeito da educação a distância comparativamente à educação presencial Participaram da pesquisa 32 professores de Língua Inglesa, que atuavam na região noroeste do Estado Foram analisados os materiais empregados no curso (dois livros, uma fita de áudio e uma fita de vídeo) visando atender ao primeiro objetivo As percepções dos informantes foram captadas através de questionários com questões abertas, bem como portfolios , onde os professores registravam suas impressões, pensamentos e sentimentos Os resultados indicaram que o curso E59 contém elementos de uma abordagem reflexiva, embora as respostas e comentários dos professores evidenciados nos portfolios revelem uma concentração nos níveis técnico e prático, sem avanços na reflexão crítica da prática pedagógica do professor Muitas das atividades sugeridas pelo material do curso foram consideradas inaplicáveis pelos informantes, necessitando de adaptações para seu sucesso Com relação à comparação entre modalidades à distância e presencial, os professores se ressentiram da falta de tempo para execução das atividades propostas pelo curso, e de oportunidades de interação com outros colegas |
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Educação a distância na formação continuada do professor de inglês : o caso do curso E590 da Open UniversityLíngua inglesaEnsino a distânciaProfessores de inglêsTecnologia educacionalStudy and teachingDistance educationEnglish teachersEducational technologyEnglish language - TrainingResumo: Tomando como referência à abordagem reflexiva de formação continuada de professores, esta pesquisa tem como foco de investigação um programa de educação a distância, oferecido em formato piloto, no estado do Paraná a professores de Língua Inglesa da Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio, período de junho a dezembro de 2 Os objetivos foram: 1) identificar a abordagem (reflexiva/desenvolvimento ou prescritiva/treinamento) subjacente ao curso E59, da Open University, da Inglaterra, administrado pelo Conselho Britânico junto à Secretaria de Educação do Estado; 2) identificar os níveis de reflexão (Zeichner e Liston, 1987) encorajados pelas atividades realizadas pelos professores, ie, nível técnico, prático ou crítico; 3) analisar as percepções dos professores participantes com relação às atividades propostas pelo curso e sua possível aplicabilidade em sala de aula; 4) analisar as percepções dos professores participantes a respeito da educação a distância comparativamente à educação presencial Participaram da pesquisa 32 professores de Língua Inglesa, que atuavam na região noroeste do Estado Foram analisados os materiais empregados no curso (dois livros, uma fita de áudio e uma fita de vídeo) visando atender ao primeiro objetivo As percepções dos informantes foram captadas através de questionários com questões abertas, bem como portfolios , onde os professores registravam suas impressões, pensamentos e sentimentos Os resultados indicaram que o curso E59 contém elementos de uma abordagem reflexiva, embora as respostas e comentários dos professores evidenciados nos portfolios revelem uma concentração nos níveis técnico e prático, sem avanços na reflexão crítica da prática pedagógica do professor Muitas das atividades sugeridas pelo material do curso foram consideradas inaplicáveis pelos informantes, necessitando de adaptações para seu sucesso Com relação à comparação entre modalidades à distância e presencial, os professores se ressentiram da falta de tempo para execução das atividades propostas pelo curso, e de oportunidades de interação com outros colegasDissertação (Mestrado em Letras - Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas , Programa de Pós-Graduação em LetrasAbstract: The theoretical framework of reflection on the education of foreign language teachers guided this research, which focussed on a pilot distance education program offered by the Secretariat for Education in the state of Paraná, southern Brazil The course was offered to English language schoolteachers, from June to December, 2 The objectives of the study were: 1) to identify the overall approach underlying the materials (reflective/developmental vs prescritive/training-oriented) of the E59 course, produced by the Open University and managed by the British Council; 2) to identify the levels of reflection (Zeichner e Liston, 1987) underlying the activities proposed by the materials; 3) to analyse the perceptions of the participants regarding the course tasks and the potential feasibility of applying the ideas conveyed by the course; 4) to analyse the perceptions of the teachers about distance education in comparison with face-to-face courses Thirty-two teachers who worked in Campo Mourão region were investigated The materials constituting the course (two books, an audiotape and a video) were analysed in order to determine their overall approach The teachers´ perceptions were captured through open-ended questionnaires and portfolios, where they registered their progress throughout the course The results indicated that the E59 shows evidence of a reflective approach although the teachers´comments registered in the portfolios reveal a larger proportion of technical and practical levels of reflection without traces of critical reflection Many of the tasks suggested by the materials were considered inapplicable by the teachers, who pointed out the need to adapt many of them The contrast between face-to-face and distance education indicated that teachers were unhappy about the time available for the study and opportunities for reflection together with their colleaguesGimenez, Telma [Orientador]Liberali, Fernanda CoelhoGregório, Regina MariaTognato, Maria Izabel Rodrigues2024-05-01T12:09:42Z2024-05-01T12:09:42Z2002.0018.09.2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9685porMestradoLetrasCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em LetrasLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:10Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9685Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:10Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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