Efeitos de dois programas de treinamento sobre a força muscular e o equilíbrio dinâmico de adolescentes com síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modesto, Everaldo Lambert
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14415
Resumo: Resumo: Nas últimas décadas uma maior atenção tem sido dada às pesquisas envolvendo os efeitos da prática de atividade física e sua relação com a autonomia e qualidade de vida de jovens com síndrome de Down (SD) Indivíduos com SD apresentam redução da força muscular, equilíbrio e capacidade aeróbica, o que pode limitar a sua capacidade de realizar tarefas funcionais da vida diária Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito de dois programas de treinamento (aeróbio e resistido) sobre a força muscular e o equilíbrio dinâmico de adolescentes com síndrome de Down Participaram do estudo 41 jovens com SD, de ambos os gêneros, com idade média de 15,4 (±2,9) anos, divididos em três grupos: grupo controle (GC, n=1), grupo de treinamento aeróbio (GTA, n=16) e grupo de treinamento resistido (GTR, n=15) O programa de treinamento teve duração de 12 semanas, com frequência de três vezes por semana para o GTA e de duas vezes para o GTR, e duração de aproximadamente 5 minutos por sessão O treinamento aeróbio foi composto de exercícios em esteira/bicicleta com intensidade entre 5 a 7% da frequência cardíaca de reserva, enquanto que o treinamento resistido foi composto de 9 exercícios que foram realizados em três séries de 12 repetições máximas (12 RM), com intervalo de um minuto entre as séries e de três minutos entre os exercícios Foram realizadas avaliações antes e após o programa de treinamento com testes de 1-RM de remada alta e cadeira extensora, teste de preensão manual com dinamômetro e de equilíbrio dinâmico Para determinação da maturação esquelética foi realizada radiografia de mão e punho, segundo o método de Greulich-Pyle Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva para obtenção de média e desvio padrão e testes de comparação intra e entre grupos pré e pós-treinamento (ANOVA e teste t-Student) Para correlacionar as variáveis foi calculado o coeficiente de correlação de Spearman Foi utilizado o software SPSS versão 18 e o nível de significância estatística adotado foi de 5% (P<,5) Os jovens com SD apresentaram indicadores antropométricos preocupantes para uma boa saúde, em especial se considerarmos os parâmetros da população sem deficiência O treinamento aeróbio foi capaz de reduzir a circunferência abdominal e o índice de massa corporal, e também proporcionou aumento da força muscular por sexo e por grupo Entretanto, o treinamento resistido provocou efeitos positivos em todas as variáveis de força muscular verificadas, seja por sexo ou grupo Nenhum dos dois tipos de treinamento (aeróbio e resistido) teve efeito positivo sobre o equilíbrio dinâmico, enquanto, que, ao utilizar a maturação esquelética como fator de influência, esta mostrou correlação positiva com as variáveis de força muscular
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Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esporte, Programa de Pós-Graduação em Educação FísicaAbstract: In recent decades increasing attention has been given to studies involving the effects of physical activity and its relationship with the autonomy and quality of life of adolescents with Down syndrome (DS) Individuals with Down syndrome have reduced muscle strength, balance and aerobic capacity, which may limit their ability to perform functional tasks of daily living The objective of this study was to investigate the effect of two training programs (aerobic and resistance) on muscle strength and dynamic balance in adolescents with Down syndrome Participate in the study 41 young people with DS, of both genders, with a mean age of 154 (± 29) years, divided into three groups: control group (CG, n = 1), group aerobic training (GTA n = 16) and resistance training (GTR, n=15) The training program lasted 12 weeks, with a frequency of three times per week for the GTA and twice for the GTR, and duration of approximately 5 minutes per session Aerobic training consisted of exercises on a treadmill / bike with intensity between 5-7% of heart rate reserve, while resistance training consisted of 9 exercises that were performed on three sets of 12 maximum repetitions (12 RM) for each exercise with one minute interval between sets and three minutes between exercises Assessments were made before and after the training program with tests of 1-RM High rowing and leg extension, handgrip dynamometer test and dynamic balance To determine the skeletal maturation of the hand and wrist radiography was performed according to the method of Greulich-Pyle Data were analyzed using descriptive statistics to obtain mean and standard deviation and intra testing and comparison between pre and post-training groups (ANOVA and Student t-test) To correlate the variables the Spearman correlation coefficient was calculated, we used the SPSS software, version 18, and the level of statistical significance was 5% (P <5) Youths with SD anthropometric indicators showed concern for good health, especially if we consider the parameters of the population without disabilities The aerobic training was able to reduce waist circumference and body mass index, also provided increased muscle strength by gender and group However, resistance training caused positive effects on all variables of muscular strength verified either by gender or group Neither type of training (aerobic and resistance) had a positive effect on the dynamic balance while that by using skeletal maturation as an influencing factor, this was positively correlated with the variables of muscular strengthGorgatti, Márcia Greguol [Orientador]Oliveira, Arli Ramos deMonteiro, Carlos Bandeira de MelloModesto, Everaldo Lambert2024-05-01T14:31:01Z2024-05-01T14:31:01Z2014.0009.06.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14415porMestradoEducação FísicaCentro de Educação Física e EsportesPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UELLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:23Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14415Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:23Repositório Institucional da UEL - 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