Parâmetros curriculares de história : do discurso oficial sobre a explicação histórica às elaborações de professores das séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Denise Martins Américo de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12466
Resumo: Resumo: Com o objetivo de pautar o mínimo necessário para os sistemas escolares em termos de currículo, a educação brasileira foi marcada na década de 199 pela produção da Lei de Diretrizes e Bases – nº 9394/96 e pela formulação dos Parâmetros Curriculares Nacionais No contexto das discussões educacionais o Parâmetro Curricular de História repercute sobre seu ensino, ao trazer pressupostos que geram interpretações que se efetivam ou não como mudanças Assim, visamos neste estudo, o reconhecimento da repercussão sobre o entendimento dos pressupostos teóricos relacionados à explicação histórica contidos no PCN de História por três professores da 3ª série Iniciando esta pesquisa se efetivaram no diálogo com três professores da 3ª série (4º ano) do Ensino Fundamental, buscamos por meio da elaboração de narrativa a compreensão que expressam e neles os aspectos que se coadunam ou não com os pressupostos do PCN de História Para a análise da narrativa explicativa nos apoiamos em autores como Ricoeur (1985) e Rüsen (21) realizando um contra- ponto acerca de consciência histórica e narrativa; Bloch (1976) e Braudel (1976) como autores que apresentam questões sobre a temporalidade histórica na perspectiva da escola dos Annales e a relação com os fundamentos teóricos dos PCN de História; Barca (2), Furet (1975) e Rüsen (1992) fundamentam as discussões sobre as narrativas e a temporalidade das professoras Como resultados de tais discussões obtivemos a clareza do distanciamento dos professores com o documento curricular prescritivo; assim como as explicações históricas elaboradas pelas professoras seguem os modelos de consciência tradicional e exemplar não alcançando ao modelo de consciência entendido no documento PCN de História, que seria de uma consciência crítica ou genética
id UEL_e6f01c8d94bc292eefe1fa8d3855c047
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/12466
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Parâmetros curriculares de história : do discurso oficial sobre a explicação histórica às elaborações de professores das séries iniciaisEducaçãoEstudo e ensinoHistóriaEnsino fundamentalPolítica e educaçãoEducationHistoryStudy teachingTeachingCurriculoResumo: Com o objetivo de pautar o mínimo necessário para os sistemas escolares em termos de currículo, a educação brasileira foi marcada na década de 199 pela produção da Lei de Diretrizes e Bases – nº 9394/96 e pela formulação dos Parâmetros Curriculares Nacionais No contexto das discussões educacionais o Parâmetro Curricular de História repercute sobre seu ensino, ao trazer pressupostos que geram interpretações que se efetivam ou não como mudanças Assim, visamos neste estudo, o reconhecimento da repercussão sobre o entendimento dos pressupostos teóricos relacionados à explicação histórica contidos no PCN de História por três professores da 3ª série Iniciando esta pesquisa se efetivaram no diálogo com três professores da 3ª série (4º ano) do Ensino Fundamental, buscamos por meio da elaboração de narrativa a compreensão que expressam e neles os aspectos que se coadunam ou não com os pressupostos do PCN de História Para a análise da narrativa explicativa nos apoiamos em autores como Ricoeur (1985) e Rüsen (21) realizando um contra- ponto acerca de consciência histórica e narrativa; Bloch (1976) e Braudel (1976) como autores que apresentam questões sobre a temporalidade histórica na perspectiva da escola dos Annales e a relação com os fundamentos teóricos dos PCN de História; Barca (2), Furet (1975) e Rüsen (1992) fundamentam as discussões sobre as narrativas e a temporalidade das professoras Como resultados de tais discussões obtivemos a clareza do distanciamento dos professores com o documento curricular prescritivo; assim como as explicações históricas elaboradas pelas professoras seguem os modelos de consciência tradicional e exemplar não alcançando ao modelo de consciência entendido no documento PCN de História, que seria de uma consciência crítica ou genéticaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: In the 9’s, education was marked by the Education Foundations and Guidelines Law (LDB) – Law number 9394/96, by the formulation of the National Curricular Parameters (PCN), which came to regulate the least necessary so that schools could develop their syllabus and projects, and by the specific syllabus of high school initial grades The teaching of history, which cannot proceed away from educational discussions, intended to investigate, recognize and analyze how much the PCN and its discourse enabled ways towards a rupture from the factual paradigms in relation to the historical explanation and elaborations that contemplate multiple causality in the teaching of history, considering its repercussion over the knowledge of the teachers working with elementary and middle schools initial grades Authors such as Bittencourt (1986), Schmidt (24), Fonseca (23) and Barca (2), Rüsen (21), Le Goof (1984), Bloch (1976), Braudel (1976) among others, are the base for the discussion on the historical explanation The research, based on André (1995), will be qualitative and ethnographicalTuma, Magda Madalena [Orientador]Cainelli, MarleneCerri, Luís FernandoSouza, Denise Martins Américo de2024-05-01T13:55:07Z2024-05-01T13:55:07Z2009.002009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12466porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/12466Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Parâmetros curriculares de história : do discurso oficial sobre a explicação histórica às elaborações de professores das séries iniciais
title Parâmetros curriculares de história : do discurso oficial sobre a explicação histórica às elaborações de professores das séries iniciais
spellingShingle Parâmetros curriculares de história : do discurso oficial sobre a explicação histórica às elaborações de professores das séries iniciais
Souza, Denise Martins Américo de
Educação
Estudo e ensino
História
Ensino fundamental
Política e educação
Education
History
Study teaching
Teaching
Curriculo
title_short Parâmetros curriculares de história : do discurso oficial sobre a explicação histórica às elaborações de professores das séries iniciais
title_full Parâmetros curriculares de história : do discurso oficial sobre a explicação histórica às elaborações de professores das séries iniciais
title_fullStr Parâmetros curriculares de história : do discurso oficial sobre a explicação histórica às elaborações de professores das séries iniciais
title_full_unstemmed Parâmetros curriculares de história : do discurso oficial sobre a explicação histórica às elaborações de professores das séries iniciais
title_sort Parâmetros curriculares de história : do discurso oficial sobre a explicação histórica às elaborações de professores das séries iniciais
author Souza, Denise Martins Américo de
author_facet Souza, Denise Martins Américo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tuma, Magda Madalena [Orientador]
Cainelli, Marlene
Cerri, Luís Fernando
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Denise Martins Américo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Estudo e ensino
História
Ensino fundamental
Política e educação
Education
History
Study teaching
Teaching
Curriculo
topic Educação
Estudo e ensino
História
Ensino fundamental
Política e educação
Education
History
Study teaching
Teaching
Curriculo
description Resumo: Com o objetivo de pautar o mínimo necessário para os sistemas escolares em termos de currículo, a educação brasileira foi marcada na década de 199 pela produção da Lei de Diretrizes e Bases – nº 9394/96 e pela formulação dos Parâmetros Curriculares Nacionais No contexto das discussões educacionais o Parâmetro Curricular de História repercute sobre seu ensino, ao trazer pressupostos que geram interpretações que se efetivam ou não como mudanças Assim, visamos neste estudo, o reconhecimento da repercussão sobre o entendimento dos pressupostos teóricos relacionados à explicação histórica contidos no PCN de História por três professores da 3ª série Iniciando esta pesquisa se efetivaram no diálogo com três professores da 3ª série (4º ano) do Ensino Fundamental, buscamos por meio da elaboração de narrativa a compreensão que expressam e neles os aspectos que se coadunam ou não com os pressupostos do PCN de História Para a análise da narrativa explicativa nos apoiamos em autores como Ricoeur (1985) e Rüsen (21) realizando um contra- ponto acerca de consciência histórica e narrativa; Bloch (1976) e Braudel (1976) como autores que apresentam questões sobre a temporalidade histórica na perspectiva da escola dos Annales e a relação com os fundamentos teóricos dos PCN de História; Barca (2), Furet (1975) e Rüsen (1992) fundamentam as discussões sobre as narrativas e a temporalidade das professoras Como resultados de tais discussões obtivemos a clareza do distanciamento dos professores com o documento curricular prescritivo; assim como as explicações históricas elaboradas pelas professoras seguem os modelos de consciência tradicional e exemplar não alcançando ao modelo de consciência entendido no documento PCN de História, que seria de uma consciência crítica ou genética
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009.00
2009
2024-05-01T13:55:07Z
2024-05-01T13:55:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12466
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823310795505664